INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/06/2010

Meditações de Sant'Ana - III


MEDITAÇÃO PARA O TERCEIRO DIA
“O PECADO” – Gn 3,1-7


A Criação divina se apresenta como um todo harmônico, onde cada ser, cada espaço possui a sua vitalidade participada e continuada no outro.
Porém ao lado desta beleza e bondade conjugadas, o Criador quis que a sua mais amada criação: o ser humano pudesse participar, não da mero expectador, mas da ativo companheiro na compreensão e atuação do mistério. O dotou de corpo, consciência e liberdade, características que se entrelaçam somente no homem e na mulher.
Corpo para nós significa bem mais que o espaço que nos delimita enquanto matéria pensante; a compreensão de que somos, agimos e existimos. A “corporalidade” nos põe próprio dentro de uma dinâmica de relações onde o tocar, o sentir associados aos outros sentidos nos humanizam. A consciência nos da a capacidade de nos “espelharmos”, vermos o diverso como... diverso. A liberdade nos propicia aquela salutar possibilidade de escolher aquilo que nem sempre nos alegra em modo fatível, mas que nos faz perceber-nos capazes de altruísmo e determinação.
Tudo isto, porém pode ser distorcido pelo pecado, esta capacidade “diabólica”, isto é de dividir, mascarar o justo, o certo, trocando-o pelo possível, pelo “quem sabe”, pelo egoísmo e por fim pelo vazio. Ao significado unívoco dado por Deus de viver segundo a lei do amor, o ser humano escolhe a sua distorção, a dívida, ver o outro come um possível concorrente, rompendo aquela íntima comunhão outrora existente, e a partir do ato pecaminoso, uma distante recordação.

Pe. Valdo

0 comentários: