INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/03/2010

Reflexões para a Semana Santa


Segunda-feira da Semana Santa
Nós não costumamos associar paciência e paixão. Reconhecemos que a paciência é uma virtude e até vemos que a impaciência é uma forma de raiva, que muitas vezes irrompe sob forma de violência. Mas provavelmente achamos que a paixão é uma qualidade mais heróica e atraente, embora ela também possa turvar o julgamento e levar a um comportamento irracional. No nosso comportamento, muitas vezes, oscilamos entre as duas. A paciência parece ser uma forma de menor energia e a paixão um estado mental mais intenso e concentrado. Mas quando consideramos a Paixão de Jesus e sentimos a força do ela diz sobre nós mesmos, podemos ver essa questão de forma bem diferente. A raiz de “paixão” e de “paciência” é a mesma palavra, e sugere uma verdade de grande importância. A paciência envolve enfrentar o sofrimento inerente à vida – atravessar aquilo que precisa ser passado. Mas a paixão - concentração intensa - também é necessária para sustentar esse movimento e conseguir completá-lo. Uma paixão paciente pode ser o tema que abre para nós algumas das profundezas do significado nos próximos dias.

D. Laurence Freeman, OSB
Tradução: Evangelina Oliveira

Nota de esclarecimento




Venho, por meio desta, com humilde sinceridade pedir desculpas pela forma com que postei, sem clareza o artigo: ENCONTRO INTERPROVICIAL SOBRE A JUVENTUDE. Este se encontra ... diante daqueles que não participaram e não estão por dentro do que se foi pautado no encontro. Algumas observações:
Quando falei:" É alarmante o estado em que nos encontramos diante da Juventude. O desafio é grande diante da situação em que nós, como Família de Sant´Ana nos encontramos diante da juventude." De fato não fui feliz na colocação, porém se percebermos a continuação da mesma frase, vemos que esse é um diagnóstico geral, é tanto que utilizei a forma : "... em que nós, como Família de Sant´Ana, nos encontramos". Quero deixar claro que este encontro era da Famlia de sant´Ana e não poderia dar um resultado como filho de Sant´ana.
em nenhum momento tive a intenção de desfazer o trabalho tão bonito que nossos Irmãos fazem frente as juventudes, de fato, nós como FILHOS DE SANT´ANA, estamos atuando nesta área. Faço um breve histórico disso: FORTALEZA: O Ir. Anderson ( está desenvolvendo um trabalho belíssimo com as juventudes na Barra do ceará e além dos inúmeros compromissos que vem realizando no interior do estado do Ceará com os jovens). O Ir. Gilvam (frente a pastoral do Crisma da Paróquia São Geraldo). SÃO JOSÉ DE MIPIBU- O Ir. Jarbas (desenvolve dois trabalhos com a juventude;1° com um grupo de jovens que tem como missão evangelizar através da dança, fora que eles buscam viver, de uma certa forma, nossa espiritualidade. o 2° com o Grupo de jovens NICP, que há a mais de cinco anos foi criado pelos irmãos com o intuito de viver o que é próprio nosso.)
O Ir. Josenildo (frente a comunidade da Rocinha, desempenha um papel de atenção as juventudes ali presentes). GUARAPES (Os irmãos que ali residem, vivem diariamente este cuidado com as juventudes, desenvolvendo ações que possibilite esta integração). O Ir. Fábio Silva (está frente ao trabalho da PJE).
Como vimos a nossa ação em meio aos jovens é fato concreto, ela acontece, e quando escrevi o artigo não desmereci este trabalho, mas como Família se vê esta necessidade; percebam que não é uma coisa particular, mas sim dos 27 irmãos e irmãs que partilharam as experiências vividas naquele encontro.
Um segundo esclarecimento é com relação ao PROJETO DA PASTORAL JUVENIL FSA, de fato, foi elaborado um projeto para se viver a nível de Brasil este trabalho com as juventudes, porém peço aos irmãos a devida compreensão pelos seguintes quisitos:
1° Estávamos representando os Filhos de Sant´Ana do Brasil, e por erro de comunicação não nos foi passado isso e por isso que não buscamos saber dos irmãos suas ideias para tal projeto.
2° Como o encontro tinha por objetivo elaborar o projeto, então elaboramos o projeto.
3° Este será apresentado ao Pe. Valdo, que deverá fazer as modificações e acrescentar o que achar justo.
4° O mesmo será apresentado a todos os irmãos no encontro de junioristas no proximo mês, aqui em natal, nisto faremos as observações e adaptações para as devidas realizações do projeto e como iremos colocá-lo em prática. Também será escolhida a equipe que irá trabalhar neste projeto.

Desde já,agradeço a compreensão de todos e deixo meu filial desejo de uma semana santa abençoada e uma Páscoa repleta de graças. Afetuosamente,

Ir. Jarbson, fsa

Ordenação diaconal do Ir. Rafael - La Paz-Bolívia

Reflexões para a Quaresma XII


Domingo da Paixão (28/03/2010)

A Paixão e Morte de Jesus são um ensinamento vivido. Fatos encarnando ensinamentos enaltecem as palavras mais comuns com poder excepcional e preenchem o silêncio com um significado transformador. As diferenças de perspectiva entre os quatro evangelhos expressam as infinitas permutas de significado nestes eventos históricos.

Jesus prepara os discípulos para um mistério em que eles estão prestes a serem imersos pela recordação do significado de humildade – serviço, ao invés de manipulação, aceitação de que estamos mais próximos da verdade entre os menores, os perdidos e os últimos do que entre aqueles que dependem das fachadas de sua própria onipotência. Os eventos estão plenos de tensão, quase a hiperrealidade de um paradoxo. Nestes momentos intensos, nos encontramos com os opostos do sucesso e fracasso, os hemisférios da luz e da escuridão da alma, o bom e o mau bandido, as polaridades da lealdade e da traição. Subjacente a este reino da dualidade, encontramos o reino do espírito, da unidade. Tudo aquilo que parece dividir converge na pessoa central da narrativa, que aparenta desaparecer naquilo que representa.

Laurence Freeman OSB

Tradução: Marcia Orantas

28/03/2010

Encontro sobre a Juventude




Hoje se deu inicio a elaboração do projeto para a pastoral Juvenil FSA.
Ontem nos contextualizamos, compreendemos qual o nosso lugar frente a pastoral da juventude. Hoje depois de refletirmos alguns aspectos da juventude e como caminha a Pastoral da Juventude nacional começamos a dar forma ao projeto da Pastoral juvenil, este abrangerá todo o país como explica a Ir. Ana Rosa:
“Como província, se viu a necessidade de se melhorar à pastoral vocacional juvenil. Por isso com esse encontro queremos elaborar um projeto a nível de Brasil já que estamos perdidos. Esta necessidade partiu da província nordeste e depois se tornou um grito de todo o Brasil. esta é a razão pela qual todas as províncias delegaram representantes para se reunir, avaliar e elaborar metas para crescermos na PASTORAL JUVENIL. Também esse desejo partiu da Madre Maria Luisa que quer que se estenda para os outros Ramos da Família de Sant´Ana. No final do encontro teremos o projeto feito e cada um em sua realidade, em cada Província vai dar vida a esse projeto. Se estamos aqui é porque foi nos dada confiança, e por isso não podemos engavetar quando chegar em casa. Isto é um pedido da FAMILIA DE SANT´ANA, é necessário termos que colocar pra frente. O que estamos fazendo não é de nossa cabeça, é alo geral e necessário.” (Ir. Ana Rosa)
No final da tarde terminamos os objetivos gerais e específicos com suas justificativas, amanhã vamos correr contra o tempo para finalizarmos e dar suas devidas ações para a vitalidade do mesmo.

26/03/2010

Encontro Interprovincial sobre a Juventude




É alarmante o estado em que nos encontramos diante da Juventude.
O desafio é grande diante da situação em que nós, como Família de Sant´Ana nos encontramos diante da juventude. O encontro inter-provicial que está acontecendo este final de semana em Carpina-PE, reúne os quatros ramos da família para discutir como se encontram os trabalhos frente às juventudes.
O diagnóstico é temeroso, visto que muitas vezes os trabalhos são vistos como interesseiros, trabalhamos para atrair vocações. E o jovem como se encontra? O que ele necessita? Estas perguntas nos parecem sem respostas, pois nos esquecemos da nossa missão. A nossa dificuldade é porque partimos de nossas necessidades, e não da realidade do jovem.
Numa outra parte do encontro vimos como se encontra o CELAM, diante da realidade juvenil e nos deu uma certa segurança pois a preocupação é geral, os jovens, de fato, se encontram distantes da Igreja, é como se lhes faltassem algo.
O assessor do setor juventude a nível nacional da CRB, Frei Rubens, deixou claro sua satisfação por parte do Instituto nesta busca em crescer com relação aos pontos negativos vistos:
“A congregação está de parabéns por parar e perceber este erro, este lado negativo de despertar para a juventude. Isto me encantou diante dessa disponibilidade de sentar e refletir sobre este tema.”
“Eu espero que pelo fato de vocês estarem aqui, vocês tenham respaldo para quando retornarem para casa poderem passar para frente tudo o que vamos propor aqui”
Encerramos o dia bastante entusiasmados diante daquilo que vamos construir, será um passo que o Instituto estará dando, até como retorno daquilo que Madre Rosa fazia logo no início da missão, de priorizar a vida, que está lá fora e que clama por misericórdia, por um ouvido que a escute e que a acolha.
Encontramo-nos muito preocupados com os afazeres, com a Instituição, os estudos, trabalhos. E o campo da missão com os jovens onde fica? É a partir disso que iremos trabalhar no dia de amanhã. Iremos lançar objetivos para se criar um projeto a nível de família religiosa para trabalhar com a juventude, nos seus diversos aspectos e realidades.

Ir. Jarbson

ATENÇÃO VOCACIONADOS

Como já é do conhecimento de vocês, o Despertar Vocacional iria acontecer no próximo domingo (28) que por providência todo a Igreja estará celebrando o Domingo de Ramos. Tendo em vista a ocupação da maioria de vocês com atividades pastorais em suas devidas Paróquias, a Pastoral Vocacional achou por melhor adiar o Despertar para o 2° Domingo de Páscoa, dia 11 de Abril, no mesmo horário e mesmo local. Pedimos desculpas pela mudança, mas foi pensando no melhor para vocês. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco no telefone (84) 3273-3903.
Tenham todos uma Semana Santa proveitosa e vivida com muita intesidade.
Feliz Pácoa!

Ir. Jarbas

25/03/2010

Reflexões para a Quaresma XI

Quarta-Feira (24.03) da Quinta Semana da Quaresma
  
Nós somos rápidos em passar adiante nosso julgamento a respeito dos outros, e nossos comentários sobre as outras pessoas normalmente enfocam o que – naquele instante  – nós achamos atraente, repulsivo, inspirador  ou irritante a respeito daqueles a quem julgamos. Nós não relutamos em  passar adiante estes julgamentos sumários a terceiros que não conhecem as pessoas em questão.  Quando descobrimos que nós mesmos fomos “embalados e entregues” da mesma forma que fizemos, nós nos revoltamos ( ou nos sentimos lisonjeados ) pela parcialidade e falta de sutileza.
Único como cada ser humano é, cada um de nós é sagrado. Isto significa que qualquer coisa que dissermos a respeito de outra pessoa  será  aquém da verdade, da mesma forma como qualquer coisa que dissermos a respeito de Deus será inadequado. O mistério da realidade reside na sua inteireza.  Somente a totalidade pode adequadamente representar a totalidade.    Aí reside a sua verdade. Isto explica porque o silêncio - compassivo, atento, perspicaz e humilde - é tão necessário como base e meio de toda nossa comunicação e compreensão.
Assim como tentaremos entender o significado de Jesus nesses próximos dias – tendo tentado entender a nós mesmos um pouco melhor durante estas últimas semanas – nossa meditação será como sempre nossa melhor professora. 

D. Laurence Freeman

24/03/2010

"MADRE ROSA SERVIA A JESUS, NOS MAIS POBRES.”

Madre Rosa servia a Jesus crucificado, nos mais pobres. No inicio ao longo de sua infância, madre Rosa crescia nos hábitos das virtudes cristãs, cujos maiores exemplos foram a sua mãe e sua avó paterna, consolidando em sua personalidade forte, dedicação a oração e as praticas caritativas junto aos pobres. Neste contexto, Rosa Maria Benedetta, teve em sua vida sempre o encontro pessoal com Jesus, por ela tão caro e por nós amado, tanto que esta intimidade passa para o gesto concreto no dia-a-dia no serviço aos pobres e necessitados.
 Entretanto, muitas foram as praticas de serviço e solidariedade prestada por Madre Rosa, aos marginalizados, dentre elas: o recolhimento das órfãs da cólera-morbo em Piacenza 1867; a pratica comum a assistência hospitalar prestado aos pobres enfermos, como também, a assistência alimentar prestada aos famintos.
Incansavelmente, Rosa, procurava fazer o bem estando sempre atenta e pronta a ajudar as pessoas necessitadas, tanto do ponto de vista material como espiritual; e isto caracterizava, sua vida de oração como ao mesmo tempo de serviço aos nossos irmãos mais necessitados; sem dúvida o seu exemplo foi por muitos admirados.
Madre Rosa, desde sua infância, juventude, depois como esposa e  como fundadora das Filhas de Sant’Ana, fez de sua vida uma constante doação  estando sempre pronta a colaborar com o projeto de Deus revelado por meio de seu Filho Jesus Cristo,e encorajada pelo mesmo Jesus conseguiu dar testemunho de uma vida santa, dinâmica, serviçal junto aos mais frágeis de seu tempo;  e o  seu testemunho , nos leva a fazer o mesmo: ”servir Jesus crucificado no mistério de sua pobreza”.Com efeito, o exemplo de Madre Rosa, foi e sempre será vivo e atual para nós seus filhos e filhas, que busca constantemente viver o seu testemunho  em meio ao nosso contexto: social, político e econômico de nosso tempo.
Em virtude dos fatos mencionados,  devemos sempre estar atentos as praticas caritativas junto aos pobres e marginalizados, pois como seguidores de Jesus cristo, e na condição de cristãos é  nosso dever  buscar sempre o bem dos mais empobrecidos, podendo enxerga, assim, o rosto do Cristo pobre como fez tão bem Madre Rosa Gattorno.
   

NOVIÇO: Tállison Ferreira da Silva.
    

23/03/2010

Reflexões para a Quaresma X

Segunda-feira (22.03) da Quinta Semana da Quaresma

A prática espiritual consiste em ver o que temos que perder, perdendo-o complacentemente e reconhecendo que estamos sendo levados a colocar outra coisa em seu lugar. Toda perda é penosa, vergonhosa, frustrante ou enfurecida. Lembre-se de como se sente quando você perde sua mala depois de um longo vôo e que o serviço ao cliente mais parece inclinado a lhe tripudiar do que ajudar a encontrá-la. Como é fácil e tentador permitir que estados negativos da mente tomem conta e permitam que o ego - que registra todas as perdas como uma afronta pessoal - ocupe espaço e comprometa seu julgamento. Toda perda, por menor e temporária que possa parecer, desperta ecos de todas as perdas anteriores de nossas vidas: esta é a razão pela qual nós tão facilmente reagimos exageradamente.
A meditação e o autocontrole estão entre as práticas da Quaresma que têm mais valor e energia na vida cotidiana porque nos fortalece para enfrentar a primeira onda de sentimentos negativos e para recordar que por menor ou maior que seja a perda vai se seguir o encontro – tão certo quanto a ressurreição segue a morte.

Tradução: Edith Vargas

Terça-Feira (23.03) da Quinta Semana da Quaresma

Este é um bom período, ao final da Quaresma, para refletir sobre o que nos foi ensinado neste período, este ano. Se realizamos uma pratica especial ou abraçamos alguma forma de autocontrole, fomos fieis até o fim? E em que contribuiu para nos tornar mais livres e focados?
Se tivermos nos saído bem, nos sentimos um pouco mais satisfeitos? Acima de tudo, sentimos maior clareza de mente e de coração, nos sentimos mais preparados para os mistérios mais profundos dos próximos dias? Mesmo se sentimos que não aproveitamos totalmente esta oportunidade que a Quaresma nos oferece para simplificação e purificação de nossa consciência, o que podemos fazer para nos sintonizarmos na nova melodia, tanto da escuridão como da claridade, que em breve iremos ouvir?


Tradução: Ana Fonseca
D. Laurence Freeman OSB

Acolhida dos Aspirantes no Peru


Ingresso dos Postulantes no Peru

Votos Perpétuos do Ir. Dian Carlos

10 anos da Beatificação de Madre Rosa

Carta de Convocação a Irmã Angela, résponsavel pela causa da Beatificação de Madre Rosa


"Como já postei alguns dias atrás, iremos fazer uma restropectiva de tudo aquilo que envolveu a beatificação da Madre Rosa. Isso será de instímulo e servirá também de conhecimento no que se diz respeito, ao processo que elevou-a a honra de BEATA"


Vaticano, 27 de janeiro de 2000
Reverendíssima Irmã Ângela Florio, FSA
É com sentimentos de alegria que o Sumo Pontífice dispôs que a cerimônia de Beatificação da Serva de Deus Ana Rosa Gattorno, Viúva e Fundadora do Instituto das Filhas de Sant´Ana, aconteça no dia 9 de abril deste ano(2000) – Domingo – na Praça de São Pedro, juntamente com os servos de Deus: Mariano di Gesù Euse Hoyos (+1926), sacerdote diocesano; Maria Elisabetta Hesselblad (+1957), Fundadora da Ordem das irmãs do Ss. Mo Salvador di S. Brígida; Maria Teresa Mankidiyan (+1926), Fundadora da Congregação da Sagrada Família; e Francesco Saverio Seelos(+1867), Sacerdote professo da congregação do Ss.mo Redentor.
Sobre o comunicado acima, deveis entrar em contato, no momento oportuno, diretamente com os Ofícios da Prefeitura da Casa Pontifícia e dos Cerimoniais Pontifícios.
Com sentimentos de gratidão, no senhor.
Secretaria de Estado
  Ir. Jarbson

Reflexões para a Quaresma IX

Domingo da quinta semana da quaresma (21/03/10)
O Evangelho de hoje nos conta a história de Jesus e a mulher surpreendida em adultério. Essa é uma passagem disputada pelos estudiosos, mas tão amada e profundamente compreendida por gerações de Cristãos que permaneceu no cânone. Porque ela parece tão emblemática de Jesus e o espírito de seu ensinamento? Não só porque Ele está sempre do lado do oprimido e marginalizado. Um teste verdadeiro para ver Jesus é estar no lado perdedor e com aqueles que se recusam a polarizar e fazer de outros seus bodes expiatórios. Mas também reflete Sua profunda e contundente gentileza para com aquela parte de nós que, em muitas ocasiões, escolhe apontar o dedo e condenar. Jesus não só exonera a mulher, defendendo-a de uma multidão de homens patriarcais furiosos. Ele os força, sem o uso da violência, a se confrontarem com si mesmos e com sua própria decepção e obstinação. Eles não aparentam arrependimento, mas a vergonha de si mesmos os faz se esquivarem. Jesus salvou e ensinou em um gesto que une as forças da sabedoria e da compaixão.
Como um padre do deserto uma vez disse quando perguntado sobre como melhor encontrar a paz de espírito, “julgue a ninguém e em cada conflito pergunte-se ‘quem sou eu?’ ”

Tradução: Marcia Orantas
D. Laurence Freeman OSB

22/03/2010

Madre Rosa e o Crucificado



    A relação de Madre Rosa e o Crucificado sempre foi um marco muito grande na sua vida. Ela adorava passar horas e horas contemplando o crucifixo o qual chamava: meu Bem Amado. Gostava de rezar contemplando a paixão, de sentir as dores que cristo sentiu e de rezar enfatizando as chagas do Senhor. Nos doentes via seu Amor Jesus e nas suas feridas as chagas do seu Tudo, sentia vontade de beijá-las, de sugá-las para amenizar as dores daqueles enfermos em quem via o seu Dileto. Certa vez ela estava rezando na sua casa diante do crucifixo e Ele se desprendeu da cruz ela o colocou no lugar e novamente ele caiu, ela o recolocou e no outro dia mandou concertá-lo.  À noite ao rezar diante do mesmo ele caiu em seus braços ela finalmente entendeu que era um sinal do seu Amado que queira se unir a ela mais intimamente. Ela sofria ao lembrar que o precioso sangue de Jesus foi derramado injustamente pelos nossos pecados. Nas suas orações a união era tanta que sentia as dores das chagas do seu Dileto, sentia com tão grande intensidade que chegava a se contorcer de dor. Ela dormia numa cruz e às vezes se prendia nela para sentir-se mais próxima de seu Tudo. Durante um longo tempo manteve junto ao peito um crucifixo de uns cinco cm que usava sempre e não tirava para nada um dia teve que tirá-lo, mas o crucifixo estava tão entranhado na carne que quando arrancado veio pedaços da carne de Madre Rosa. Formou-se no lugar que Ele estava uma ferida que sangrava de vez em quando e custou muito a sarar, mas para Madre Rosa era delicioso esse padecer. Para ela o sofrer por Jesus era um gozo inexplicável e que só a deixava mais forte e fiel para seguir a sua missão de fundadora das Filhas de Sant’Ana.

Amanda Steffany (noviça FSA)

18/03/2010

Reflexões para a Quaresma VIII

Terça-feira da quarta semana da Quaresma (16/3/10)
 
Quão diferente o mundo verde parece à luz do sol. O que uma afirmação de esperança como a Primavera mostra é que não se esqueceu de nós. É verdade que existe uma beleza em dias cinzentos e árvores nuas, mas continuamos a sentir que a primavera e o verão encarnam a verdade mais profunda e central da Vida. O resto é preparação e encerramento no reino do tempo. Aqueles que vivem nos trópicos têm diferentes lições em diferentes cores para ler o livro da natureza. Sua contínua floração ainda é parte do ciclo universal de morte e renascimento. Hoje, ao contrário de épocas passadas, podemos ler o livro simultaneamente em toda a sua diversidade global. Podemos ver e cheirar suas diferenças gloriosas. Este é um sinal da nova santidade do nosso tempo, uma espiritualidade de maior perspectiva e inclusão. Não admira que a Quaresma chegue ao limiar das estações. 

D. Laurence Freeman. OSB

15/03/2010

Fieis de São José de Mipibu prestam sua homenagem ao Padre Valdo e se despedem dele







Um histórico da vida e missão do Pe. Valdo Foi lido e logo após o grupo de jovens com uma expressiva dança mostraram a grandeza desse homem. E com uma belíssima sauva de palma ele foi acolhido na Igreja Matriz para a missa de despedida.
Na sua homilia ele deixou clara a sua gratidão por tudo que o povo de São José tem significado para ele durante este período que passo por lá como frisou um versículo do salmo 15: “para mim a sorte caiu em lugar delicioso ” em outra parte da homilia disse: “não nego que vocês tem uma capacidade de acolher, nestes 4 anos tive uma experiência positiva e os frutos forma aparecendo” e completou “vejo São José como um ninho que amadureci em situações intimas que no céu será compreendido”
Quando foi falar do evangelho disse: “no redil dos Filhos de Sant´Ana tem os dois tipos de ovelhas que se encontra nos evangelhos, para uns é preciso ir atrás assim como fez o Bom Pastor e outros tem que deixar fazer a própria experiência para que se tome consciência do erro como fez o pai com o filho prodigo”
Ao terminar a homilia usou a frase: “precisamos ter mais comunhão”
Ao termio da missa mais homenagens foram proferidas, de pessoas que expressaram sua gratidão e carinho e um, resumo de tudo que ouvimos fica presente duas palavras: Virtuoso e testemunho, talvez isso seja o resumo de que significa o ser humano que há nele. 
Ir. Jarbson

Reflexões para a Quaresma VII

Quarto Domingo da Quaresma –“ Laetare”

Então o dia com que eles frequentemente sonhavam havia chegado. E o povo que passara quarenta anos no deserto, oscilando entre a esperança e a angústia, fazendo de si mesmos uma outra geração, que não tivesse lembrança da escravidão, entrou na Terra Prometida. Naquele dia o maná cessou – o alimento especial, um pouco insosso, talvez, mas que os havia seguido tão fielmente, foi-lhes tirado. E eles tiveram que se acostumar agora com a comida cultivada localmente. (Josué 5:9-12)

Tradução: Márcia Orantas

Segunda-feira da quarta semana da Quaresma

Um dos feitos do ego mais distorcidos é o de culpar os outros, de forma a nos proteger ou manter nossa imagem intacta. Como vemos na imagem de Adão apontando seu dedo para Eva e até mesmo no comportamento de crianças bem pequenas, deve ser um mecanismo de defesa profundamente entranhado. Ele nos leva a todo tipo de problemas, no mínimo tornar um inocente em bode expiatório.

Biblicamente o deserto simboliza o local onde a simplicidade radical do meio-ambiente e a falta de elementos de distração permitem uma gradual perda de todas as projeções. Idolatrar ou endemoninhar são igualmente irreais. Na simplicidade nós primeiro nos encaramos para depois nos aceitarmos como somos e só então será possível assumir responsabilidade onde a temos. O primeiro passo é sermos honesto com nós mesmos. Por isto Jesus nos alerta contra qualquer tipo de encenação nas demonstrações religiosas. Mais fácil falar do que fazer; mas a meditação torna isto possível porque também ela é uma espécie de deserto de simplicidade radical e transparência.

Tradução: Edith Vargas

D. Laurence Freeman OSB

Hora do Planeta - 2010

13/03/2010

Despertar Vocacional

12/03/2010

Hora do Planeta - 2010

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica! 
Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar. Clique aqui e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.

Como Participar

O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.

Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta. Clique aqui ou acesse www.earthhour.org.

Vídeo homenageia Pe. Valdo em sua despedida

Despedida do Pe. Valdo




É com sentimentos de alegria e também de saudades que ontem a noite, as três comunidades presentes aqui no Rio Grande do Norte, fizeram suas homenagens ao caro Pe. Valdo que neste mês parte para Roma, onde se encontra a nossa sede Geral, para juntamente com o seu conselho levar adiante o trabalho iniciado pelo Pe. Manuel que teve a missão de ser nosso primeiro respónsavel maior. A nós, como ficou claro ontem, fica aquela saudade de um homem que sabe amar, acolher, compreender, entre outros termos que se pode colocar. É verdade que sempre foi bom tê-lo aqui consosco, mas Nosso Senhor confiou a ele a missão de conduzir a Associação neste caminho de crescimento e de santidade e só nos resta rezar para que como bom pastor ele saiba conduzir suas ovelhas para um cainho certo de felicidade e realização da nossa vocação como "Filhos do coração da Santa Mãe". A ele a nossa gratidão por tudo e felicitações de um bom governo.

Ir. Jarbson

10/03/2010

9 de abril, 10 anos de Beatifiacação de Madre Rosa

De hoje a um mês, estaremos comemorando 10 anos em que, na Praça de São Pedro-Roma-Itália, a nossa Fundadora foi proclamada Beata da Santa Igreja. E nós, como bons filhos seus e querendo dar continuidade a esse caminho, vamos até o dia celebrativo postar no Informefsa, variás artigos referentes a Beatificãção, tais como: Homilia do Papa João Paulo II no dia da solenidade de beatificação, trechos da missa, cartas novas da Madre e novidades de como estar o andamento do processo de Canonização. Com esse intuíto, vivamos intensamente este momento, pedindo a Deus a Graça da canonização da Beata Ana Rosa Gattorno.

Ir. Jarbson

09/03/2010

Reflexões para a Quaresma VI


Segunda-feira – terceira semana da Quaresma
A mãe de um garoto de dez anos foi surpreendida pela intensidade da disciplina do menino na Quaresma. Ele abriu mão do chocolate e quando ele recusou um “cookie” de chocolate, que ela cozinhou para ele e para as irmãs, ela ficou preocupada achando que ele estava levando o propósito muito a sério. Ela disse a ele que Deus não ficaria zangado se ele comesse um no domingo, dia em que é permitido suspender a disciplina. Também disse a ele para não ser muito intenso em relação a tudo isso e nem amedrontado de quebrar o compromisso e ter problemas.
Ele olhou para ela meio surpreso e disse: eu sei que Deus não me puniria, mas isto é o que ele escolheu fazer e quis levar o seu propósito até o fim. Ela se sentiu tranqüila e talvez um pouco gratificada. Ele tinha acabado de fazer uma descoberta, a qual muitos de nós nunca fizemos ou de que facilmente nos esquecemos; que na disciplina, livremente escolhida, nós aumentamos o autoconhecimento e a auto- aceitação. A recompensa é uma expansão do coração e da mente e uma nova  noção de nós mesmos em Deus. E isto compensa de longe o sacrifício de ficar sem  “cookies”, mesmo aos domingos.
Tradução: Alessandro Akil
 
Terça-feira - terceira semana da Quaresma
 
Neste estágio da Quaresma, já deveria estar mais claro quais os aspectos de nós mesmos que precisamos mudar para nos abrirmos, para deixarmos que o espírito trabalhe.  Esse trabalho leva mais do que quarenta dias, mas a Quaresma pode fazer com que os focalizemos e até mesmo por nos tornarmos conscientes deles, já estamos produzindo mudanças.  Um desses aspectos diz respeito ao perdão.  Podemos "seguir adiante" de modo muito superficial, a partir de um momento de mágoa, de traição ou de perda.  Sob a superfície, podemos permanecer apegados à raiva ou à tristeza.  O perdão é mais do que conferir absolvição.  Trata-se de entregar.  A cura e a reconciliação estão na entrega, não uma vez, mas, como Jesus nos disse: "setenta vezes sete", ou seja, continuamente.
 
Tradução: Roldano Giuntoli

D.Laurence Freeman, OSB

Despertar vocacional


Despertar Vocacional

No coração o pulsar de um novo chamado

Deixe se encantar pelo chamado e vem particpar do Despertar Vocacional

Casa dos Filhos de Sant'Ana
AV. Prudente de Morais 2318 Barro Vermelho
Natal RN   (Após o Corpo de Bombeiros)
Informações: (84)3273-3903

Profissão Perpétua (Convite)


Profissão Perpétua do Ir. Dian Carlos
Dia: 19 de março
No Peru

08/03/2010

Reflexões para a Quaresma V

Terceiro domingo da Quaresma
 
As montanhas fascinam até mesmo aqueles que não gostam de alturas. Nas tradições religiosas, as montanhas se tornam lugares sagrados – de Horeb a Ularulu.
Ao subir a cordilheira do Himalaia você pode ter um momento “blakeano” [de William Blake, o poeta] e ver brevemente os picos das montanhas como ondas, sólidas apenas em aparência, mas em realidade como todo o resto do universo, como energia que flui. Os cumes das montanhas são o ponto de encontro entre terra e céu, onde o que é visível e tangível toca e desaparece no etéreo e no transparente. Talvez Moisés no Horeb tenha tido uma experiência similar quando se aproximou da sarça ardente e o grande EU SOU se dirigiu a ele. Mas o sagrado se torna facilmente territorial, como a profana “Terra Santa” demonstrou. Na nova isenção da mente de Cristo nós não mais identificamos adoração com lugares sagrados (“esta montanha ou Jerusalém”, como disse Jesus à mulher no poço). A adoração agora é “no espírito e na verdade”. De súbito, nossa base para derramar sangue ou agir de modo injusto em nome da religião foi arrancada de nós.  Caímos no mistério do Deus vivo e não na nossa imagem de Deus.
Nossas práticas espirituais da Quaresma deveriam aperfeiçoar esse modo de ver. Se nos tornarmos apegadas a elas por elas próprias, ou se desistirmos delas porque nos entendíamos, ou se não conseguirmos recomeçá-las no momento certo, elas naturalmente não poderão mais ter mais esse potencial.
 
Tradução: Mónica Baña Álvarez
Textos: Laurence Freeman OSB

07/03/2010

10 anos de Beatificação dos Protormátires do Brasil

No Santuário dos Mártires em Uruaçu se reuniu uma multidão de fiéis de toda a Arquidiocese de Ntal, que sairam me romaria dos diversos setores existentes para festejar os dez anos de beatifaicação dos mártires de Cunháu e Uruaçu. A missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Matias, e concelebrada por diversos Padres e Diáconos. Juntamente com os consagrados(as), Seminaristas e os fieis que juntos louvavam a Deus pela vida de tantos que lavaram esta terra com o sangue do mártirio.

Breve histórico: Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). O que motivou a chacina? A intolerância calvinista dos invasores que não admitiam a prática da religião católica: isso custou-lhes a própria vida.
Três meses depois aconteceu o martírio de mais 80 pessoas, e sempre pelas mãos dos calvinistas holandeses. Entre elas estava o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Isso aconteceu na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (a 18 km de Natal).

Segundo Mons. Francisco de Assis Pereira, Postulador da Causa de beatificação desses Mártires, "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como autênticos defensores da fé católica". O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé, no dia 16 de junho de 1989, e, em 21 de dezembro de 1998, o Papa João Paulo II assinou o Decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdortes e 28 leigos.
A cerimônia de Beatificação aconteceu no dia 5 de março, na praça de São Pedro, em Roma. A celebração foi presidida pelo Papa de saudosa memória, João Paulo II.

Ir. Jarbson