INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

16/03/2008

Domingo de Ramos


Neste liturgio de hoje, o profeta Isaias descreve a profecia do “Servo Sofredor” e antecipadamente profetiza a vida daquele que nos vem da à salvação, daquele que vem tirar o pecado do mundo, o Jesus Nazareno. Mostra-nos sua atitude de amor e confiança em Deus, demonstrando o amor pelos irmãos e deixa-o em suprema liberdade de atitude de qualquer provação, de qualquer dor, pois sua confiança em seu Pai esta acima de tudo.
Também é o famoso “cântico do Servo de Javé”. A missão do Servo é aqui aproveitada como encorajamento dos fracos e abatidos, para isso persiste no que Javé lhe pede e não recua diante das dificuldades e ataques dos adversários.
Quem o acusará se o seu advogado é o próprio Deus?
Tal foi a característica de Jesus, e é a características dos seus seguidores.
São Paulo em sua carta aos Filipenses faz um hino que fala mais diretamente de algumas preocupações instintas dele a respeito dos Filipenses, pois vemos uma descrição de Cristo que não se apegou com egoísmo a sua posição divina de ser igual a Deus. Provavelmente, Paulo, selecionou esse hino por causa das ênfases no desprendimento e na humilde, que em ultima instância, significou a própria morte e ainda acrescenta que essa morte foi numa cruz.
O quarto e sombrio, Judas se encarna de remorso, e proclama a importância de Jesus, diante das indiferenças das autoridades. As trintas moedas mostram que Jesus foi traído pelo preço de um escravo. A mulher de Pilatos, pagã, reconhece que Jesus é justo enquanto isso, o povo, enganado pelas autoridades pede a morte de Jesus, acreditando estar fazendo o bem. Revestidos com todos os sinais de poder, Jesus é motivo de zombaria, mas despojado desse seu poder ao retirar as próprias vestes, Ele se revela como verdadeiro Rei. Aquele que entrega sua vida para salvar o povo.
Em meio ao aparente fracasso, a fé descobre todo o significado da morte de Jesus. Com ela chega o dia do julgamento e começa a Era da ressurreição e todo homem que chega a morte é desmascarado e a vida se manifesta em plenitude. A salvação esta aberta para todos aqueles que confessam que Jesus é o Filho de Deus.

Josenildo Ferreira

0 comentários: