INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

15/07/2010

Meditação de Sant'Ana XV


MEDITAÇÃO PARA O DÉCIMO QUINTO DIA
“A MÃE DO MESSIAS” – Is. 7,10-16



Pode uma simples palavra criar no tempo uma das mais incríveis expectativas que a humanidade tenha podido viver?
A resposta é “sim”, quando em meio está a vontade soberana di Deus que se aproveita das mais sérias às mais escabrosas ações humanas para poder manifestar o seu amor e a sua Providência.
Deus age antes de tudo fornecendo a Isaias aquela sagacidade necessária para desmascarar a hipocrisia do rei Acaz. Aqui, diz o Profeta, não se trata de um ato piedoso do Rei para não tentar o Senhor. Mas de um seu subterfúgio para mascarar uma triste verdade: o rei não possui mais a fé. Tornou-se vazio, como vazios eram os cultos oferecidos a baal; hediondos porque não somente atentavam contra a Providência divina; mas porque agiam contra a própria vida. Acredita-se que o rei tenha feito “passar” os seus filhos pelo fogo; em outras e cruas palavras, os sacrificou a baal.
Aqui, pois a profecia não se resume somente a um fato extraordinário a fazer-se presente em um tempo futuro; mas é um grito de dor de um Deus ferido no seu amor, e que vem em socorro de tantos inocentes injustamente condenados.
A Casa de Davi nunca desceu tanto no pactuar-se com tais opróbrios. Mas a fidelidade Divina fala mais alto e pela boca do Profeta Isaías faz saber a todos que vencerá o amor e nisto, nós somos mais que certos, pois a Virgem conceberá e dará a luz a um filho, que será o Emanuel: Deus (sempre) conosco!

Pe. Valdo

0 comentários: