INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

06/07/2010

Meditação de Sant'Ana - X


MEDITAÇÃO PARA O DÉCIMO DIA
“O DEUS DO ÊXODO” – Ex 14, 5-30


Uma vez que IHWH se fez conhecer, não tanto através de deduções teológicas ou artes mágicas; mas através de um estratagema no qual o grande objetivo era aquele de atrair a atenção de sua criatura, no caso personificado em Moisés, que como o primeiro Adão se mostrava arredio ás responsabilidades propostas pelo Senhor; Deus se propõe como “Aquele que É”. Uma definição simples e dinâmica onde a tônica está próprio no apresentar-se como Aquele que se comunica que se importa e que valoriza a vida humana, adverso a tudo aquilo que machuca, avilta e empobrece o humano viver.
Suas manifestações de agora em diante até a grande e majestosa teofania da passagem do mar vermelho terão o objetivo de promover Moisés como o interlocutor privilegiado. Não por seus méritos, mas por pura bondade divina. Endurecido o coração do Faraó, não resta que partir. Um “êx - odos” – sair de... em direção a novas estradas, rumos, metas. Uma imagem da nossa própria existência. Somos “passantes” pelo mundo. Caminhamos sempre, mesmo enquanto dormimos embalados por nossos sonhos...
Mas não existe um “ex – odos” sem um “eis – odos”; ou seja, uma entrada, um passo que indica direção certa, objetivo a atingir.
É nesta seguinte etapa que o Senhor Deus fará a “ainda não-nação” Israel entrar. Será Ele, IHWH dos Exércitos a dar uma identidade, uma direção precisa verso horizontes mais abrangentes.
Façamos nós também, acompanhados pelo Senhor o “nosso êxodo”, acompanhados por Ana e Joaquim faremos no Senhor grandes coisas.

Pe. Valdo

0 comentários: