INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

31/03/2011

Curso de Meditação Cristã


"Quando meditamos, não estamos imaginando Deus nem pensando nele, como fazemos, legitimamente, em outras ocasiões. Na meditação procuramos fazer algo muito maior: estar com Deus, discernir sua presença em nosso coração. A meditação não é relacionada com o ato de pensar, mas com a naturalidade de ser. O objetivo de toda oração cristã é levar-nos à comunhão com o Deus Trinitário, permitindo-lhe tornar-se dentro de nós a realidade que dará sentido, propósito e forma a tudo aquilo que fizermos, a tudo o que fomos. A tarefa da meditação, portanto, é conduzir nossa mente a um estado de quietude, silêncio e concentração que envolva todo o nosso ser em clima de oração, aberto à Presença silenciosa e misteriosa de Deus." (John Main)

Convido você a meditar conosco e fazer esta experiência profunda de oração

O encontro será no dia 30 de abril de 2011 (Sábado)
Das 8 às 11 horas
Na Casa dos Filhos de Sant'Ana
Situada na Av. Prudente de Morais, 2318 - Barro Vermelho
O encontro custará R$ 20, 00 (Vinte Reais)
Será acessorado pelo Pe. Magno Jales
A inscrição poderá ser feita pelo telefone: 8725-3179
Ou pelo e-mail: magnojales@yahoo.it
As vagas são limitadas

Encontro vocacional, 25 - 27 de Março.

De Natal/RN, por Ir. Adriano, fsa
A Busca...


Durante esses dias fomos convidados a refletir o que estamos buscando e quanto estamos buscando. Refletimos que quando queremos algo nos tornamos guerreiros frente ao nosso ideal. Foi com esse desejo de buscar, que vivemos esse final de semana com muita clareza de que o Senhor é, de fato, muito bondoso para com todos nós, pois sua providência não falhou em nenhum momento. Contamos neste encontro com a participação de 13 jovens, que no decorrer do encontro demonstraram bastante interesse e desejo de fazer esse caminho à luz da vontade divina, a qual ilumina o caminho de quem verdadeiramente faz esse itinerário de busca.

30/03/2011

Misturinter






Nos dias 26 e 27 de março formandos e formandas de diversas congragações religiosas do núclueo da CRB-Natal (Filhos de Sant'Ana, Filhas de Sant'Ana, Toca de Assis, Servas do Imaculado Coração de Maria, Vicentinos, Promostratenses, Irmãs do Imaculado Coração de Maria), reuniram-se na Comunidade dos Filhos de Sant'Ana, em Natal, para o primeiro Misturinter deste ano. O tema abordado foi "Afetividade e Sexualidade" e foi facilitado pela Irmã Maria do Carmo.

28/03/2011

Filhos de Sant´ana são instituídos acólitos



Foram instituídos acólitos, os Filhos de Sant´Ana, Ir. Antônio e Ir. Charles, na celebração Eucarística presidida por sua Exª Revma Dom Matias Patrício de Macêdo, na capela do Seminário de São Pedro. Agora, juntamente com os demais seminaristas que também receberam, eles irão aguardar a admissão às ordens sacras para poderem dar continuidade ao processo à Ordem. Rezemos por eles para que neste caminho, encontrem sempre mais o amor de Deus a guiá-los.

26/03/2011

Hora do planeta fsa

Apague a luz para ver o mundo melhor!

De Natal/RN
Por Ir. Jarbson Batista








Em comunhão com o mundo que apagou por 60 minutos as luzes para ver um mundo melhor, nós Filhos de Sant´Ana, também apagamos nossas luzes e rezamos pelo nosso planeta, pelas diversas realidades que o atinge, unindo forças com este movimento. A Hora do Planeta, para quem não conhece, é conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.
Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Este ano este movimento ganha forças com a campanha da fraternidade que tem como lema: "A terra geme em dores de parto." Vamos juntos encontrar soluções para salvar nosso planeta, ele é nossa casa, precisamos cuidar!

25/03/2011

O silêncio de Cristo!

Uma antiga lenda norueguesa narra este episódio sobre um homem chamado Haakon, que cuidava de uma ermida a qual muita gente se dirigia para orar com muita devoção.
Nesta ermida havia uma cruz muito antiga, e muitos iam até ali para pedir a Cristo que fizesse algum milagre.
Certo dia, o eremita Haakon quis também pedir-Lhe um favor.
Impulsionava-o um sentimento generoso.
Ajoelhou-se diante da cruz e disse:

- Senhor, quero padecer por Vós.
Deixai-me ocupar o Vosso lugar.
Quero substituir-Vos na cruz.

E permaneceu com o olhar pendente da cruz, como quem esperava uma resposta.
O Senhor, prontamente, abriu os lábios e disse-lhe, com palavras sussurrantes e admoestadoras:

- Meu servo, cedo ao teu desejo, mas com uma condição…

- Qual, Senhor ??? É uma condição difícil ???
Estou disposto a cumpri-la com a Tua ajuda. – indagou o eremita.

- Escuta-me: aconteça o que acontecer,
e vejas tu o que vires, deves sempre guardar o silêncio…

Haakon respondeu:

- Prometo-o, Senhor !!!

E fizeram a troca sem que ninguém o percebesse.
Ninguém reconheceu o eremita pendente na cruz.
Quanto ao Senhor, este ocupava, discretamente, o lugar de Haakon.
Durante muito tempo, o eremita conseguiu cumprir o seu compromisso e não disse nada a ninguém.
Certo dia, porém, chegou um rico homem.
Depois de orar, deixou ali esquecida a sua bolsa.
Haakon viu e calou-se.
Também não disse nada quando um pobre, que veio duas horas mais tarde, se apropriou da bolsa deixada pelo homem rico.
E também quando um rapaz se prostrou diante dele pouco depois de pedir-lhe a sua graça antes de empreender uma longa viagem.
Nesse momento, porém, o homem rico tornou a entrar em busca de sua bolsa.
Como não a encontrasse, pensou que o rapaz teria se apropriado dela.
Voltou-se para ele e o interpelou com raiva:

- Dá-me a bolsa que roubaste !!!

O jovem, surpreso, replicou-lhe:

- Não roubei nenhuma bolsa, senhor.

- Não mintas, devolva-me já !!!

- Repito que não apanhei bolsa alguma, senhor …

O homem rico arremeteu furioso contra o rapaz.
Soou, então, uma voz forte:

- Pára !!!

O homem rico olhou para cima e viu que a imagem lhe falava.
Haakon, que não conseguiu permanecer em silêncio diante daquela injustiça, gritou-lhe, defendeu o jovem rapaz e censurou o homem rico pela falsa acusação.
Este ficou aniquilado e saiu imediatamente da ermida.
O jovem rapaz saiu também porque tinha pressa para empreender a sua longa viagem.
Quando a ermida ficou vazia, Cristo dirigiu-se ao Seu servo e disse-lhe:

- Desce da cruz. Não serves para ocupar o Meu lugar.
Não soubeste guardar o silêncio que havia lhe pedido.

- Mas, Senhor, como podia eu permitir tal injustiça ???

Trocaram, pois, de lugar.
Cristo voltou a ocupar a Sua cruz e o eremita permaneceu diante dela.
O Senhor continuou a falar-lhe:

- Tu não sabias que era conveniente para o homem rico perder a sua bolsa, pois trazia nela o preço da virgindade de uma jovem donzela.
O pobre, pelo contrário, tinha necessidade daquele dinheiro.
Quanto ao jovem rapaz, que ia receber os golpes, as suas feridas o teriam impedido de fazer a longa viagem que, para ele, foi fatal.
Faz alguns minutos que o seu barco acabou de soçobrar e ele morreu afogado. Tu também não sabias disso, mas Eu sim !!!
É por isso que me calo…

E o Senhor tornou a guardar o Seu silêncio.

23/03/2011

Oração pelo Japão!

22/03/2011

Hora do Planeta

Votos perpétuos do Ir. Ronaldo






19/03/2011

Primeiros flesh´s das promessas perpétuas do Ir. Anderson Luis


Festa da Delegação


Laudes - reingresso do Elias ao postulantado

De fortaleza-CE
Por Ir. Jarbson,fsa

Com muita alegria a comunidade do postulantado acolheu o jovem Elias à etapa do postulantado, nesta manhã festiva em honra ao glorioso São José. Na oração matutina nos unimos ao patrono da nossa Delegação para juntos elevarmos o nosso louvor a Deus pelos inúmeros benefícios que Ele realiza a nosso favor, como também os votos perpétuos dos nossos irmãos e como falei outrora, do reingresso do Elias que depois de um tempo de discernimento retorna ao seio da família religiosa.

18/03/2011

Vigília em preparação às promessas perpétuas

De Fortaleza
Por Ir. Jarbson,fsa

Aconteceu nesta noite, em Fortaleza-CE, a vigília em preparção às promessas perpétuas do Ir. Anderson Luis que será realizada amanhã as 17 horas na capela da casa provincial das irmãs. Com muito esmero os Postulantes juntamente com os Aspirantes nos conduziram a um momento de oração onde podemos pedir a intercessão de São José para a vida do nosso Irmão. À nossa gratidão ao Deus que é rico em misericórdia por ter sustentado a vocação dele e nossas preces à Sant´Ana para que o escunda no Coração chagado de nosso Senhor.


O INforme aconpanhará os festejos a São José, patrono da Delegação do Brasil e os votos perpétuos dos dois irmãos, que acontecerá em Natal/RN e Fortaleza/ CE.

17/03/2011

Novena de São José - 9º dia


José sendo justo

Evangelho:

Mt 1, 18-21.24

Reflexão:

Último dia da novena a São José! Sabe-se pouco sobre José. Nos evangelhos, ele é apenas uma figura secundária. É impossível descrever sua história de forma mais completa. Naturalmente, Jesus e também os apóstolos, os outros discípulos, Maria, os diversos grupos e autoridades da sociedade são os atores principais. José atuou por trás. No entanto, isso não quer dizer que o carpinteiro não era importante. A maioria de nós não ocupa um lugar central na atenção dos outros. Porém, sabe-se da importância dos pequenos, dos silenciosos, dos ajudantes e dos verdadeiros amigos para a história do mundo. E como tal, José tornou-se um modelo de santidade nos textos de Mateus e Lucas.

Mateus chamou José de Justo. Essa justiça está ligada à decisão de José em receber Maria como esposa e Jesus como filho. José assumiu a tarefa de esposo e pai, e isso em um tempo difícil. O leitor do evangelho é convidado a sentir a angústia do carpinteiro que precisava proteger sua família frente às exigências dos romanos e da violência arbitrária dos governadores herodianos. Mas, ao mesmo tempo, o leitor pode contemplar a fé de José: um homem maravilhado com a esperança messiânica nas palavras do anjo do Senhor ou do velho Simeão; um homem movido pela esperança do êxodo celebrado anualmente, no templo de Jerusalém, a saída dos escravos hebreus do Egito; um homem que agiu conforme sua fé.

Oração:

São José, homem justo, protetor da família, homem de fé, intercede a Deus por todos nós: no empenho por nossas família, no empenho de sermos pessoas justas, na esperança da fé. Amém.


Novena de Sâo José - 8º dia


O carpinteiro-construtor

Evangelho:

Mt 13, 54-57

Reflexão:

Mateus deixou a notícia sobre a profissão de José. Ele usou a palavra grega tekton que pode ser traduzida por carpinteiro, construtor (de casas), operário ou até artista. Conforme o evangelista Marcos, Jesus teve a mesma profissão: não é ele o carpinteiro? (Mc 6,3).

Uma família de carpinteiro-construtores: é provável que José e Jesus fossem bastante conhecidos em Nazaré por seu ofício. Pela tradição da fé, os ofícios e as artes eram bem-vistos.

Os autores da Escritura sagrada chamaram pessoas dotadas de perícia e destreza de sábios. No seu entendimento, o próprio Deus enche alguém com seu espírito para EU tenha sabedoria, inteligência, conhecimento e aptidão para toda espécie de trabalho.

Porém, os ouvintes de Jesus na sinagoga de Nazaré escandalizaram-se com o filho do carpinteiro. Na opinião deles, a sabedoria de Jesus não combinava com o ambiente desse ofício e a simplicidade de sua família.

Talvez seja esse um dos erros mais comuns no pensamento religioso do homem: querer limitar a ação criadora de Deus; negar que Deus confere seu espírito de sabedoria a todas as pessoas.

Oração:

São José, carpinteiro-construtor, tua profissão e tua família foram menosprezadas. Intercede a Deus por nós: para que reconheçamos a dignidade de cada pessoa e seu trabalho, por ela ser criação de Deus, por ela participar com seu trabalho na criação do mundo. Amém.

16/03/2011

Campanha da Fraternidade 2011

Novena de são José - 7° dia


Teu pai e eu estávamos aflitos

Evangelho:

Lc 2, 41-50

Reflexão:

Todo esse evangelho deve ser lido a partir da palavra de Jesus: por que me procuráveis? Não sabíeis que devo me ocupar com as coisas do meu Pai? É a primeira palavra de Jesus no Evangelho de Lucas, querendo lançar luz sobre tudo o que segue. O leitor é convidado a perceber o princípio e o critério de toda a missão de Jesus: fazer a vontade do Pai.

A vida de Jesus revelou a audácia desse projeto. Os que se maravilharam coma compreensão e as resposta do jovem Jesus, mais tarde, procurarão matá-lo. Querer defender a verdade do pai, sem mentira e sem falsos compromissos, causa conflitos gravíssimos em um mundo marcado pela injustiça. É um projeto solitário, pois o profeta não enfrenta apenas a inimizade das autoridades, mas também o abandono pela maioria do povo. Dessa forma, coloca em risco sua própria vida.

Essa dinâmica causa sofrimento e aflição nas pessoas mais próximas. José e Maria sentiram esse drama em suas vidas: “olha, teu pais e eu, aflitos te procurávamos.

Oração:

São José, junto com Maria, te sentiste aflito, aflito em proteger uma vida inocente. Sê o intercessor de todos os pais: no mento em que os filhos procuram a verdade, no mento em que os filhos arriscam a sua vida. Sê o intercessor de todos os jovens: na busca de ideais saudáveis, na busca da vontade do Pai. Amém.

Novena de são José - 6° dia


Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa

Evangelho:

Lc 2, 41-42

Reflexão:

Com essa pequena notícia, Lucas colocou a família de Jesus no contexto da religiosidade do judaísmo. Páscoa é a festa religiosa mais importante do ano. Ela lembra a saída do povo do Egito, a libertação maravilhosa dos escravos hebreus das mãos de seus opressores. Provavelmente, o momento histórico do êxodo tem de ser situado no final do século XIII a.C., portanto, mais de 1200 anos ou quarenta gerações antes de José.

A lei prescrevia a celebração da festa: observa o mês de abib, celebrando uma páscoa para o Senhor teu Deus, porque foi numa noite do mês de abib que o Senhor teu Deus te fez sair da terra do Egito. O legislador prescrevia também o acontecimento dessa celebração no Templo em Jerusalém. Portanto, tratava-se de uma festa de peregrinação. De Nazaré para Jerusalém, são 120 quilômetros e isso significava uma marcha de vários dias., ida e volta. As famílias andavam em caravanas.

A anotação do evangelista de que a família de Jesus ia anualmente a Jerusalém para a festa das páscoa revela José como um homem piedoso. Ele guardava tempo para celebrar a sua fé. Não queria apagar da memória o Deus Libertador: os egípcios nos impuseram uma dura escravidão. Gritamos então ao Senhor, Deus dos nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz: viu nossa miséria, nosso sofrimento e nossa opressão. E o Senhor nos fez sair do Egito. A lembrança dessa fé, para José, era uma necessidade e motivo de esperança

Oração:

São José. Homem piedoso, tu caminhaste com tua família e réu povo para celebrar a fé, fé num Deus amigo dos oprimidos, fé num Deus libertador. Sê o intercessor de todos os peregrinos, peregrinos em busca da esperança. Amém.

Novena de são José - 5° dia


José teve medo

Evangelho:

Mt 2,19-23

Reflexão:

Após a morte de Herodes, o Grande, no ano 4 a.C., o reino foi dividido entre três filho. Arquelau ficou com a província da Judéia, da qual Belém faz parte. Nos dez anos de seu governo, houve uma série de conflitos com o povo, os quais Arquelau costumava conter com violência.

José esteve com medo do regime de Arquelau. A situação política não lhe permitia que voltasse com sua família a Belém, terra de seus antepassados. Nesse momento, a narração do evangelista deixa o leitor perceber que Deus, para proteger o novo libertador, conduziu José para um outro lugar. Ele partiu para a região da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré.

Para o evangelista, o nome Nazaré era cheio de esperança. A palavra nezer, do Hebraico, significa rebento. Assim, o nazareu Jesus podia ser identificado com o rebento do qual o profeta falava: Um rebento sairá da cepa de Jessé... E ele fará justiça aos indefesos.

Oração:

São José. Tu tiveste medo do governador. Tu mudaste de lugar por causa da violência na terra. Intercede a Deus por nós: que ele proteja os justos dos violentos, que ele conduza os perseguidos rumo à terra da esperança, rumo à terra onde os indefesos recebem justiça. Amém.