INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

24/06/2009

Nossa Missão - 01 - Ir. Antônio




Ir. Antônio Almeida de Oliveira, natural de Crateús-CE. Ingressou na Associação no dia 15.01.2002. Após concluir as três etapas formativas, aspirantado, postulantado e noviciado fez a primeira profissão religiosa no ano de 2004. Atualmente está residindo na comunidade do noviciado em São José de Mipibu. E fará os votos perpétuos na festa de Sant´Ana, no dia 26 do próximo mês.
Foi transferido da comunidade do juniorato, no ano de 2006, onde atualmente se encontra a comunidade do postulantado. Lá desenvolveu sua missão no PROMAR (Projeto Madre Rosa), onde acompanhava um grupo de jovens. Também desenvolveu seu trabalho missionário no colégio Maristella, na catequese, Primeira Eucaristia e Crisma.
Atualmente acompanha três comunidades: Rocinha, Bonfim, e Zoador.
O Ir. Antônio falou para os nossos leitores como é sua missão como Filho de Sant´Ana.

Informe: Como se encontra atualmente sua missão?
Ir. Antônio: Eu me coloco como aquele que deve levar a Palavra de Deus aos mais necessitados. E percebo que a missão do Filho de Sant´Ana é essa, de estar presente onde a Igreja não consegue estar plenamente.
Informe: Como foi o ínicio do seu trabalho apostólico aqui em São José?
Ir. Antônio: Tudo começou com o convite do Pe. Valdo para dar continuidade ao trabalho do Ir. Dyan e Marcílio. Desse convite deu-se o inicio a todo trabalho que tenho hoje. Hoje já consegui estruturar a comunidade da Rocinha, que foi uma das minhas prioridades. Na comunidade temos celebrações da Palavra todo domingo, uma turma de perseverança com estudo bíblico, grupo de jovens que demos inicio há duas semanas, terço dos homens, duas turmas de catequese de 1°Eucaristia e contamos com a coordenação.
Informe: E a comunidade do Zoador?
Ir. Antônio: Me fizeram um convite para fazer uma celebração de corpo presente, porque o Pe. Valdo não pôde ir, e dessa celebração começaram os convites para celebrar aos sábados, e hoje estou acompanhando a comunidade. Hoje temos a coordenação, grupo de catequese e Celebrações da Palavra. Na comunidade Bonfim, temos estudo bíblico toda Quinta.
Informe: E como se encontra a comunhão das Comunidades com a Paróquia?
Ir. Antônio: Sempre tento fazer essa comunhão, mas é um pouco difícil. E vários fatores implicam essa falta de comunhão, um deles é a consciência das pessoas de participarem de uma rede de comunidades que forma a paróquia, para eles é como se fossem cada um por si, aquilo que poderíamos chamar de ser Igreja. Mas aos poucos vou tentando conscientizá-los.
Informe: Além dessas Comunidades, existe algum lugar em que o senhor desempenha sua missão?
Ir. Antônio: Sim, também ajudo na formação dos noviços, como também dou formação para as pastorais da paróquia, nos eventos ou dependendo das necessidades. Como celebrações da Palavra nas outras comunidades.
Informe: Para finalizar como o senhor se encontra na sua missão particular unindo a sua missão como Filho de Sant´Ana?
Ir. Antônio: Eu acredito que o serviço à Igreja passa através dos pequenos trabalhos, estando a serviço da Paróquia como Filho de Sant´Ana e como batizado me faz colocar a minha pobreza a favor do povo de Deus. A formação que recebi pela Associação me faz mais convicto para evangelizar as pessoas. E o que me realiza é está na missão, isso completa meu ser de consagrado que ouve a voz do Mestre e sai para evangelizar.
Jarbson Batista

0 comentários: