INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

16/03/2011

Novena de são José - 7° dia


Teu pai e eu estávamos aflitos

Evangelho:

Lc 2, 41-50

Reflexão:

Todo esse evangelho deve ser lido a partir da palavra de Jesus: por que me procuráveis? Não sabíeis que devo me ocupar com as coisas do meu Pai? É a primeira palavra de Jesus no Evangelho de Lucas, querendo lançar luz sobre tudo o que segue. O leitor é convidado a perceber o princípio e o critério de toda a missão de Jesus: fazer a vontade do Pai.

A vida de Jesus revelou a audácia desse projeto. Os que se maravilharam coma compreensão e as resposta do jovem Jesus, mais tarde, procurarão matá-lo. Querer defender a verdade do pai, sem mentira e sem falsos compromissos, causa conflitos gravíssimos em um mundo marcado pela injustiça. É um projeto solitário, pois o profeta não enfrenta apenas a inimizade das autoridades, mas também o abandono pela maioria do povo. Dessa forma, coloca em risco sua própria vida.

Essa dinâmica causa sofrimento e aflição nas pessoas mais próximas. José e Maria sentiram esse drama em suas vidas: “olha, teu pais e eu, aflitos te procurávamos.

Oração:

São José, junto com Maria, te sentiste aflito, aflito em proteger uma vida inocente. Sê o intercessor de todos os pais: no mento em que os filhos procuram a verdade, no mento em que os filhos arriscam a sua vida. Sê o intercessor de todos os jovens: na busca de ideais saudáveis, na busca da vontade do Pai. Amém.

0 comentários: