INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

20/05/2011

II Fórum brasileiro de cultura - Fortaleza/CE

Por Ir. Tállison Ferreira
Fortaleza - CE

Tema: Desafios da Cultura para a Ação Evangelizadora.


Caros leitores, nos dias 17 à 19 de maio do corrente ano, Os Filhos de Sant'Ana de Fortaleza, participaram do II Fórum Brasileiro de Cultura realizado pela CNBB na Faculdade Católica de Fortaleza/CE. O II Fórum teve como objetivo: Refletir sobre os desafios que a cultura compreendida em seu desenvolvimento dinâmico traz para a ação evangelizadora, visando despertar na Igreja do Brasil, uma atitude dialógica e propositiva.
O II Fórum Brasileiro de Cultura teve inicio no dia 17 de maio de 2011 no auditório da Faculdade com Saudação de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques – Arcebispo de Fortaleza.Dom Orani João Tempesta – Comissão Episcopal de Cultura – CNBB.
Conferencia: Atualidade da Constituição Pastoral Gaudium et Spes para o diálogo com a Cultura.Conferencista: Dom Dimas Lara Barbosa. No dia seguinte 18 de maio de 2011 foi refletido outro sub-tema, Desafios da cultura para a presença da religião no contexto da pós- modernidade, palestrantes: Prof. Dr. Pe. Manfredo Araújo de OliveiraDebatedor: Dr. André Haguette – UFC. Para o dia 19 de maio de 2011, tivemos a última conferência com o sub-tema: Universidade, cultura e sociedade. Com o conferencista: Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens SJ – Universidade Católica de Pernambuco.Debatedor: Profa. Dra. Ir. Marly Carvalho Soares – UECE/FCF. Também salientamos que durante estes dia todas as tarde houve CÍRCULOS de CULTURA, ou seja, momentos para se aprofundar em algum sub-tema proposto pelo evento.

Portanto, deixamos aqui a mensagem provocativa de que precisamos como Igreja sermos mais corajosos frente os desafios da globalização e da mundialização, sendo assim, fiéis ao anuncio do
Evangelho.

0 comentários: