O carpinteiro-construtor
Evangelho:
Mt 13, 54-57
Reflexão:
Mateus deixou a notícia sobre a profissão de José. Ele usou a palavra grega tekton que pode ser traduzida por carpinteiro, construtor (de casas), operário ou até artista. Conforme o evangelista Marcos, Jesus teve a mesma profissão: não é ele o carpinteiro? (Mc 6,3).
Uma família de carpinteiro-construtores: é provável que José e Jesus fossem bastante conhecidos em Nazaré por seu ofício. Pela tradição da fé, os ofícios e as artes eram bem-vistos.
Os autores da Escritura sagrada chamaram pessoas dotadas de perícia e destreza de sábios. No seu entendimento, o próprio Deus enche alguém com seu espírito para EU tenha sabedoria, inteligência, conhecimento e aptidão para toda espécie de trabalho.
Porém, os ouvintes de Jesus na sinagoga de Nazaré escandalizaram-se com o filho do carpinteiro. Na opinião deles, a sabedoria de Jesus não combinava com o ambiente desse ofício e a simplicidade de sua família.
Talvez seja esse um dos erros mais comuns no pensamento religioso do homem: querer limitar a ação criadora de Deus; negar que Deus confere seu espírito de sabedoria a todas as pessoas.
Oração:
São José, carpinteiro-construtor, tua profissão e tua família foram menosprezadas. Intercede a Deus por nós: para que reconheçamos a dignidade de cada pessoa e seu trabalho, por ela ser criação de Deus, por ela participar com seu trabalho na criação do mundo. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário