INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

26/03/2010

Encontro Interprovincial sobre a Juventude




É alarmante o estado em que nos encontramos diante da Juventude.
O desafio é grande diante da situação em que nós, como Família de Sant´Ana nos encontramos diante da juventude. O encontro inter-provicial que está acontecendo este final de semana em Carpina-PE, reúne os quatros ramos da família para discutir como se encontram os trabalhos frente às juventudes.
O diagnóstico é temeroso, visto que muitas vezes os trabalhos são vistos como interesseiros, trabalhamos para atrair vocações. E o jovem como se encontra? O que ele necessita? Estas perguntas nos parecem sem respostas, pois nos esquecemos da nossa missão. A nossa dificuldade é porque partimos de nossas necessidades, e não da realidade do jovem.
Numa outra parte do encontro vimos como se encontra o CELAM, diante da realidade juvenil e nos deu uma certa segurança pois a preocupação é geral, os jovens, de fato, se encontram distantes da Igreja, é como se lhes faltassem algo.
O assessor do setor juventude a nível nacional da CRB, Frei Rubens, deixou claro sua satisfação por parte do Instituto nesta busca em crescer com relação aos pontos negativos vistos:
“A congregação está de parabéns por parar e perceber este erro, este lado negativo de despertar para a juventude. Isto me encantou diante dessa disponibilidade de sentar e refletir sobre este tema.”
“Eu espero que pelo fato de vocês estarem aqui, vocês tenham respaldo para quando retornarem para casa poderem passar para frente tudo o que vamos propor aqui”
Encerramos o dia bastante entusiasmados diante daquilo que vamos construir, será um passo que o Instituto estará dando, até como retorno daquilo que Madre Rosa fazia logo no início da missão, de priorizar a vida, que está lá fora e que clama por misericórdia, por um ouvido que a escute e que a acolha.
Encontramo-nos muito preocupados com os afazeres, com a Instituição, os estudos, trabalhos. E o campo da missão com os jovens onde fica? É a partir disso que iremos trabalhar no dia de amanhã. Iremos lançar objetivos para se criar um projeto a nível de família religiosa para trabalhar com a juventude, nos seus diversos aspectos e realidades.

Ir. Jarbson

0 comentários: