INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

22/09/2010

XV Encontro Nacional das congregações que trabalham com juventudes















Na cidade de Jaboatão dos Guarapes -PE, durante os dias 16, 17, 18 e 19 deste mês em curso, 129 religiosos/as de todo o Brasil estiveram reunidos para promover a terceira etapa do projeto CELAM para as juventudes que a CRB nacional adotou. Neste ano chamado ano do Discernimento, as Congregações são chamadas a avaliar a sua caminhada frente os jovens e discernir se o caminho percorrido é coerente com a necessidade do público que os seus trabalhos abrange. Para tal fim, tivemos dois assessores, o Mauricio, Assessor Nacional da PJE, e o Pe. Sávio, assessor Nacional do Setor Juventudes da CNBB. Os dois nos ajudaram a perceber os pontos urgentes para o total atenção nossa em uma percepção muito além de nossos muros.

Diversos momentos formaram o encontro, onde éramos ou divididos por região, ou por Regionais ou por afinidades, como o SAV, PJS, Jovens fora do meio Eclesial e Movimentos. Assim, fomos discernindo o nosso real lugar no meio dos jovens, sempre iluminados pelo texto de Lucas, os discípulos de Emaús: “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”.

Posso partilhar que foi um momento muito rico, pois a fraternidade mesclada das diversas realidades presentes no encontro, como também a variedade de Congregações em suas diversas formas de trabalhos com Jovens, enriqueceram o caminho, como também fomentou o desejo de servir as juventudes do nosso país.

No encontro também foi apresentado o projeto para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil que acontecerá em agosto de 2015, no Rio de Janeiro. Este projeto contará com a participação efetiva dos Religiosos/as de todo o Brasil. Além disso, foram escolhidos os Religiosos/as que formaram a Delegação Oficial da CNBB para a Jornada Mundial em Madri.

O que brota é o coração grato a Deus por esta oportunidade de aprofundar e avaliar a missão frente as juventudes, e como Filhos de Sant’Ana, servi-lo melhor no desejo de resgatar os Jovens para uma realização na vida e vida em abundância.


Ir. Jarbas

0 comentários: