INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/06/2010

Meditações de Sant'Ana - V


MEDITAÇÃO PARA O QUINTO DIA
“A VOCAÇÃO DE ABRAÃO” – Gn 12,1-5



A pergunta feita por Deus a Adão: “Onde estás?”, logo após o ato pecador, nos coloca diante do grande mistério que circunda o Criador e a sua criatura, sim, porque a pergunta não diz respeito a uma dimensão espacial. Na sua onisciência, Deus sabe e vê tudo. O “onde estás” há uma valência toda espiritual. Isto é, no fundo, o Criador pergunta a Adão onde está o seu “coração”, sede não somente das simples emoções, mas da própria identidade humana enquanto imagem e semelhança de Deus. Desde o princípio, a relação humano – divino se constrói no espaço da comunicação. Deus diz... Deus cria. O agir de Deus vem precedido pela sua Palavra que salva. Mais que palavra, de conotação estática, Verbo, espaço dinâmico e interativo.
A própria aliança é pura comunicação, compreensão plena de intentos e disposição a acolher e amar o outro como ele é.
Deus nunca deixou de “chamar” o ser humano a participar consigo à obra da redenção; ainda que hoje haja quem diga que Ele não convoca mais seus eleitos, na verdade se engana. O nosso Deus, como os “enamorados”, sussurra; não grita. E infelizmente em um mundo de tantos barulhos e sons estridentes, realmente o seu convite contínuo passa despercebido.
Se faz necessário, muitas vezes, sair do meio do barulho para corajosamente entrar no deserto e “escutá-lo” como único som inteligível.
Neste contexto se manifesta a experiência de Abraão. Ele “ouve” o Senhor, acolhe a sua Promessa e participa da sua Benção.
O Senhor continua ininterruptamente a chamar-nos. Como Abraão abramos o nosso espírito ao entendimento da sua Palavra e acolhamos o seu eterno e atual chamado.

Pe. Valdo

0 comentários: