INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

06/12/2008

Retiro anual para os vocacionados







Com o tema “Vocação à Santidade”, encerramos os nossos encontros vocacionais do ano de 2008, com o retiro que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de novembro do corrente ano, na casa de retiro discípulos da Mãe de Deus em Macaíba - RN, lugar que nos proporcionou um grande contato com a natureza e de modo particular, fazer uma experiência profunda do amor de Deus que se manifesta em toda obra de sua Criação. No decorrer dos dias participamos da Santa Missa, partilhamos nossas experiências no caminho vocacional vivido durante todo o ano e além do tema principal, refletimos sobre as demais vocações na Igreja que tem esse caminho bonito a percorrer que é a Santidade.
Foram dias muito importantes para o nosso discernimento vocacional, pois através da nossa oração, pudemos refletir que assim como a salvação, a santidade é oferecida a todos os homens. “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 11, 44), havia dito Deus ao povo de Israel; e Jesus especificou: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai Celeste”(Mt 5, 48). Estas palavras, não as dirigiu o Senhor a um grupo escolhido; não as reservou aos apóstolos, aos íntimos, mas pronunciou-as diante da multidão que o seguia. Ele, o Santo por excelência, veio santificar todos os homens e a todos oferece os meios necessários, não só para a salvação, mas também para a santificação: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10, 10).
Assim dirige São Paulo aos cristãos de Corinto sua primeira carta: “Aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos com todos aqueles que em todo lugar invocam o nome do Senhor nosso Jesus Cristo”(1 Cor 1,2). Todos os que crêem em cristo, seja de que for, são efetivamente “chamados a ser santos”; o que, na linguagem do Apostolo, significa, sobretudo pertencerem, serem consagrados a Deus mediante o batismo e, portanto, em força desta consagração, tornarem-se pessoalmente santos.
Deste modo o Papa Bento XVI em uma de suas catequeses nos ensina que a “santidade não consiste em nunca ter errado ou pecado. A santidade cresce com a capacidade de conversão, de arrependimento, de disponibilidade para voltar a começar, e, sobretudo com a capacidade de reconciliação e de perdão. E todos podemos aprender este caminho de santidade”.
Que neste I ano vocacional 2008-2009, o Eterno Pai que é rico em misericórdia nos dê a graça do conhecimento íntimo de seu Filho Jesus que se fez Homem por nós, para que possamos amá-lo e segui-lo mais de perto.


José Elias do nascimento
(vocacionado)

0 comentários: