INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

21/02/2009

Carnaval: Tempo de viver a justa felicidade!


Nos próximos dias, celebraremos o Carnaval. É bom, então, fazermos, uma reflexão, sobre este momento que antecede o tempo Quaresmal. Reconhecendo além daquilo que é puramente humano um espaço oferecido para restaurar nossas forças, dar alegria, lembrando-nos da dignidade de nossa criação e de nossa redenção, chamados por Deus à justa felicidade.
A tristeza leva-nos às profundezas da terra. O coração do homem, do cristão, deve sempre transbordar de alegria pelo reatamento da união entre a humanidade e Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança e pela salvação que nos foi dada em Cristo Jesus.
Os dias de Carnaval deveriam nos conduzir à alegria do corpo e do espírito, a alegria que se traduz nas festas e danças a que todos são convidados, ricos e pobres, porque nossa salvação está próxima.
O bom senso se torna mais necessário neste período, para evitar dolorosos e tardios arrependimentos, Não faltam, nessa ocasião, notícias sobre eventos e suas conseqüências, como os blocos, os “abadas”, os camarotes “vip”, números de ônibus extra nas rodoviárias, aviões lotados, o perigo das rodovias e os cuidados para evitarem acidentes entre tantos motivos que nos leva a cair na onda do carnaval.
Nesse período a sexualidade humana é rebaixada e afrontosamente nivelada a manifestações de instinto animal. O turismo sexual, utilizando menores, fica em ênfase. Tantos são os motivos que tiram desse momento tão bonito o seu justo significado.
A nós cabe remar contra a maré, oportunidades não nos faltam de fazer desse carnaval, um momento de lazer, de diversão, de descanso, como também de restabelecermos espiritualmente. Muitos são os retiros oferecidos pelos diversos seguimentos da igreja, e que nos faz viver um pouco da dança, alegria, oração, contemplação, pode-se dizer que “tem pra todo gosto.”
Que esse carnaval possa ser mais do que tudo o que nos é oferecido pela sociedade, um encontro como nosso ser cristão, com aquilo que pulsa dentro de nós que somos cristão que se chama alegria.
Comunidade do noviciado

1 comentários:

Que esse TRATADO sobre o que se segue nesses dias de carnaval, ajude os nossos leitore e leitoras a vivenciar relmente o ser livre que somos, na alegria da diversão, com a consciência de Cristãos, que se utilizam desses momentos bons para evidenciar a essencia do sermos de Deus, que é amar com respeito e dignidade. Parabéns à Comunidade do Noviciado por tão grande ajuda.