José teve medo
Evangelho:
Mt 2,19-23
Após a morte de Herodes, o Grande, no ano 4 a.C., o reino foi dividido entre três filho. Arquelau ficou com a província da Judéia, da qual Belém faz parte. Nos dez anos de seu governo, houve uma série de conflitos com o povo, os quais Arquelau costumava conter com violência.
José esteve com medo do regime de Arquelau. A situação política não lhe permitia que voltasse com sua família a Belém, terra de seus antepassados. Nesse momento, a narração do evangelista deixa o leitor perceber que Deus, para proteger o novo libertador, conduziu José para um outro lugar. Ele partiu para a região da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré.
Para o evangelista, o nome Nazaré era cheio de esperança. A palavra nezer, do Hebraico, significa rebento. Assim, o nazareu Jesus podia ser identificado com o rebento do qual o profeta falava: Um rebento sairá da cepa de Jessé... E ele fará justiça aos indefesos.
São José. Tu tiveste medo do governador. Tu mudaste de lugar por causa da violência na terra. Intercede a Deus por nós: que ele proteja os justos dos violentos, que ele conduza os perseguidos rumo à terra da esperança, rumo à terra onde os indefesos recebem justiça. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário