INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

23/03/2010

Reflexões para a Quaresma X

Segunda-feira (22.03) da Quinta Semana da Quaresma

A prática espiritual consiste em ver o que temos que perder, perdendo-o complacentemente e reconhecendo que estamos sendo levados a colocar outra coisa em seu lugar. Toda perda é penosa, vergonhosa, frustrante ou enfurecida. Lembre-se de como se sente quando você perde sua mala depois de um longo vôo e que o serviço ao cliente mais parece inclinado a lhe tripudiar do que ajudar a encontrá-la. Como é fácil e tentador permitir que estados negativos da mente tomem conta e permitam que o ego - que registra todas as perdas como uma afronta pessoal - ocupe espaço e comprometa seu julgamento. Toda perda, por menor e temporária que possa parecer, desperta ecos de todas as perdas anteriores de nossas vidas: esta é a razão pela qual nós tão facilmente reagimos exageradamente.
A meditação e o autocontrole estão entre as práticas da Quaresma que têm mais valor e energia na vida cotidiana porque nos fortalece para enfrentar a primeira onda de sentimentos negativos e para recordar que por menor ou maior que seja a perda vai se seguir o encontro – tão certo quanto a ressurreição segue a morte.

Tradução: Edith Vargas

Terça-Feira (23.03) da Quinta Semana da Quaresma

Este é um bom período, ao final da Quaresma, para refletir sobre o que nos foi ensinado neste período, este ano. Se realizamos uma pratica especial ou abraçamos alguma forma de autocontrole, fomos fieis até o fim? E em que contribuiu para nos tornar mais livres e focados?
Se tivermos nos saído bem, nos sentimos um pouco mais satisfeitos? Acima de tudo, sentimos maior clareza de mente e de coração, nos sentimos mais preparados para os mistérios mais profundos dos próximos dias? Mesmo se sentimos que não aproveitamos totalmente esta oportunidade que a Quaresma nos oferece para simplificação e purificação de nossa consciência, o que podemos fazer para nos sintonizarmos na nova melodia, tanto da escuridão como da claridade, que em breve iremos ouvir?


Tradução: Ana Fonseca
D. Laurence Freeman OSB

0 comentários: