INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

26/04/2010

Encontro dos Junioristas








Aconteceu neste final de semana (23,24,25 de abril), o I Encontro de junioristas do Brasil, em Natal-RN. O Encontro teve como tema: O JUNIORATO e estiveram presentes os irmãos das quatro comunidades: Fortaleza-CE, Natal- RN, Guarapes-RN e são José de Mipibu-RN. Os objetivos do encontro foram:
• Apresentar a etapa do juniorato com sua identidade e estilo de vida;
• Definir alguns materiais para a formação durante este ano;
• Partilha dos irmãos para colher as expectativas com relação ao juniorato e as comunidades.
• Escolher dois irmãos para compor a coordenação do Juniorato, juntamente com o formador e o vice-formador.
Dessa forma transcorreu o encontro num espírito de fraternidade, reflexão, lazer e expectativas de uma vocação sempre mais fecunda como FSA. Os dois irmãos escolhidos para a coordenação foram: Ir. Anderson e Ir. Jarbson que ajudarão na organização dos próximos encontros.

Ir. Jarbson e Ir. Anderson

22/04/2010

Artigo de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Aracajú, sobre a Pedofilia


Caro leitor, em algumas partes do mundo – também no nosso País - têm surgido escândalos provocados por padres pedófilos (há também outros vários escândalos ligados à vida sexual dos sacerdotes). Na Europa, sobretudo, a imprensa e certos ambientes da Igreja ditos progressistas vêm procurando associar esses tristes e inaceitáveis casos ao celibato. Eis algumas ponderações que gostaria de fazer:
1. Há, sim, na Igreja, sacerdotes pedófilos. É triste, é vergonhoso, mas é verdade. Eles não estão nela porque a Igreja os promove e os acolhe... Há sacerdotes pedófilos, como há pastores evangélicos pedófilos, pais de família pedófilos, professores pedófilos, juízes pedófilos, médicos, psicólogos, militares e jornalistas pedófilos... Nem mais nem menos! Aliás, como já acenei neste blog, a grande maioria dos abusos de menores dá-se no recinto do próprio lar. Quando era padre acompanhei muitos desses dramas dolorosos e de difícil resolução... Então, por que aparecem muito mais os casos de padres pedófilos? Por vários motivos. Eis alguns: (1) É muito mais difícil para um sacerdote se esconder; (2) os casos com padres são mais divulgados pelo potencial de escândalo e de atrair atenção; (3) há o contato de muitos padres com jovens coroinhas e jovens educandos nas escolas católicas; (4) em alguns países há uma indústria mafiosa para arrancar dinheiro da Igreja com casos de pedofilia verdadeiros ou forjados...
2. Associar a pedofilia ao celibato é pura má fé! Uma coisa é totalmente independente da outra. Um pedófilo pode mascarar-se por baixo do ministério sacerdotal como pode encapar-se num casamento! E são tantos! O celibato é um dom de Deus para a Igreja e, que fique bem claro: não há nenhuma propensão do Papa e do episcopado de suspender a disciplina atual, que exige o celibato dos sacerdotes! A crise de vocação não é motivada pelo celibato, como também a crise de fidelidade não tem no celibato a sua causa! A crise é de fé, não de celibato!
3. É preciso deixar claro o seguinte: o atual processo de secularização, de banalização do sagrado, da redução do sacerdócio a uma profissão e do padre a um fazedor de pastoral - esquecendo a ontologia mesma do sacerdócio, isto é, a essência, o ser mais profundo do padre, que pelo sacramento da Ordem torna-se um homem de Deus, um outro Cristo, um homem inteiramente consagrado "às coisas de Deus” -, é isto, precisamente, que leva ao relaxamento e ao enfraquecimento da vida moral de tantos padres. Há uma tendência, até mesmo em certos setores da Igreja, dever o padre de modo secularizado, tirando-lhe todo o sentido sagrado e místico. Até na nomenclatura, quantas vezes, em tantos ambientes teologicamente doutros, evita-se chamar o padre de sacerdote para denominar-lhe simplesmente presbítero... é de fé católica e é indispensável recordar: o padre deve ser um homem de Deus, um homem sagrado e consagrado, um homem cujo modo de ser e de viver deve trazer claramente as marcas do Eterno!
4. Nunca esqueçamos: somos pecadores! O padre, como qualquer outro ser humano, é membro de uma humanidade ferida, com falhas, com más tendências, com fraquezas. Os padres são assim, os casados são assim, a humanidade toda é assim! O cristianismo ensina claramente que todos somos marcados pela ferida do pecado original. Não somos certinhos, bonzinhos, cheirosinhos! Somos lavados por Cristo, salvos por Cristo, recuperados, curados pela cruz de Cristo! Não é por acaso e não é jogo de cena que ao início de toda a Missa comecemos por bater no peito pedindo perdão. O pecado é uma realidade concreta, forte, próxima, presente na nossa existência. Contra o pecado é necessária a vigilância, a oração, a mortificação, uma profunda adesão ao Senhor. Nunca nos deveríamos assustar com o pecado, mas olhar para o remédio, que é Cristo, e dele fazer uso! Sempre houve padres com más tendências na área sexual-afetiva. Muitos desses conseguiram superar e integrar suas misérias com uma vida espiritual séria e devota. Com a oração, a sincera busca da direção espiritual, a confissão e os demais meios que a Igreja nos oferece para buscar a santidade, é possível ir superando as feridas e quedas e ser um santo sacerdote, um verdadeiro homem de Deus. O padre, o cristão não são uns impecáveis, mas pessoas a caminho no seguimento de Cristo, olhando para Ele, nele colocando a esperança, nele procurando o perdão e nele crescendo dia por dia, até o Dia eterno. O problema é que com a secularização e o relativismo atuais, tudo parece permitido, tudo é jogado na conta da misericórdia de Deus, tudo é resolvido, psicologicamente! Penso que um dos maiores problemas para uma verdadeira e leal vivência do celibato dos padres é, precisamente, a secularização, isto é, a mundanização, a perda da consciência e dos sinais de uma clara identidade que mostra no rezar, no modo de viver, no modo de se divertir... são uma capa para esconder insegurança e vida dupla... Não concordo de modo algum! Há, realmente, aqueles que se prendem de modo exagerado e patológico a sinais externos, como as vestes eclesiásticas e paramentos, descuidando-se de outros aspectos importantes e até mesmo do cultivo de uma piedade profunda, madura e integrada, de um zelo pastoral verdadeiro, de uma simplicidade de vida, sem ostentações ou luxos e sem excessivas preocupações materiais. Mas, daí, a se afirmar, como é costume hoje em muitos meios da Igreja, que valorizar o sagrado do sacerdócio é sinal e sintoma de hipocrisia, de carreirismo, de exibicionismo, de autoafirmação e mascaramento, é realmente um passo muito comprido e serve somente para justificar o outro extremo: a secularização, a vida sem piedade, uma compreensão do sacerdócio de modo simplesmente humano, funcional e mesmo profissional...
5. Vivemos num mundo complexo, paganizado, em crise de valores... Os jovens que entram no seminário não vêm do céu, mas do mundo. É fácil tirar o menino do "mundo", mas tirar o "mundo” do menino, como é difícil. Aqui a urgência de uma formação seminarística que dê mística sacerdotal sólida, madura e profunda aos candidatos ao sacerdócio, também a necessidade de conhecer a dinâmica afetiva dos seminaristas. É preciso ter bem claro: Um rapaz que não consiga ser casto no celibato não pode, de modo algum, ser padre! Um rapaz com tendências pedófilas tem que ser imediatamente mandado embora do seminário. Do mesmo modo, um sacerdote que se mostra incapaz de viver seu celibato deve ser aconselhado a deixar o exercício do ministério e, no caso de pedofilia, deve ser realmente excluído do exercício do sacerdócio: deve ser demitido do estado clerical. Quanto à tão propala condescendência de Igreja com padres pedófilos no passado, é bom não esquecer que não se tinha nem de longe ideia da extensão e da gravidade da situação dessas pessoas pedófilas.... O problema da pedofilia na sociedade é uma realidade que emergiu há poucas décadas atrás e ainda nos surpreende a todos!
6. É bom também que se saiba que na Igreja há o Direito Canônico: ninguém pode ser condenado sem uma acusação formal, sem ser antes advertido, sem o direito de defender-se. Não é justiça e é contra a caridade promover simplesmente uma caça às bruxas. Como também é pecado grave de omissão por parte da autoridade eclesiástica simplesmente fechar os olhos para os escândalos e delitos dos sacerdotes: é necessário tomar corajosamente as medidas cabíveis!
7. Uma coisa importante: a infidelidade de muitos não pode deixar na sombra a fidelidade heróica e silenciosa de muitos e muitos tantos que, no dia-a-dia, sem aparecer nos jornais, dão um esplêndido testemunho de amor a Cristo e aos irmãos. Que ninguém duvide: a grande maioria de nossos padres vive com alegria e amor a Cristo o seu celibato e é digna de todo o respeito e toda a confiança de nossa parte. Os católicos devem ter muito cuidado com uma imprensa em geral anticristã e sensacionalista, preocupada não com a verdade, mas com o escândalo. Quanto já se tentou incriminar o Santo Padre dos mais variados modos! Quanto já se deturpou atitudes e palavras do Papa! Que inferno fizeram os meios de comunicação com o caso da menina do aborto de Alagoinha, em Pernambuco... Até quando seremos ingênuos, achando que os meios de comunicação transmitem a mais pura verdade sem escusos interesses por trás da notícia?
8. Uma última observação: nos momentos de glória e beleza da vida da Igreja (como, por exemplo; no sepultamento de João Paulo II) é fácil estufar o peito e, declarar-se católico. O católico verdadeiro, o verdadeiro filho da Igreja, é aquele que nos momentos de dor e de escândalo, quando a Igreja é apedrejada, chora com sua Mãe católica, crava os olhos em Cristo, reza e permanece fiel. Para este, vale a palavra do Salvador: "Fostes vós que permanecestes comigo em todas as minhas tribulações!” Nunca esqueçamos: o mundo não está preocupado com o bem da Igreja ou das vítimas da pedofilia, mas com o escândalo, o sensacionalismo e a imposição hipócrita do politicamente correto. É só!

16/04/2010

Festa de Madre Rosa 2010


A Comunidade da Rocinha em São José de Mipibu realizará no período de 2 a 6 de Maio a festa de sua Padroeira, Beata Madre Rosa Gattorno. É na alegria de celebrar o amor de Deus na vida dos santos, que a comunidade convida a todos os devotos de MADRE ROSA para participarem dos festejos. A programação da festa segue a baixo:

Dia 2 de Maio

19h—Santa Missa

Lema: Rosa Gattorno: a Serva orante

Cel. Fr. Zezinho (Vigário)

Noiteiros: Pau– Brasil; Tancredo neves; Km 38

Convidados: Movimento da Esperança

Dia 3 de Maio

19h—Celebração da Palavra

Lema: Rosa Gattorno: amante do Crucificado

Cel. Ir. Antônio, fsa

Noiteiros: Bonfim I, II; Quebra Fuzil e Zuador.

Convidados: Pastoral da Juventude de São José de Mipibu

Dia 4 de Maio

19h—Celebração da Palavra

Lema: Rosa Gattorno: Mulher doação

Cel. Diácono Eliano, fsa

Noiteiros: Centro; Fraternidade Mons. Antônio Barros e Laranjeiras dos Cosmes

Convidados: Adoradoras Leigas consagradas

Dia 5 de Maio

19h—Santa Missa

Lema: Rosa Gattorno: Mulher que encarnou o Evangelho de cristo

Cel. Pe. Magno Jales, fsa

Noiteiros: Taborda; Bairro novo e benfeitores da comunidade

Convidados: Terço dos homens da Paróquia

Dia 6 de Maio - Dia da Padroeira

18:30—Procissão de encerramento(concentração em frente a Capela)

Lema: Minha vida é um nada para oferecer em prosperidade da Igreja.

19:30—Santa Missa

Cel. Pe. Matias (Pároco)

Noiteiros: convidados; paróquias; MFPP; NICP; Infância Missionária; Mãe peregrina

Convidados: Fraternidade discípulos da Mãe de Deus; Filhos e Filhas de Sant´Ana; Instituto Secular e todos os membros da Família da Santa Mãe de Deus.

Todos os dias da Festa, na programação social, terá barracas de comidas e de brincadeiras, música ao Vivo e no último dia a escolha da Rainha da Festa, além do sorteio de 6 prêmios ( Ferro Elétrico; Garrafa Térmica; Faqueiro; Vestido; Prêmio Surpresa e um Aparelho de DVD). Os bilhetes estão sendo vendidos pelos agentes de pastorais da Comunidade à 2,00 reais apenas. PARTICIPEMOS COM GRANDE ALEGRIA DESTE MOMENTO.

Dia de despedida ao Pe. Valdo!






Hoje (dia 14\04) foi um dia, posso dizer, um pouco de tristeza, pela partida do querido Pe. Valdo. Mas Nosso Senhor tem seus planos e cabe a nós acolher com humildade e dar nossa contribuição na construção do Reino. O dia começou com a Missa no Colégio Maristella, onde as Irmãs fizeram um lindo e emocionante agradecimento e ao meio dia reunimo-nos todos, irmãos e irmãs para juntos vivermos este belíssimo momento. No seu discurso de agradecimento ele disse: "Agradeço a todos pelo carinho e peço desculpas por alguma coisa que tenha feito de errado." Nesta simples frase ele mostrou a beleza do seu interior, capaz de reconhecer seus limites. Acho que é por isso que ele conquistou tanta gente.

Ir. Jarbson

15/04/2010

No coração o pulsar de um novo chamado







Foi desejando trazer à realidade o pulsar de um novo chamado aos corações do jovens, que a Pastoral Vocacional dos Filhos de Sant'Ana, que trabalha no território Natal e adjentes, deu início aos seus trabalhos para este ano de 2010. O Despertar Vocacional abriu as atividades e aconteceu na nossa casa localizada em Natal, e contou com a presença de 9 jovens, que após os trabalhos se sentiram empolgados a descobrir o que pulsava no coração, aponto de dar um passo mais adiante. A temática do encontro foi desenvolvida pela Ir.Célia, fsa e pelo Ir. Jarbas, além da ajuda dos Irs. Charles, Fábio e Eliano que integram a Equipe Vocacional. O encontro encerrou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco Calheiros, fsa. O que nos resta agora como missão é produzir um trabalho fecundo que oriente os jovens à um caminho sincero de descoberta do chamado de Deus, portanto, não mediremos os esforços em desenvolver os encontros nos interiores do estado e dos estados visinhos, como também nas Paróquias.

Ir. Jarbas

13/04/2010

Semana santa em missão. Comunidade do sagrado coração de Jesus do catita, interior de Belém d “Nas pegadas de Cristo crucificado”




Cantando louvores ao Senhor da vida e do chamado gostaríamos de partilhar nossa rica e desafiadora experiência de missão. Estávamos em três (Ir. Leide, Ir. Rosi e Ir. Anderson) as 07 h do dia 31 partimos do colégio santa rosa em direção a cidade de são Domingos do capim onde lá chegando atravessamos o Igarapé de barco para pegarmos um transporte do outro lado que nos levaria a comunidade do catita foram média de duas horas mata a dentro,acreditamos que nossa missão já havia começado com todo vapor, desafios e aventuras. Conosco já estava o jovem Moises que veio nos receber e nos conduzir até a comunidade, ao chegarmos à mesma já era perceptível o acolhimento e a experiência de fé por eles vivenciada. Neste mesmo dia começamos as visitas nas famílias nos organizando e motivando-as a partir dos responsáveis há vivenciarmos um tempo frutuoso e dinâmico. Na noite do dia 31 aconteceu uma bonita celebração de acolhida e a abertura oficial das atividades propostas a ser realizada nos dias de missão, esta primeira noite foi marcada pela acolhida, abraços e muita alegria, estes elementos elencados eram bem expressos pelos semblantes dos que ali se encontravam. Na quinta-feira santa pela manhã nos encontramos com as crianças da comunidade, foi uma manhã diferente com muita dinamicidade e carisma próprio para criança levamo-las a refletirem sobre a semana santa por meio de pinturas, palitos, colagem e atividades outras. Seguindo as atividades da quinta-feira na parte da tarde tivemos uma programação especial para os casais, nossa! Ficamos surpresos com a riqueza das partilhas de vida e de tantos testemunhos edificantes foi tão significativo este momento que tivemos a idéia de trazermos as partilhas em grupo para serem apresentada nas celebrações: do lava-pés e da paixão do Senhor; Encerramos nossas atividades da quinta-feira com a celebração da Ceia do Senhor presidida pela Ir. Rose com a participação especial dos jovens dramatizando o evangelho do dia. e a vigília Eucarística até a meia noite com a participação de todas as pastorais. Iniciamos a sexta-feira da Paixão do Senhor com a juventude da comunidade, fizemos uma caminhada bonita em direção a capela refletindo a temática dos discípulos Emaús,ao chegarmos no ambiente do encontro contávamos com a participação de 48 jovens empolgados uma boa parte comprometida com as atividades da comunidade,com eles vivenciamos momentos de animação,trabalhos em grupo,dramatizações, e em momento especial Ir.Leide falou de Madre Rosa para eles,enfim foi um momento rico de espiritualidade e formação.As 14:00h nos reunimos para a via-sacra momento de profunda piedade auxiliado pelas tradições da própria comunidade, seguido da via-sacra iniciamos a celebração da paixão do Senhor. É significativo ressaltar duas realidades: Uma é o profundo silencio que a comunidade vivencia neste dia, a outra e a forma piedosa que eles vivenciam os atos litúrgicos próprio da paixão, eles encarnam a luz da própria tradição da comunidade os sofrimentos de Cristo e as dores de nossa Senhora. A noite da sexta-feira foi marcada por um nobre sentimento “sermos família” encontrávamos no salão da capela para assistirmos juntos o filme sobre a vida de Jesus, ao encerrar o filme dávamos por concluído as nossa atividades prevista para este precioso tempo de missão.
Sentimo-nos privilegiados por este precioso tempo de desafios, doação e aprendizagem, portanto agradecemos aos nossos superiores pela abertura, e as nossas comunidades pelo apoio espiritual e ainda estendemos nossa gratidão a pequena porção do povo de Deus presente na comunidade do Catita, Belém do Pará.

Ir. Anderson

Missão na Semana Santa







A Comunidade São Joaquim ( Noviciado) viveu, durante o período da Semana Santa, um tempo rico de Missão. Os Irmãos que formam a Comunidade formativa junto aos formandos se doaram na propagação do nome de Nosso Senhor no reflexo de sua paixão, morte e ressurreição. As Paróquias de Sant'Ana e São Joaquim - onde se localiza o Noviciado - e de Nossa Senhora da Penha em Monte Alegre- RN, distribuídos em comunidades diversas, poderam acolher e experimentar do nosso carisma manifestado nos encontros com as pastorais, visitas as casas e as Celebrações Litúrgicas do Tríduo Pascal. A nossa gratidão ao Pe. Matias da Páróquia de Sant'Ana e São Joaquim e Pe. Raul de Monte Alegre pela confiança depositada em nós, como também pelo apoio afim de que nossa missão podesse ser exercida no Reino de Deus. Tempo de aprofundar e crescer na fé seria um resumo mais próximo do que foi a Missão de Semana Santa para nós.

12/04/2010

A Maternidade Uma Das Principais Vias De Santificação Percorrida Por Rosa Gattorno


Ao tratarmos da maternidade de Madre Rosa, voltamo-nos para sua principal característica humana, que, também, é uma particularidade da espiritualidade vivida por ela e, por conseguinte, experimentada pelos demais membros da família religiosa como meio para viver o espírito de família. Com isso, a Beata Rosa Gattorno acolheu plenamente a sua humanidade o que a levou a santificação. Por isso, sentiu-se impulsionada a revelar e propagar a profunda experiência com o “Sumo Bem” – expressão utilizada por ela, muitas vezes, para dirigir-se a Cristo - como mãe, religiosa e/ou fundadora.
Na maternidade ofertada aos seus filhos, Madre Rosa não se esquivou das responsabilidades inerentes a isto, que tinha sido imputada por Deus. Isto é, ela identificou isso na sua história pessoal como ação divina. Embora, tivesse sido solicitada a abandonar seus filhos, Madre Rosa estava consciente de que eles precisavam dela e por isso não podia esquecê-los. Assim, quando possível, estava presente na vida deles.
Logo, ela percebe que essa experiência deve ser levada para Igreja, visto que, nisso, Deus a chamava para revelar a maternidade Dele aos que careciam e carecem deste amor. Portanto, nela encontra-se a maternidade como um dom de Deus que é revelado, mormente, como doação aos diversos pobres, assumindo isso por meio do comprometimento com os conselhos evangélicos.
Deste modo, Rosa Gatorno enfatiza essa dádiva, empenhando-se na fundação de uma família religiosa. Para tanto, ela tratou ou trata a todos nós( membros desta família) como filhos e nos convida a ser um sinal notável e concreto desta maternidade, que é um apelo do Dileto Jesus.
Então, nossa Madre nos observa da Eterna Morada junto ao seu Amado Jesus, como mãe, porque, por ação divina experimentou tão grande amor e aceitou manifestá-lo aos que precisam dele e aos que são insensíveis a ele. Assim sendo, somos impelidos a levar adiante esse amor como peculiaridade de nossa estirpe e meio de santificação. Por causa disso, devemos viver, inclusive, nossa humanidade confiante nas seguintes palavras da Madre: “[Filha] fica [tranqüila], que a paz da alma unida à tranqüilidade do corpo e a resignação perfeita à vontade de Deus muito servem para nossa pobre humanidade.”

Clebson Faustino

10/04/2010

Curso de Liturgia das Horas em Fortaleza


Nos dias 9 e 10 de abril, estive em Fortaleza para facilitar o curso de Liturgia das Horas para os nossos Aspirantes e as formandas da Congragação das Elisabetinas.
O objetivo do encontro, através das palestras e orientações práticas, foi o de conhecer e apreciar a Liturgia das Horas para poder celebrá-la mais proveitosamente.
Os participantes do curso o avaliaram de maneira positiva e se comprometeram a por em prática o conhecimento adquirido.

Pe. Magno Jales

09/04/2010

Ultimo pensamento de Madre Rosa, no leito de morte.


Neste dia me que festejamos os dez anos de Beatificação da Madre, nada melhor do que vermos o texto que ela proferiu para as Irmãs já no leito de morte:
“Caro meu amor, Jesus, esta cabeça que agora cansada por ter muito afadigado por Ti, meu Jesus, nas longas vigílias e em tantas situações, por Ti assim me encontro.
Estes ouvidos que pouco escutam, por se terem ferido tanto pelos gritos da humanidade; e isto por Ti, meu Jesus.
Estes olhos que já não se vêem, pelas continuas noites a escrever, trabalhar por Ti, meu Jesus.
Esta boca que agora parece tão feia ao somente abrir-se, porque não tem mais força nem o respiro suficiente par articular palavras, e isto por ter consumando os pulmões falando, orando por Ti, meu Jesus.
O olfato que também este padeceu pelo forte fedor das grangenas, tudo isto por Ti, meu Jesus.
Este peito que agora se é esgotado por Ti, meu Jesus, por ter fadigado continuamente em todo tipo de trabalho e dificuldade sem jamais dar-lhe repouso, e eis que agora não tem mais força; somente aquela divina que tu me ofereces. Tudo por Ti, meu Jesus.
Estas costas que agora fracas, já não dão sinal de vitalidade,e isto por Ti, meu Jesus, porque continuamente mal apoiadas,e agora, doloridas mais que nunca por Ti, meu Bem, Jesus.
Estes pés e pernas que agora não se sustentam mais, e isto por estar continuamente em pé, correndo sempre e por toda parte pela tua Obra, se consumaram, por Ti, meu Jesus.”
“Consumatum est”

E como está o andamento da canonização de Madre Rosa?




Para chegar ao evento da canonização que todos esperamos e desejamos ardentemente, e que assim definitivamente o reconhecimento da santidade, acontecido na beatificação, a condição requerida pela práxis da Igreja e pela atual disciplina canônica passa pela prova de um novo sinal a ser implorado, com viva fé, na oração. Trata-se de um novo milagre, atribuído de modo inequivocável à intercessão de Madre Rosa.
No momento atual da CAUSA DE Canonização de Madre Rosa, nos são apresentados continuamente muitas e muitas graças, mas é necessário que aconteça um grande milagre a ser implorado ao Senhor, com viva fé por intercessão da Beata Madre Rosa.
Outro elemento importante que não deve ser transcurado quando se verifica uma cura prodigiosa imprevista é comunicar rapidamente à Postulação, de modo que se possa proceder, sem demora, à coleta das provas e dos documentos solicitados para dar início ao procedimento canônico.
E porque as causas de canonização honram toda a Igreja espalhada no mundo, queira o Senhor nos conceder, o quanto antes, este dom para sua maior glória e em benefício de toda a humanidade.

Ir. A. Angela Florio – FSA

PARTE III da homilia




A causa de beatificação teve inicio em 1912 junto à cúria de Roma. Em 21 de dezembro de 1998, regulamentado o processo, nós havíamos declarado que a serva de Deus viveu as virtudes em gral heróico. Sucessivamente a Congregação para causa dos santos examinou, com êxito positivo, um prodigioso milagre atribuído a intercessão de Madre Rosa Gattorno. O decreto do milagre foi promulgado no dia 28 de junho de 1999. E hoje junto a Roma, na Praça da Basílica de São Pedro, nesta solene celebração litúrgica, proclamamos:
Acolhendo o desejo de nossos Irmãos Arcebispos das dioceses que pediram o processo de beatificação... e ouvindo o parecer da Congregação para Causa dos Santos, com a nossa autoridade apostólica concebemos que a Serva de Deus Ana Rosa Gattorno de agora em diante seja chamada Beata e que se possa celebrar a sua festa em todos os lugares e em conformidade com as normas estabelecida pelo direito, todos os anos na seguinte data: 6 de maio... No nome do Pai do Filho e do Espírito Santo...
Sentimos um particular prazer em exaltar a caridade e a grandeza desta mulher ao qual se dou plenamente a família e aos pobres, pondo sua vida sempre em conformidade com o evangelho.
(Como no mesmo dia da Madre, mais cinco servos de Deus foram proclamados Beatos então fiz um resumo da homilia pegando somente as partes que falam diretamente da Madre)

08/04/2010

PARTE II da Homilia no dia 9 de abril de 2000


Presidente da Pia União das filhas de Maria Imaculada, as novas Ursulinas, confiada pelo Pe. Guiseppe Frassinetti , com pleno consentimento do Arcebispo Dom Charvaz, animou varias Associações caritativas impulsionada pela sua doação total e riqueza interior.
Guiada pelo confessor, tendo como suporte o encorajamento do seu Arcebispo, e sobretudo por uma generosa obediência à solicitação do venerável Pio IX fundou em Piacenza a Congregação das Filhas DE Sant´Ana, tendo como peculariedade a inspiração recebida.  Vestiu o hábito no dia 26 de julho de 1867, depois de inevitáveis problemas civis e emitiu os votos religiosos em 1870.
Superando as dificuldades de todos os tipos e inumeráveis provações espirituais, nos sacrifícios pessoais e de mãe sempre afetuosa se dedicou com grande zelo a Obra de Deus totalmente confiada a providência e animada de uma coragem ímpeta de caridade, decidida a servir somente a Jesus nos irmãos enfermos e na Humanidade ferida, anunciou o amor que salva e que cura as feridas do coração.
Com sensibilidade e dedicação materna, vivenciou todas as formas de pobreza e sofrimentos humanos, gastou sua vida em favor dos pobres, pequenos, enfermos, anciãos, indefesos e jovens em risco. O seu ardente zelo para a salvação da alma e a difusão do Evangelho não tiveram limites e seu Instituto se difundiu rapidamente em toda a Itália, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, França e Espanha. Na sua morte eram 3500 irmãs.
Ana Rosa Gattorno concluiu sua vida terrena em Roma no dia 6 de maio de 1900 com uma larga fama de santidade suportada pelos tantos favores atribuídos a sua intercessão.

06/04/2010

Homilia proferida pelo saudoso Papa João Paulo II na Beatificação da Madre

PARTE I

“Eu quando for elevado da terra atrairei todos a mim (Jo 12,32)”. Assim João no seu Evangelho exprime o mistério de Jesus na oferta total de si ao Pai. Mais para que esta promessa possa encontrar repleta, é necessário entrar na dinâmica do Amor.
Ana Rosa Gattorno teve a graça de descobrir o estilo do Pai e aderir plenamente – “meu Bem, como posso fazer para que todo o mundo vos ame?” e ainda: “Amor meu! Servi-me uma vez deste miserável instrumento teu para reavivar a fé e a conversão dos pecadores.”
Rosa Gattorno nasceu em Genova em 14 de outubro de 1831, de Francesco e Adelaide Campanella, família de bom nível social e de uma sólida formação Cristã. Foi batizada logo quando nasceu e recebeu o sacramento da confirmação em 1843. Educada e instruída no ambiente familiar, segundo o costume do tempo, revelou uma característica sensível, amável, apta a caridade, inclinada a piedade e aos cuidados aos enfermos reagindo as ideologias do difícil clima político e anticlerical da época.
No dia 5 de novembro de 1852 casou-se com Gerolamo Custo e tiveram 3 filhos, ficando viúva 6 anos depois. A primeira filha, em idade precoce ficou surda muda e o ultimo filho, com poucos meses de nascido veio a falecer logo após o seu pai.
Muitas foram às provas que vieram sobre a vida matrimonial e sua maternidade.  Encontrando um sinal profundo de Deus, mas na dor Rosa Gattorno recupera a força do espírito, sustentada pela oração e comunhão eucarística diária, na apaixonada contemplação de Jesus Crucificado se senti chamada a segui-lo com intensidade de fé e de amor, ofertando-se totalmente a Ele e na compreensão e na partilha dos sofrimentos de muitos irmãos, incansavelmente se prodigou a uma heróica caridade sem esquecer-se da dedicação aos seus filhos.

Missão na Samana Santa







Neste ano, como de costume, saímos em missão durante o Tríduo Pascal. Concerteza foi uma experiência bonita em celebrar com o povo de Deus este período rico para todo Cristão em que Cristo é imolado por cada um de nós.
As comunidades assistidas foram as seguintes:
EXTREMOZ: Ir. Adriano e Ir. Fábio – Comunidades: Estivas, Barro vermelho, Capim e Biribera
GUAMARÉ: Ir. Jarbson e Ir. José Ailton – Comunidades: Lagoa doce e Mangue seco I, Salinas da Cruz e Ponta de salinas.
A nossa gratidão aos Párocos pela confiança e disponibilidade e assim esperamos que tenha sido um tempo fecundo em cada comunidade.

Ir. Jarbson

Decreto do milagre para causa de Beatificação de Madre Rosa

Congregação para causa dos santos
Diocese de Roma
A venerável Serva de Deus Ana Rosa Gattorno, nasceu em Genova em 14 de outubro de 1831. Em idade jovem ficou viúva, pois ao centro da sua vida o “sumo bem”, prodigando incessantemente  pelos necessitados, dos mais pobres e dos doentes e das jovens “em perigo”. Em 1866, sustentada pelo intuito de Pio IX fundou em Piacenza (8 de dezembro) o Instituo das Filhas de Sant´ana que guiou com materna e sábia solicitude abrindo-o os horizontes da Igreja universal, no ardente desejo de anunciar Cristo, e de servi-lo em cada situação de pobreza  e enfermidade. No dia 6 de maio 1900, concluiu a sua laboriosa vida em Roma circundada por uma grande fama de santidade.
A causa de beatificação e canonização foi iniciada, junto a cúria de Roma em 1903. No dia 21 de dezembro de 1998, diante do Sumo Pontífice João Paulo II foi promulgada o decreto sobre as virtudes heróicas.
Em vista da beatificação a Congregação para a causa dos santos, recentemente submeteu aos conceitos exames,  a verificada  cura milagrosa de Irmã Ana Angelina Zanchetta (ida Rosa) a irmã, na idade de 26 anos, (final de 1970), começou a sentir graves perturbações renais, em seguida a uma grande infecção nas amígdalas. Feita a cirurgia de retirada das amígdalas, não obstante a nefrite aguda em andamento, a situação não melhorou, mais foi agravando-se com sempre maiores danos renais e nas vias urinárias. Tendo sido necessários continuas internações, especialmente em hospitais altamente especializados, as terapias medicas desde tempos praticadas não trouxeram nenhum melhoramento, assim que a doença foi piorando, com aparecimento de cólicas renais recorrentes, cálculos e hematurias imponentes e infecções recidivas difusas, complicadas pela acentuadas retenção hídrica e anemia rebeldes efetuadas três biopsias renais, foi dado o diagnostico conclusivo (1978) de “glomerulonefrite proliferativa mesangial com esclerose”; sem contar os comprometimentos de outros órgãos com conseqüências intervenções cirúrgicas.
O estado de saúde da irmã continuava nos anos que se seguiram, sempre em crescendo de gravidade, até o ponto de acreditar, ser a doença, praticamente irreversível e o diagnóstico muito reservado “quoad vitam”. Em 1991, verificando-se um grave colapso, foi necessária uma enésima internação. Durante esta ultima hospitalização, diante de um diagnostico considerado desastroso, a Superiora e as irmãs do hospital de Medicina (Bo), solicitadas também pelas circular da Madre Geral tomaram a iniciativa de recorrer a intercessão da serva de Deus Ana Rosa Gattorno, com uma novena em sua honra; a qual se associou com grande fé a Irmã doente. A conclusão desta novena, no dia 11 de fevereiro de 1991, se verificou em modo totalmente imprevisto a cura, e despareceram todos os sinais e os efeitos da gravíssima doença que tinha afligido a Irmã durante 20 anos.
Sobre o caso, nos anos 95-96, foi instituído na Diocese de Bolonha o processo diocesano, cuja validade jurídica foi reconhecida pela congregação para Causa dos Santos, com decreto do dia 20 de dezembro de 1996. A consulta médica do Dicasterio, na seção do dia 17 de dezembro de 1998 por unanimidade declarou que a cura foi extremamente rápida, completa e duradoura; absolutamente inexplicável cientificamente. ..
O Sumo Pontífice João Paulo II, pelo subscrito Prefeito, Sua Santidade, acolhendo e aprovando o juízo para causa dos santos, dispôs que viesse redigido o decreto sobre a miraculosa cura. Assim foi feito segundo as normas em data hodierna... O Beatíssimo Padre solenemente  declarou: resulta provado o milagre operado por Deus por intercessão da venerável serva de Deus, viúva, fundadora da Congregação das Filhas de Sant´Ana, isto é a cura extremante rápida, completa e duradora de irmã Ana Angelina zanchetta de “glomerulonefrite proliferativa mesangial com persistente proteinuria e hematuria; calculose renal infectada; anemia sideropenica e gastrite atrofica. ”
O Sumo Pontífice dispôs em fim que este decreto viesse publicado e inserido nos atos da congregação para causa dos santos.
Roma 28 de junho do ano do senhor de 1999

05/04/2010

Dia da Páscoa.



As primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado foram mulheres. Isto apesar - ou porque – as mulheres não eram vistas como testemunhas legalmente competentes. Talvez isso nos mostre que para acreditar na Ressurreição temos que confiar não apenas nos comentários de outras pessoas, mas em nossa própria experiência. As “mulheres não sabiam o que pensar” e Pedro ficou perplexo diante da notícia de que Ele havia ressuscitado.
Este é o pré-requisito para a fé e a visão das coisas não-visíveis. Estar aberto à profunda maravilha de nossa própria criação e de como o nosso ser é penetrado pela mente de Cristo - este é finalmente o caminho para reconhecê-lo. É também um dos frutos da meditação, unir fé e crença à experiência - ou como dizia John Main - para “verificar as verdades de nossa fé em nossa própria experiência”. A ressurreição não é “sobrenatural”. Ela nos envia de volta a esta vida de uma maneira nova.

D. Laurence Freeman

03/04/2010

Feliz Páscoa

Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.

Sua proposta de vida não foi atendida por muitos.
Condenaram este homem e crucificaram-no ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que o terceiro dia a vida acontecia.

A páscoa existe para nos lembrar deste momento inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor.
Ressurreição da amizade, da vontade de ser feliz.
Ressurreição dos sonhos, das lembranças.

E de uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa.
Cristo morreu, mas ressuscitou.

Que este seja o verdadeiro da minha, da sua, da nossa Páscoa, que possamos encontrar amor, carinho, paz, fraternidade, companheirismo, porque isso sim é o verdadeiro sentido da Páscoa.

(autor desconhecido)

01/04/2010

Reflexões para a Semana Santa II


Quarta-feira da Semana Santa

À medida que chegamos ao limiar dos Mistérios da Páscoa, deveríamos fazer uma avaliação sobre o que a Quaresma significou para nós este ano e refletir se nos preparou para entender com mais profundidade os significados que novamente vamos explorar. Para nos aprofundarmos mais no significado, precisamos deixar de lado nossa descrença e nos abrir para a nossa experiência, até mesmo – na verdade, especialmente – quando a nossa experiência parece incompreensível.

Existe um plano ou um padrão no cosmos em que Cristo forma um ponto de convergência e Iluminação central? São Irineu chama isso de “Recapitulação” de todas as coisas em Cristo significando um resumo, repetição e correção de tudo o que existe e que acontece “em Cristo”. Mas antes que a visão do todo em escala cósmica entre em foco precisamos de algum modo responder essa pergunta desde a perspectiva da nossa própria vida. Esperamos que a Quaresma nos tenha tornado mais sensíveis para esse nível de verdade e de auto-conhecimento.

Laurence Freeman OSB

Tradução: Mónica Baña Alvarez


Terça-feira da Semana Santa

‘Um de vocês me trairá’. As palavras de Jesus envolveram Seus discípulos em um calafrio, e eles queriam saber quem seria. Isto significa que cada um suspeitava que talvez fossem capazes de traí-Lo. Se nós temos o potencial de partilhar a bondade da glória de Deus, a capacidade de sermos divinizados, nós também temos o potencial de desperdiçá-la. A luta para permanecer no caminho do crescimento positivo é contínua. Tão logo nos tornamos complacentes ou mudamos da graça para o perfeccionismo, a lenta integração e iluminação de nosso lado sombrio se interrompe. Todos sabemos – em momentos de depressão ou raiva ao longo do dia – quão facilmente o lado sombrio pode dominar. Confiar na nossa capacidade de saber e reconhecer isto – permanecendo focados na pura consciência – reverte esse ocasional colapso e até se transforma em progresso positivo. Ultimamente, não temos que temer nem mesmo nossa pior capacidade de negação e traição a nós mesmos. Onde há pecado, a graça cresce e fatalmente nos inunda ainda mais.

Laurence Freeman

Tradução: Marcia Orantas

Encontro vocacional



De 26 a 28 de março, aconteceu na comunidade dos Filhos de Sant’Ana ,em Fortaleza(Ce),o segundo encontro vocacional do ano de 2010.Estiveram presentes oito jovens de diferentes cidades do estado do Ceará(Fortaleza,Barreira,Sobral e Itapebuçu) todos com o objetivo de trilhar com confiança seu caminho vocacional.
Iniciamos na noite do dia 26 com a acolhida dos vocacionados e o jantar, em seguida fizemos um trabalho de reflexão pessoal. Dentro da programação refletimos a cerca dos sentimentos e do seguimento a Jesus Cristo. Podemos organizar debates, apresentações e reflexões que foram de fundamental importância para a integração do grupo. Também participamos de uma encenação da Paixão de Cristo, entrando, assim, no clima da Semana Santa que nos leva a refletir sobre o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Através disso conseguimos rever melhor algumas de nossas realidades diárias e dividirmos um pouco de nossas experiências. Também se manifestou de forma clara o convívio fraterno entre os vocacionados e deles com a comunidade, mostrando o vinculo existente e que cada vez mais deve aumentar.
Esperamos que a cada dia o Senhor que nos chama possa fortalecer em nossos corações a chama viva do seu Amor nos impulsionando no serviço a Ele e ao seu povo.
Aos Irmãos e aspirantes da Comunidade os nossos agradecimentos pela acolhida e ajuda em nosso caminho vocacional.
Que Maria Imaculada interceda sempre por todos nós!

Vocacionados.