INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

17/03/2011

Novena de São José - 9º dia


José sendo justo

Evangelho:

Mt 1, 18-21.24

Reflexão:

Último dia da novena a São José! Sabe-se pouco sobre José. Nos evangelhos, ele é apenas uma figura secundária. É impossível descrever sua história de forma mais completa. Naturalmente, Jesus e também os apóstolos, os outros discípulos, Maria, os diversos grupos e autoridades da sociedade são os atores principais. José atuou por trás. No entanto, isso não quer dizer que o carpinteiro não era importante. A maioria de nós não ocupa um lugar central na atenção dos outros. Porém, sabe-se da importância dos pequenos, dos silenciosos, dos ajudantes e dos verdadeiros amigos para a história do mundo. E como tal, José tornou-se um modelo de santidade nos textos de Mateus e Lucas.

Mateus chamou José de Justo. Essa justiça está ligada à decisão de José em receber Maria como esposa e Jesus como filho. José assumiu a tarefa de esposo e pai, e isso em um tempo difícil. O leitor do evangelho é convidado a sentir a angústia do carpinteiro que precisava proteger sua família frente às exigências dos romanos e da violência arbitrária dos governadores herodianos. Mas, ao mesmo tempo, o leitor pode contemplar a fé de José: um homem maravilhado com a esperança messiânica nas palavras do anjo do Senhor ou do velho Simeão; um homem movido pela esperança do êxodo celebrado anualmente, no templo de Jerusalém, a saída dos escravos hebreus do Egito; um homem que agiu conforme sua fé.

Oração:

São José, homem justo, protetor da família, homem de fé, intercede a Deus por todos nós: no empenho por nossas família, no empenho de sermos pessoas justas, na esperança da fé. Amém.


0 comentários: