INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/05/2011

O Significado Da Cruz No Novo Testamento


No primeiro capítulo do livro: A Cruz, observamos que a cruz não era e nem é um símbolo de uso exclusivo dos cristãos. Já nas antigas civilizações como, por exemplo: no Antigo Egito, na Ásia, na Europa, na Índia, em Israel; além disso, por Platão, filósofo da Grécia pré-cristã; nisso encontramos relatos da utilização do simbolismo da cruz. Em outras palavras, a cruz não é uma descoberta genuinamente nossa. Entretanto, é com o cristianismo que ela ganha, ou melhor, Jesus lhe institui um novo e definitivo significado com a sua paixão redentora.

Para esclarecer essa questão temos que nos remeter inicialmente ao o apóstolo Paulo que, provavelmente, foi o primeiro a desenvolver uma teologia própria da cruz. Paulo afirma que, “a cruz é para os judeus um escândalo, para os gentios uma loucura, mas para as pessoas chamadas, tantas judias como cristãs, Cristo, é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,23s). Para ele, a cruz é uma imagem de um Deus que ousa humilhar-se em seu Filho Jesus Cristo e abrir-se aos fracos. Dessa forma, Deus utiliza-se da Cruz, que está intrinsecamente associada a idéia de fracasso, para restituir a nossa dignidade e nos elevar a condição de co-herdeiros de seu reino celeste.

A cruz é sinal visível do amor incondicional de Deus por nós. Visto que, foi por meio da morte de Jesus na cruz que nós obtivemos a remição dos pecados, ou seja, por meio dela Jesus operou para nós a salvação. Também, vale salientar, que a cruz é um sinal para a nova existência na fé, na qual somos conduzidos pelo espírito de Jesus Cristo e não mais por nossas paixões. Assim sendo, a partir dela Deus reina sobre nós e não mais este mundo.

Por fim, a cruz, a qual Jesus se utilizou para vencer o pecado, para nos salvar, tirou-nos das trevas para luz, da impotência para o novo poder, do ódio para o amor. Assim, a cruz é imagem de uma existência redimida para a vida de cada um que com Cristo morre e ressuscita diariamente.

Ir. José Ailton

Ir. Josenildo Ferreira

6 comentários:

Gostei da síntese proposta pelos irmãos. Realmente Jesus dá um significado novo à cruz. Mas ouvindo uma história sofrida de um pai que perdeu seu filho recentemente, como falar para ele do sentido da cruz? esta é a minha dúvida.

Pe. Magno
 
Ir. Tállison!

Indiscutivelmente, a cruz em Jesus de Nazaré ganha um sentido todo novo e/ou uma expressão toda nova e positiva.
Instrumento de morte e derrota se trasforma e em Jesus se torna instrumento de vida, vitória e Ressurreição,logo,vencendo o pecado para nos salvar,Jesus nos resgata por meio da cruz, simbolo de morte e dor que se tranforma em vida plena e plena libertação.
Portanto,que no hoje de nossa história a cruz seja motivo de redenção(libertação) e não de sofrimento(murmuração), mas que, alimentado pela fé em Deus possamos sempre mais transcendermos sem nos prendermos somente no sofrimento e morte.
Parabéns aos Irmãos por tal síntese!Bem preparada por sinal.
 
Este segundo capítulo do livro é bem profundo, porque nos faz compreender o verdadeiro simbolismo da cruz. E uma figura cristã que nos auxilia, é Paulo. Quanto ao artigo dos irmãos, foi feito de forma clara e objetiva, acredito que compreenderam bem a mensagem, e pra mim, é uma boa leitura, pra aqueles que querem fazer uma síntese do capítulo.
 
Ir. MAGNO, tbm faço a mesma pergunta, RT "ouvindo uma história sofrida de um pai que perdeu seu filho recentemente, como falar para ele do sentido da cruz?" Lembro do Papa Bento XVI quando respondeu a pergunta da criança do Japão relacionada ao sofrimento delas por causa do tsunami.... "Deus tbm sofre com elas"... DEUS TBM SOFRE COM ELE, pq explicação e justificação não há. Tem para a de seu Filho - Jesus?...
 
Gostei da sintese dos Irmãos. Parabéns!
 
Outro dia, ouvi uma reflexão, que alguém, não me lembro quem, fez a partir de uma pergunta: "Onde está Deus, que não vê os nossos sofrimentos?" Para esta pergunta responderam: "Deus está no mesmo lugar onde ele estava quando seu filho morreu na cruz - Ao seu lado". Esta é a atitude de Deus diante dos nossos sofrimentos. Permanece silenciosamente ao nosso lado, sofrendo conosco, sendo compassivo. è a mesma atitude de Maria, segundo o Evangelho de João: DE PÉ DIANTE DA CRUZ DE SEU FILHO. Atitude que expressa dignidade, fortaleza, mas sobretudo FÉ.

Pe. Magno