INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/06/2011

JUNFISA - Junho 2011

Por Ir. Juscimar e Ir. José Ailton
Coordenadores do JUNFISA-BR


O nosso encontro do Junfisa começou na sexta-feira, do 17 dias junho de 2011, no município de Pindoretama –CE, onde estavam reunidos todos os junioristas do Brasil (do Rio Grande do Norte: Natal e São José de Mipibu, e de Fortaleza – CE). Iniciamos nossoencontro fraterno com o Jantar e depois houve a abertura oficial do Junfisa com nosso Formador Pe Magno e algumas palavras de nosso Regional Pe. Fabio, nesta noite fizemos a partilha sobre as postagens do livro A Cruz de Anselm Grün, logo depois o nosso formador apresentou a proposta de estudo para o próximo encontro dos dias 08 a 11 de setembro que será em Natal-RN.

No sábado pela manhã o encontro foi assessorado por Gileno que é graduado em filosofia e mestre em psicologia. O mesmo deu início ao desenvolvimento do tema: sexualidade e afetividade na vida religiosa, no qual apresentou uma breve introdução, em linhas gerais, a respeito do tema abordado; no seu desenvolvimento ele proporcionou dinâmicas, exercícios de autoconhecimento e de auto-cultivo, sempre relacionados ao tema, tendo em vista o amadurecimento pessoal e grupal, através da percepção dos mecanismos do inconsciente, das crenças que criamos de nós mesmo, da constelação de parentesco, que é basicamente os traços que herdamos dos nossos familiares, traços tanto físicos quanto da personalidade.

O positivo do encontro foi a metodologia utilizada, a forma como foi apresentada nos abriu a novas perspectivas de trabalho pessoal para a vivencia em grupo. O assessor, citando exemplos a partir da sua experiência pessoal com relação a vida Consagrada Religiosa, enriqueceu o encontro. Além disso, na noite do sábado tivemos a nossa confraternização junina com: comidas típicas, um bom momento fraterno de diálogo, sorrisos, e principalmente o espírito de Família presente nos Filhos de Sant’Ana. Por fim, no domingo encerramos o encontro com a conclusão e avaliação do tema. Logo em seguida ao meio-dia tivemos o almoço de confraternização.

0 comentários: