José, filho de Davi
Evangelho:
Mt 1,18-20
Reflexão:
Nesse Evangelho, Mateus expressou sua fé de que a origem de Jesus se encontro em Deus: o que foi gerado em Maria vem do Espírito Santo. Jesus Cristo é o filho de Deus enviado ao mundo. Trata-se de um acontecimento novo e extraordinário na história do homem. Mas, conforme o plano de Deus, tudo isso aconteceu dentro de um projeto mais antigo: Jesus Cristo também é descendente de Abraão e de Davi (Mt 1,1).
O filho de Deus veio ao mundo para fazer parte da casa de Israel, sendo sua continuação definitiva. E foi por José que Jesus foi inserido nessa descendência.
O evangelista chamou José filho de Davi, lembrando o rei de Israel que viveu mil anos antes de José. A Davi, Deus tinha feito uma grande promessa: Ao teu descendente serei um pai e ele será para mim um filho (2Sm 7,14). Essa promessa sempre alimentou as esperanças de Israel, e Deus ficaria fiel ao seu povo. José fez parte dessa história de esperança e, por intermédio dele, o próprio Cristo entrou nessa história.
Oração:
São José, tu foste chamado a receber Jesus como filho. Tu lhe garantiste seu lugar entre os descendentes de Davi. Por meio de ti, Jesus participou da história e das esperanças do teu povo. Tu soubeste da importância de uma criança não ficar sozinha neste mundo, sem antepassados, sem história. Intercede a Deus por todos os pais, homens e mulheres, para que dêem aos seus filhos e às suas filhas uma história cheia de esperança. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário