INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

27/06/2010

Meditações de Sant'Ana - II


MEDITAÇÃO PARA O SEGUNDO DIA
“A CRIAÇÃO DO HOMEM” – Gn 2, 7-15; 18-24


Para o Povo de Deus, a Sagrada Escritura é um continuo debruçar-se sobre a incansável capacidade de Deus de “fazer nova todas as coisas”. O ato criador divino se atua dia após dia através daqueles eventos que fazem parte do nosso quotidiano, e que nós, engolidos por nossos afanos e atividades não nos damos mais conta.
A criação do homem e da mulher, não se dá somente como uma “conseqüência lógica” de um processo evolutivo; mas como uma realidade dialógica. O nosso Deus é o deus da comunicação, do diálogo, da participação plena de si com e em direção ao outro. A prova está na sensibilidade divina em ter propiciado ao homem uma companheira que o entendesse e com ele se comunicasse segundo suas categorias.
Por duas vezes vem no livro do Gênesis acenada a criação da humanidade. Em um primeiro enfoque se dá peso à participação humana do ser divino. Fomos criados à sua “imagem e semelhança”. Possuímos incito no nosso ser a capacidade de nos comunicarmos com Deus. No segundo se acentua a dimensão dialógica da nossa existência. Fomos criados para nos comunicar; completamo-nos no outro. O diverso é apreciado por Deus, a sua criação é rica, próprio porque assim Ele a fez. E nós o atestamos com a nossa própria vida e atitude cada vez que nos abrimos e acolhemos o diverso, o outro como espaço de diálogo, crise e síntese.
Caminho fazendo se perceberá como é de capital importância para o nosso crescimento espiritual a disposição a escutar e conservar no coração aquilo que nos vem comunicado, e que ao seu tempo nos ajudará a aproximarmo-nos mais de Deus.

Pe. Valdo

0 comentários: