INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

14/01/2009

Encerramento da Escola de Formadores


No dia 14 de janeiro de 2009, em Carpina-Pe, aconteceu o encerramento da III Escola de Formadores do Regional Recife da CRB. O Irmão Fábio e o Pe. Magno foram participantes desta escola, que começou em julho de 2007.

Foram quatro etapas (julho de 2007, janeiro de 2008, julho de 2008 e janeiro de 2009)

Na primeira etapa, o tema foi: “Prontidão para construir o caminho”. Nesta etapa de trinta dias trabalhamos dinâmicas de entrosamento, auto-conhecimento, personalidade, caráter, bloqueios, defesas, processo de amadurecimento, integração afetiva sexual, Eneagrama, experiência de Deus: Imagens de Deus, experiência pessoal, experiência através de movimentos eclesiais/populares, oração pessoal e comunitária, análise de Conjuntura: Contexto sócio-político-econômico, dimensões da Formação: Missionária e Carismática, qualidade das Relações: familiar, comunidade formadora, congregação, povo.

Na segunda etapa, que durou quinze dias, cujo tema foi a “Disponibilidade para deixar-se modelar”, trabalhamos a segunda etapa do Eneagrama, Culturas e etnias, A pessoa do formador e da formadora: identidade, integração psico-espiritual e Ministério da Escuta: Formas de acompanhamento.

Na terceira etapa, que durou um mês, deu continuidade ao tema iniciado na etapa anterior: “Disponibilidade para deixar-se modelar”. Trabalhamos nesta etapa: Identidade da VC: Impasses e desafios, Perfil do Jovem: influências sociais, religiosas, econômicas, Cristologia: O itinerário formativo na pedagogia de Jesus, Discernimento: humano, espiritual, processo vocacional, motivação, missão, profetismo, Eclesiologia e identidade da Vida Consagrada, terceira etapa do Eneagrama, Formação e Questões Jurídicas: seleção, admissão e demissão, Questões de Gênero.

Na quarta e última etapa, que teve duração de quinze diz, tivemos como tem: “Liberdade para assumir a missão”. Nesta etapa trabalhamos: Etapas de formação e processo formativo,Teologia da Vida Consagrada e Retiro.


Pe. Magno Jales

0 comentários: