INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

24/02/2008

Filhos de Sant'Ana na Bolívia

Queremos chegar até vocês nossa saudaçao e o desejo que este Novo Ano traga para todos as Bênçaos necessárias e que seus desejos sejam realizados no decorrer do ano.
Pedimos desculpas pelo largo silêncio, porém acreditamos que vocês compreendem a necessidade que tínhamos de nos adaptar nesta nova experiência de vida. Com certeza cada um (a) está nos acompanhando com suas oraçoes. E é por isso que sentimos a responsabilidade de partilhar um pouco desta nossa primeira experiência missionária em terras extrangeiras.
Trazendo presente o testemunho das primeiras Filhas de Sant`Ana missionárias que aqui nos precederam percebíamos as exigências da missao que encontraram ao longo do caminho, seja no deslocar-se em atender aos necessitados, levando uma palavra de conforto diante das exigências e carências que as pessoas desta pequena e graciosa cidade demostrava ter. Ao chegarem aqui foram acolhidas com muita satisfaçao e apresso pelas autoridades e comunidade em geral que as fez sentir em casa, e que mesmo diante das incerteza e inseguranças que estavam sentindo nao lhes tiravam a certeza de que tudo estavam vivendo era vontade de Deus.
Nao obstante a isso também fomos muito bem recebidos por nossas irmas que nao pouparam esforços para que nossa adaptaçao acontecesse da melhor forma possível.
Ao decorrer dos dias fomos tomando conhecimento das necessidades desta diocese e em particular da paróquia na qual pertencemos. Em nossa primeira audiência com Dom. Francisco Chavier sentimos sua acolhida paterna que nao limitou palavras de acolhida e demostrou sua satisfacao por ter mas uma comunidade religiosa em sua diocese. O mesmo nos fez conhecedores das exigências pastorais e conta com nossa colaboraçao missionária.
Ao interno de nossa comunidade juntamente com padre Wilton superior da comunidade, buscamos nos organizar da melhor forma possível a fim de termos um hambiente agradável que favoreça nosso bem estar.
Nossa primeira atuaçao na paróquia foi através da Novena de Natal em Família onde iniciamos um contato com as pessoas que também nos acolheram e juntos celebramos como paróquia um Natal participativo que favoreceu a unidade e o espírito que é próprio deste tempo litúrgico.
Para melhor conhecimento da paróquia nos reunimos com o pároco, Padre Raul,
onde nos organizamos e percebemos as necessidades da paróquia e nos colocamos disponíveis em ajudar naquilo que esteja ao nosso alcance.
Assim estamos interagindo pouco a pouco na vida da comunidade através do contato com os diferentes grupos aqui existentes. Estamos realizando encontros formativos com os grupos para iniciar as atividades pastorais, como também jornadas de preparaçao para batismo, matrimônio e levando a Comunhao aos enfermos.
No dia 2 de fevereiro, celebramos a Solenidade da Apresentaçao do Senhor no Templo, onde tivemos a alegria de festejar o dia da Vida Religiosa, momento favoravel de percebermos nossa adesao ao Projeto de Deus em nossa vidas. Neste dia como comunidade elevamos nossa gratidao a Deus por nosso irmao Dian Carlos que renovou seus votos ao Senhor confirmando sua adesao e sua pertença a nossa Associaçao numa entrega total ao serviço da Igreja.
Comtudo percebemos que nossa missao já se faz presente em nossas vidas. Nao obstante a saudade que sentimos de nossa pátria, família e amigos, mas a cima de tudo está a realizaçao do Projeto de Deus em nossas vidas.
Ao falar de Bolívia especificamente de Tarija, constatamos a riquereza cultural de um povo que celebra com grande internsidade seus costumes e tradiçoes. Neste pouco tempo que estamos aqui já tivemos a alegria de participar de vários momentos onde percebemos a manifestaçao religiosa e cultural muito presente na vida destas pessoas que buscam manter viva sua identidade como povo boliviano.
En fim, nossos agradecimentos por nos ter sempre presente em suas oraçoes, saíbam que diante do Santíssimo Sacramento trazemos presente cada um (a) e recomendamos a Deus que os ajude em suas necessidades mais urgentes.
Um forte abrço dos irmaos.
Irmãos da Comunidade da Bolívia

0 comentários: