INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

11/03/2011

Novena de São José - II dia


José, subiu para Belém

Evangelho:

Lc 2, 1-5

Reflexão:

José obedeceu a ordem do imperador romano, pois não era possível escapar às exigências dos opressores. Para os romanos, o censo era um instrumento de controle, uma vez que com ele regulavam z cobrança dos impostos nas províncias. Os pobres pagavam um imposto sobre cada cabeça da família. Dos outros, os romanos cobravam tributos sobre os bens materiais.

Provavelmente a ordem incluía que cada pessoa fosse registrada em seu local de nascimento. Assim, José subiu de Nazaré para a Belém. Não era uma viagem fácil, pois tinha que percorrer 120 km de região montanhosa com uma mulher grávida.

Mas Belém era também símbolo de esperança, posta que lá se encontrava, segunda a tradição, o túmulo de Raquel, mulher amada do patriarca Jacó, pai de Israel. Em Belém, o profeta Samuel procurou a família de Jessé para ungir o filho mais jovem dele, Davi, rei de Israel. A esperança ligada a Belém se resume nas seguintes palavras do profeta Miquéias: e tu Belém, Éfrata, pequena demais pata ser contada entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que deve governar Israel.

Subindo para Belém em uma época de opressão e sofrimento, José levou todas essas lembranças e esperanças de sua terra.

Oração:

São José, tu sentiste o jugo do domínio dos romanos. Tu foste obrigado a obedecer às ordens dos opressores. Tu soubeste da importância de não perder a esperança. Sê o nosso intercessor nos momentos que a injustiça se torna poderosa. Para não perder as lembranças. Lembranças de justiça. Lembranças de libertação. Amém.

0 comentários: