INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

04/07/2010

Meditação de Sant'Ana - IX


MEDITAÇÃO PARA O NONO DIA
“A PÁSCOA” – Ex 12,1-12


Palavra sagrada, carregada de significados de esperança, sonhos e projetos, espaço de intimidade com o eterno no tempo, memória continuamente atualizada no mistério do amor de Deus. A Páscoa é tudo isto e mais ainda para aqueles que têm a coragem de lançar-se nos braços do Eterno e acreditar que para Ele nada é impossível.
Como toda realidade espiritual, tem no tempo e no espaço o seu início; uma festa celebrada no início da primavera, ambiente carregado de possibilidades; a semente jogada desaparece sob o manto da terra úmida. Espera-se: Germinará!
Talvez seja este o significado mais íntimo e poderoso do momento pascal; acreditar que é possível mudar; mas consciente de que tal mudança pede uma resposta de qualidade, que envolva toda a própria existência. Assim acreditou o povo de Deus; assim acreditou Moisés.
Toda Páscoa é teofania, compreendida não somente como uma manifestação potente diante dos elementos naturais revolvidos pelo agir divino. Mas alargada no seu significado pela capacidade de agir sobre o nosso espírito. Passar da morte á vida; do pecado á plenitude da graça n’Ele.
Por isto se transforma em Memorial. Não somente a recordação de um acontecimento passado, mas a constante presença do mesmo. É o “hic et nunc” de Deus. A sua senhoria sobre a história.
Nossos Pais na fé acolheram tal mistério; o fizeram próprio.
Nós como Família da Santa Mãe Ana somos convidados a dar continuidade na nossa vida, a imprimir qual sinal de vitalidade cristã a dinâmica pascal em nossas vidas.
Que o Senhor nos conceda tal graça para que saibamos reconhecê-lo nos eventos, tornando cada agir nosso um momento pascal.
Pe. Valdo

0 comentários: