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Informativo dos Filhos de Sant'Ana

01/03/2011

A caverna de Platão e as nossas








Por Mauro Sérgio Santos da Silva




O filósofo Platão (427–347 a.C.) nasceu em Atenas, no período de ouro da democracia grega. Seu nome verdadeiro era Arístocles. É o discípulo mais notável de Sócrates (469–399 a.C.). E, pela profundidade e pelo alcance de sua obra, é considerado um dos pilares do pensamento ocidental.Uma das maiores contribuições da Filosofia de Platão é apresentada no texto intitulado Alegoria da Caverna.

Segundo o filósofo, a maior parte da humanidade se encontra como prisioneira de uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Devido a uma luz que entra na caverna, os prisioneiros contemplam na parede do fundo as sombras dos seres que compõem a realidade. O problema maior é que, acostumadas a ver apenas essas projeções, as pessoas tomam essa ilusão como se fosse a realidade. Platão chega a levantar a hipótese de que algum habitante da referida caverna saia e, depois de se acostumar com a luz, consiga enxergar os seres, as coisas, o mundo, e não mais suas sombras. Essa figura, segundo o mito, teria dificuldades em conseguir convencer os moradores da caverna de que aquilo que tomavam como realidade era tão somente sua sombra: uma ilusão. Para Platão, essa tentativa de voltar à caverna para resgatar das sombras os antigos conterrâneos é o árduo ofício do educador ou, mais precisamente, do filósofo (amigo da sabedoria).





Mais de 23 séculos nos separam do pensador grego, e sua metáfora continua nos interpelando e nos convidando à reflexão. Aprisionamo-nos em um número cada vez maior de cavernas criadas por nós mesmos.

O escritor português José Saramago, por exemplo, nos livros O Ensaio sobre a Cegueira e A Caverna, com sua impressionante lucidez, aponta para o fato de que todos estamos enclausurados nas cavernas da indiferença, da insensibilidade e da incapacidade de ver interiormente. Para o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, a libertação dos grilhões de tais cavernas realizar-se-ia por meio de uma espécie de “revolução de bondade”.O processo de informatização produziu, nas últimas décadas, o fenômeno da virtualização da vida cotidiana. A produção cultural, o sistema político, a economia, a ética, as relações entre as pessoas e as emoções se tornam cada vez mais virtuais e menos reais. A chamada globalização é outra caverna aparentemente sem fronteiras. Trata-se, na verdade, conforme Frei Betto (teólogo brasileiro), de uma “globocolonização”, isto é, a imposição arbitrária e unilateral de um modelo político, econômico e cultural que se apresenta como necessário e único.

Parte significativa dos programas e noticiários de TV constitui uma caverna que aprisiona e ofusca a visão da maioria da população. Eles apresentam amiúde um espetáculo de sombras e ilusões que, sob a mascarada pretensa imparcialidade da imprensa, afigura-se como a realidade.E é também imprescindível citar a pseudodemocracia brasileira, cada vez mais parecida com o sombrio modelo norte-americano. Os discursos e as propagandas dos partidos de situação e de oposição manipulam o real segundo seus interesses e necessidades, levando-nos a crer que estamos em uma enorme caverna sem saídas. Fato que conduz ao conformismo, ao pessimismo e à apatia.

Quase sempre de maneira inconsciente, habitamos um número cada vez maior de cavernas por nós edificadas. No entanto, líderes religiosos e políticos, profetas e poetas, cientistas e filósofos frequentemente apontam o caminho para a saída de tais cavernas. Tentam nos fazer ver o essencial, transcender a escuridão. Mas nós os caricaturamos como utópicos, loucos, visionários e radicais! Talvez o interior da caverna seja mais cômodo, confortável e seguro.

A Caverna (José Saramago) Narra a história de Cipriano Algor, um oleiro que entra em crise depois que o centro comercial (shopping center), gigantesca organização para a qual fornecia seus produtos, passa a usar plástico em vez de louça, deixando sem rumo o comerciante e seus produtos feitos de barro. O centro comercial (a caverna), representando o capitalismo, destrói e passa por cima das relações humanas em nome do dinheiro e do lucro. Nessa caverna capitalista, importa a quantidade da produção, e não a qualidade. As pessoas, consumidores e fornecedores, são prisioneiras daquilo que consomem (as sombras). Esse livro diverte, como uma boa literatura portuguesa, e ajuda-nos a refletir sobre onde estamos e para onde queremos ir.




Mauro Sérgio Santos da Silva é professor de Filosofia, membro da Academia de Letras e Artes, Araguari, MG.

E-mail: mauro.filos@hotmail.com


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