INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

04/03/2010

Reflexões para Quaresma III



Texto de D. Laurence Freeman,OSB – original publicado na web: www.wccm.org
Tradução – Marcelo Melgardes
Se a humildade fosse apenas uma versão ligeiramente concentrada de modéstia isso não iria representar nenhum grande desafio para nós. Jesus, entretanto, torna desconfortavelmente claro que é muito mais do que isso. “Não chamem ninguém na terra de mestre, porque vocês têm apenas um mestre... Quem se exaltar será humilhado, mas quem se humilhar será exaltado”.
Não há muita margem de manobra para o ego, ao cumprir seu papel, ignorando o espírito. Humildade é tão radical quanto puder ser. E assim ela transforma todas as estruturas de poder em que nos encontramos. Se tivermos poder sobre os outros, embora benevolentemente, ou se nos sentirmos subordinados à influência de outros, a mensagem é a mesma. No espírito somos todos revolucionários. Porque há apenas um mestre, somos iguais e não podemos fugir a isso, nosso verdadeiro eu, no desempenho de papéis, de gênero ou religiosos.
Na meditação a libertação de todos os sistemas de poder em que o ego tem um papel é o objetivo revolucionário. Quando isso é alcançado nos tornamos livres.
Laurence Freeman, OSB

0 comentários: