INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

15/07/2010

Meditação de Sant'Ana XIII


MEDITAÇÃO PARA O DÉCIMO TERCEIRO DIA
“A ALIANÇA COM DAVI” – 2 Sm 7,1-16



Conhecemos a história de Davi, este rei menino, tirado do meio dos seus por pura bondade e providência divina. A sua vida se torna uma unidade com o processo de formação daquele que será o futuro Reino de Israel ao redor do século IX a.C.
Mas até chegar a tal ponto, é preciso reconhecer já na sua escolha, um modo diverso, todo de Deus; preciosa pedagogia a aprender, de como através dos pequenos o Senhor guia com liberdade a história humana segundo um misterioso desígnio de justiça (cf. 1 Sm 16,12-13), já confirmado nos versículos precedentes: “Não olhar o seu aspecto nem a imponência da sua estatura. Eu o descartei (referindo-se a um dos irmãos de Davi), porque eu não olho para quilo que vê o homem. O homem observa a aparência, o Senhor vê o coração” (cf. 1 Sm 16,7).
Esta “preferência” por Davi será testemunhada nos acontecimentos futuros diante das atitudes pouco “claras” do nosso herói bíblico.
O próprio de Davi, a sua “pietas”, não reside em uma retidão cultual ou valorativa; mas em uma atitude toda particular de relacionar-se com Deus, reconhecendo-o realmente como o Senhor, o único e verdadeiro Rei de Israel. Mesmo adaptando-se aos ditames estéticos das antigas cortes do médio-oriente, Davi jamais perderá aquela “inocência” bíblica que o faz súbito, depois de ter pecado, reconhecer amargamente na consciência, o delito efetuado (cf. 2 Sm 12,1-13).
A Aliança com Davi se manifesta portanto como um ato da confiança divina que se empenha a dar ao homem sempre uma nova possibilidade de reconhecer a verdadeira fonte de vida, e de, mesmo depois de errar, converter-se em vista de um bem maior: a Salvação.

Pe. Valdo

0 comentários: