INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/04/2011

João Paulo II e Madre Rosa


"No contexto das celebrações do Ano Santo, hoje tenho a alegria de
elevar alguns novos Beatos à glória dos altares. São cinco Confessores da fé,
que anunciaram Cristo com a palavra e O testemunharam com o incessante serviço
aos irmãos. Trata-se de Mariano de Jesus Euse Hoyos, Sacerdote diocesano e
pároco; Francisco Xavier Seelos, Sacerdote professo da Congregação do Santíssimo
Redentor; Ana Rosa Gattorno, viúva, Fundadora do Instituto das Filhas de Santa
Ana; Maria Isabel Hesselblad, Fundadora da Ordem das Irmãs do Santíssimo
Salvador; e Maria Teresa Mankidiyan, Fundadora da Congregação da Sagrada
Família, na Índia."

"'E, quando Eu for levantado da terra Jesus prometeu no Evangelho atrairei todos
a Mim' (Jo 2, 32). Efectivamente, será do alto da Cruz que Jesus
revelará ao mundo o amor ilimitado de Deus pela humanidade necessitada de
salvação. Atraída irresistivelmente por este amor, Ana Rosa Gattorno
transformou a sua vida numa contínua imolação pela conversão dos pecadores e
a santificação de todos os homens. Ser "porta-voz de Jesus", para fazer a
mensagem do amor salvífico chegar a todos os lugares: eis o anélito mais
profundo do seu coração!

Totalmente consagrada à Providência e animada por um destemido
impulso de caridade, a Beata Ana Rosa Gattorno teve um único propósito, aquele
de servir a Jesus nos membros dolorosos e feridos do próximo, com sensibilidade
e atenção materna a todas as misérias humanas.
O singular testemunho de
caridade, deixado pela nova Beata, ainda hoje constitui um encorajamento
estimulante para quantos na Igreja estão comprometidos em transmitir, de maneira
mais específica, o anúncio do amor de Deus que cura as feridas de cada coração e
oferece a todos a plenitude da vida imortal."

"Maria, Rainha dos Confessores, nos ajude a seguir o seu Filho
divino, como fizeram os novos Beatos. E vós, Mariano de Jesus Euse Hoyos,
Francisco Xavier Seelos, Ana Rosa Gattorno, Maria Isabel Hesselblad e Maria
Teresa Chiramel Mankidiyan intercedei por nós a fim de que, participando
intimamente na Paixão redentora de Cristo, possamos viver a fecundidade da
semente que morre e ser recebidos como sua messe no Reino dos céus."

João paulo II - 9 de abril de 200

por ocasião da beatificação de Madre Rosa

João Paulo II - O Papa que mostrou a diferença e superou tudo!

Se alguém quer saber o que levou João Paulo II à honra dos altares, é só ver o que ele mostrou com sua vida!
Admiramo-nos o modo pelo qual Jesus revelou o amor do Pai quando esteve no mundo. Eis que em pleno mundo moderno, séculos XX e XXI, um homem revela esse mesmo Amor de uma forma atual e que quebrou todos os padrões religiosos.





















Alguém tem dúvida da sua santidade?

E hoje o que acontecerá na beatificação do Papa dos jovens?

Por site: cancaonova.com
A Vigília no Círculo Máximo acontecerá à noite. Para a Igreja, as celebrações de vigílias têm um significado particular de sempre prepararem para um grande dom. São um momento de reflexão, oração e comunhão.

"Os Santos representam para a Igreja uma riquíssima herança de graça e de fé", afirma Dom Frisina. Além da programação já divulgada para a noite da Vigília, a Santa Sé indicou ontem, sexta-feira, que algumas filmagens também contarão com o testemunho de jovens de Roma sobre a importância do exemplo e da palavra do Beato nas suas vidas.

Após a oração do Santo Rosário, durante o canto da Salve Regina, todos os presentes serão convidados a acender as suas velas em sinal de alegria a Deus e de devoção à Virgem Maria. Os peregrinos também poderão permanecer em oração durante a noite em oito Igrejas do Centro Histórico: S. Anastasia, S. Bartolomeo all’isola, S. Agnese in Agone a Piazza Navona (com um grupo de jovens poloneses), S. Marco al Campidoglio, Santissimo Nome di Gesù all’Argentina, S. Maria in Vallicella, S. Andrea della Valle e S. Giovanni dei Fiorentini.

A "noite branca de oração" será alternada por diversos momentos: leitura e meditação da Palavra de Deus "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2ss); "Vós, quem dizeis que eu sou" (Mt 16,15ss); silêncio e adoração eucarística; leitura de alguns textos de João Paulo II dirigidos aos jovens, bem como testemunhos e cantos com jovens, recitação do Rosário e Terço da Divina Misericórdia.

Nessas oito Igrejas, os peregrinos poderão viver o Sacramento da Reconciliação, já que numerosos sacerdotes ofereceram a sua disponibilidade para escutar as confissões.

29/04/2011

Beatificação de João Paulo II - o que acontece hoje, sexta- feira?

Por site: Cancaonova.com


O túmulo de João Paulo II, nas Grutas Vaticanas, foi aberto nesta manhã para a remoção do caixão com o corpo do Servo de Deus e a urna com seus restos mortais foi colocada diante da tumba de São Pedro.

O Papa foi sepultado no interior de três caixas: a primeira, de madeira, era aquela visível durante o funeral; a segunda é de chumbo e selada; a terceira, externa, é novamente de madeira, aquela que se viu nesta manhã no momento da extração do túmulo, em bom estado de conservação, embora manifestando alguns sinais de desgaste pelo tempo.

Após a abertura do túmulo, o caixão permaneceu exposto sobre um catafalco [suporte usado durante homenagens fúnebres], quando houve um breve momento de oração e o Cardeal Angelo Comastri entoou o canto das Ladainhas. Participaram da cerimônia também o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Cardeal Giovanni Lajolo e o Cardeal Stanislaw Dziwisz, bem como os bispos Fernando Filoni, Carlo Maria Viganò, Piero Marini e Zygmunt Zimowski; a Irmã Tobiana e as irmãs do apartamento pontifício de João Paulo II e os Responsáveis da Polícia Vaticana e da Guarda Suíça.

Após a Ladainha, o caixão foi levado diante da tumba de São Pedro e recoberto por um pano bordado a ouro. A grande lápide de mármore do túmulo – removida e posta em outra parte das Grutas, foi conservada intacta e será transportada a Cracóvia, para ser depois colocada em uma nova Igreja a ser dedicada ao Beato.

O caixão permanecerá nas Grutas até domingo, pela manhã, quando será levado à Basílica, diante do altar central, para a homenagem do Santo Padre e dos fiéis após a Beatificação. Nesse intervalo de tempo, as Grutas estão fechadas para o público. O caixão do Beato será depositado no altar da Capela de São Sebastião provavelmente na noite de segunda-feira, 2, após o fechamento da Basílica.


De acordo com o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina, "cada uma das três celebrações da Beatificação é fortemente caracterizada por alguns elementos particulares que pretendem sublinhar a riqueza da personalidade do novo Beato e, ao mesmo tempo, o grande impacto que o seu Pontificado teve na vida da Diocese de Roma e no mundo inteiro".

Novidades da beatificação

Por site: Cancaonova.com


A Beatificação do Servo de Deus João Paulo II envolve uma série de eventos antes e depois do Domingo da Misericórdia, 1º de maio, dia em que Bento XVI inscreverá o nome do Papa polonês no Livro dos Beatos da Igreja.

A Sala de Imprensa da Santa Sé promoveu na manhã desta sexta-feira, 29, um briefing [detalhamento do programa] para explicar como serão todos esses eventos.

Já são 2300 os jornalistas credenciados, representando 101 nações. Haverá 87 delegações oficiais de diversos Países, com 16 Chefes de Estado, entre os quais os da Itália e da Polônia, bem como representantes de cinco casas reais. A Missa de Beatificação será retransmitida por 1300 emissoras televisivas, com a cobertura de 230 fotógrafos e 250 rádios.

Participaram do briefing o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano (CTV), padre Federico Lombardi; o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina; o Responsável pelo Departamento das Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, padre Walter Insero, e o subsecretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Angelo Scelzo.

Preparação à beatificação de João Paulo II - Caixão é retirado do túmulo







Imagens divulgadas pela Sala de Imprensa do Vaticano nesta sexta-feira (29) mostra trabalhadores carregando o caixão do falecido Papa João Paulo 2º, na cripta da Basílica de São Pedro, durante uma cerimônia na presença de eclesiásticos. Caixão de João Paulo 2º é retirado do túmulo para beatificação.

27/04/2011

Decreto acerca do culto litúrgico a conceder em honra do beato João Paulo II, Papa

Por site: Vatican.va



A beatificação do Venerável João Paulo II, de feliz memória, que se realizará a 1 de Maio de 2011 na Basílica de São Pedro em Roma, presidida pelo Santo Padre Bento xvi, reveste um carácter de excepcionalidade, reconhecido por toda a Igreja católica espalhada na terra. Desejada tal extraordinariedade, depois de numerosas solicitações acerca do culto litúrgico em honra do novo Beato, segundo os lugares e os modos estabelecidos pelo direito, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos apressa-se em comunicar quanto disposto a propósito.

Missa de ação de graças


Estabelece-se que durante o ano seguinte ao da beatificação de João Paulo II, isto é, até 1 de Maio de 2012, seja possível celebrar uma santa Missa de acção de graças em lugares e dias significativos. A responsabilidade de estabelecer o dia ou os dias, assim como o lugar ou os lugares da reunião do povo de Deus, compete ao Bispo diocesano para a sua diocese. Consideradas as exigências locais e as conveniências pastorais, concede-se que se possa celebrar uma santa Missa em honra do novo Beato num domingo durante o ano como também num dia incluído nos nn. 10-13 da Tabela dos dias litúrgicos.



Analogamente, para as famílias religiosas compete ao Superior-Geral oferecer indicações acerca dos dias e lugares significativos para a inteira família religiosa.


Para a santa Missa, com possibilidade de cantar o Gloria, reza-se a colecta própria em honra do Beato (ver anexo); as outras orações, o prefácio, as antífonas e as leituras bíblicas são tiradas do Comum dos pastores, para um papa. Repete-se um domingo durante o ano, para as leituras bíblicas poder-se-ão escolher textos adequados do Comum dos pastores para a primeira leitura, com o relativo Salmo responsorial, e para o Evangelho.

Inscrição do novo Beato nos Calendários particulares


Estabelece-se que no Calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polónia a celebração do Beato João Paulo II, Papa, seja inscrita a 22 de Outubro e celebrada todos os anos como memória.


Sobre os textos litúrgicos concedem-se como próprios a oração da colecta e a segunda leitura do Ofício das leituras, com o relativo responsório (ver anexo). Os outros textos serão tirados do Comum dos pastores, para um papa.


Quanto aos outros Calendários próprios, o pedido de inscrição da memória facultativa do Beato João Paulo II poderá ser apresentado a esta Congregação pelas Conferências dos Bispos para o seu território, pelo Bispo diocesano para a sua diocese, pelo Superior-Geral para a sua família religiosa.

Dedicação de uma igreja a Deus em honra do novo Beato



A escolha do Beato João Paulo II como titular de uma igreja prevê o indulto da Sé Apostólica (cf. Ordo dedicationis ecclesiae, Praenotanda n. 4), excepto quando a sua celebração já está inscrita no Calendário particular: neste caso não é solicitado o indulto e ao Beato, na igreja em que é titular, é reservado em grau de festa (cf. Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Notificatio de cultu Beatorum, 21 de Maio de 1999, n. 9).


Não obstante qualquer coisa em contrário.


Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 2 de Abril de 2011.










(Antonius Card. Cañizares Llovera)
Praefectus




(+ Iosephus Augustinus Di Noia, OP)
Archiepiscopus a Secretis

Ampola com sangue de João Paulo II será exposta como relíquia

Por ACI digital/ Site: comshalom.org




O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que os milhares de fiéis que chegarem ao Vaticano este fim de semana para comparecer à cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II poderão venerar como relíquia do futuro beato uma pequena ampola de sangue.


A relíquia que será exposta à veneração dos fiéis, pela ocasião da beatificação do Papa João Paulo, é uma pequena ampola de sangue, inserida no precioso relicário que o Escritório das Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice preparou para este momento solene e íntimo, conforme sustenta um comunicado do Escritório.


O texto explica que a equipe médica que cuidou do Papa em seus últimos dias realizou extrações de sangue para pô-la à disposição do Centro de Transfusões do Hospital Bambino Gesú – que cuida do serviço médico papal-, no caso de uma eventual transfusão.


Entretanto, não se realizou nenhuma transfusão e o sangue extraído ficou conservado em quatro pequenas ampolas. Duas das quais ficaram à disposição do secretário particular do Papa João Paulo II, cardeal Dziwisz, e os outros dois permaneceram no mencionado hospital, devotamente custodiados pelas religiosas do centro. Precisamente estes são os que foram colocados em dois relicários.


Para o público, este será apresentado à veneração dos fiéis, na ocasião da cerimônia de Beatificação, de 1º de maio, e logo será conservado no Sacrário, sob os cuidados do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice, junto com outras importantes relíquias. O segundo relicário será novamente entregue ao hospital pediátrico romano Bambino Gesú, cujas religiosas, como foi informado, têm custodiado esta preciosa relíquia durante estes anos. O sangue se encontra em estado líquido, circunstância que se explica pela presença de uma substância anticoagulante, presente nas provetas no momento da extração.

24/04/2011

Urbi et orbis: Caminharmos fiéis com o Ressuscitado

Por site: radio vaticano
“Uma Páscoa feliz com Cristo Ressuscitado”.

Estes os votos de boas festas pascais do Papa, a todas as pessoas de língua portuguesa, falando da varanda central da basílica de São Pedro, neste domingo de Páscoa 2011, após a mensagem “Urbi et Orbi”, à Cidade de Roma e a todo o mundo. Uma mensagem em que Bento XVI partiu de uma antífona da Liturgia das Horas: “Na vossa Ressurreição, ó Cristo, alegrem-se os céus e a terra”. “A manhã de Páscoa – observou - trouxe-nos este anúncio antigo e sempre novo: Cristo ressuscitou! Continua a ressoar na Igreja o eco deste acontecimento, que partiu de Jerusalém há vinte séculos”.


“Até hoje – mesmo na nossa era de comunicações supertecnológicas – a fé dos cristãos assenta naquele anúncio, no testemunho daquelas irmãs e daqueles irmãos que viram, primeiro, a pedra removida e o túmulo vazio e, depois, os misteriosos mensageiros que atestavam que Jesus, o Crucificado, ressuscitara; em seguida, o Mestre e Senhor em pessoa, vivo e palpável, apareceu a Maria de Magdala, aos dois discípulos de Emaús e, finalmente, aos onze, reunidos no Cenáculo”. Não se trata de uma especulação, nem sequer de uma experiência mística – observou o Papa. A ressurreição de Cristo é um acontecimento concreto, que deixa uma marca indelével.

“A ressurreição de Cristo não é fruto de uma especulação, de uma experiência mística: é um acontecimento, que ultrapassa certamente a história, mas verifica-se num momento concreto da história e deixa nela uma marca indelével. A luz, que encandeou os guardas de sentinela ao sepulcro de Jesus, atravessou o tempo e o espaço. É uma luz diferente, divina, que fendeu as trevas da morte e trouxe ao mundo o esplendor de Deus, o esplendor da Verdade e do Bem.”

“Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar e desabrochar os rebentos nos ramos das árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humana, a cada expectativa, desejo, projecto…”. O próprio cosmos está chamado a aclamar o Ressuscitado, a entoar o aleluia pascal…

“…hoje, o universo inteiro se alegra, implicado na primavera da humanidade, que se faz intérprete do tácito hino de louvor da criação. O aleluia pascal, que ressoa na Igreja peregrina no mundo, exprime a exultação silenciosa do universo e sobretudo o anseio de cada alma humana aberta sinceramente a Deus, mais ainda, agradecida pela sua infinita bondade, beleza e verdade.”

Este hino cósmico que é também o hino pascal da Igreja inteira, é o hino de louvor dos anjos e santos, nos céus…

“No Céu, tudo é paz e alegria. Mas, infelizmente, não é assim sobre a terra! Aqui, neste nosso mundo, o aleluia pascal contrasta ainda com os lamentos e gritos que provêm de tantas situações dolorosas: miséria, fome, doenças, guerras, violências. E todavia foi por isto mesmo que Cristo morreu e ressuscitou!”

Cristo – sublinhou Bento XVI – “morreu também por causa dos nossos pecados de hoje. Foi também para a redenção da nossa história de hoje que Ele ressuscitou”. Por isso, esta mensagem pascal “quer chegar a todos e, como anúncio profético, sobretudo aos povos e às comunidades que estão a sofrer uma hora de paixão, para que Cristo Ressuscitado lhes abra o caminho da liberdade, da justiça e da paz”. E aqui o Papa referiu expressamente a Líbia, os países da África do Norte e médio Oriente, os tantos prófugos e refugiados, a Costa do Marfim, o Japão… começando precisamente pelo Médio Oriente, a terra de Jesus…

“Possa alegrar-se aquela Terra que, primeiro, foi inundada pela luz do Ressuscitado. O fulgor de Cristo chegue também aos povos do Médio Oriente para que a luz da paz e da dignidade humana vença as trevas da divisão, do ódio e das violências.

“Na Líbia, que as armas cedam o lugar à diplomacia e ao diálogo e se favoreça, na situação atual de conflito, o acesso das ajudas humanitárias a quantos sofrem as conseqüências da luta.

“Nos países da África do Norte e do Médio Oriente, que todos os cidadãos – e de modo particular os jovens – se esforcem por promover o bem comum e construir um sociedade, onde a pobreza seja vencida e cada decisão política seja inspirada pelo respeito da pessoa humana.

“A tantos prófugos e aos refugiados, que provem de diversos países africanos e se vêem forçados a deixar os afetos dos seus entes mais queridos, chegue a solidariedade de todos; os homens de boa vontade sintam-se inspirados a abrir o coração ao acolhimento, para se torne possível, de maneira solidária e concorde, acudir às necessidades existentes de tantos irmãos; a quantos se prodigalizam com generosos esforços e dão exemplares testemunhos nesta linha chegue o nosso conforto e apreço.

“Possa recompor-se a convivência civil entre as populações da Costa do Marfim, onde é urgente empreender um caminho de reconciliação e perdão, para curar as feridas profundas causadas pelas recentes violências.

“Possa encontrar consolação e esperança a terra do Japão, enquanto enfrenta as dramáticas conseqüências do recente terremoto, e demais países que, nos meses passados, foram provados por calamidades naturais que semearam sofrimento e angústia.

“Alegrem-se os céus e a terra pelo testemunho de quantos sofrem contrariedades ou mesmo perseguições pela sua fé no Senhor Jesus” – acrescentou ainda o Papa, quase a concluir a sua mensagem pascal. Que “o anúncio da sua ressurreição vitoriosa neles infunda coragem e confiança”.
“Cristo ressuscitado caminha à nossa frente para os novos céus e a nova terra, onde finalmente viveremos todos como uma única família, filhos do mesmo Pai. Ele está conosco até ao fim dos tempos. Sigamos as suas pegadas, neste mundo ferido, cantando o aleluia.”

“No nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A nossa realidade terrena é assim. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha conosco. Por isso, cantamos e caminhamos, fiéis ao nosso compromisso neste mundo, com o olhar voltado para o Céu. Boa Páscoa a todos!”

Feliz Páscoa!


20/04/2011

Simbologia da semana Santa: Quinta-feira/ Missa dos santos óleos

Por Ir. Ili Alves - Diocese de Palmas-TO


Fotos: google.com



Celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos a benção dos santos óleos:


Bênção dos Santos Óleos

Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:


Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.


Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.


Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

17/04/2011

Bioética - uma discussão pela vida

Neste final de semana, nós junioristas, estivemos reunidos em Natal/RN para o 1° JUNFISA, que teve como tema bioética e foi assessorado pela professora Margarida que com muita sabedoria nos levou a um conhecimento deste tema tão atual e tão discutido nos meios sociais. Em um primeiro momento, nos foi apresentado os conceitos básicos de bioética, seu surgimento, os personagens que contribuíram na formação, as discursões, os motivos, os objetivos... e no segundo momento passamos a ver dois aspectos que são bases para a bioética, Vida e Morte. Após este momento entramos nos grandes debates, tais como: clonagem, tanathos (os vários tipos de morte: eutanásia, cacotanásia, ortotanasia...), manipulação de embriões, aborto, pesquisas genéticas... entre outros temas que estão diretamente ligados à vida. Enfim, toda essa discursão ainda perdurará por muito tempo, em vista que, cientistas, filósofos, biólogos, médicos, não conseguem chegar a um senso do verdadeiro valor da vida. Enquanto isso, a vida estará submetida às nossas buscas de conhecimento. À nossa gratidão a Professora, que com seu jeito amigo e sábio de ser, nos possibilitou um conhecimento mais profundo do tema, como também ao nosso formador e os irmãos que na vivência da fraternidade revigorou nosso ser FSA.

Simbologia da Semana Santa: Domingo de Ramos

Por site: comsahlom.org / Ir. Ili Alves -Diocese de Palmas-TO - A Igreja propõe aos cristãos os sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus, tornado Homem, para no martírio da Cruz e na vitória sobre a morte, oferecer a todos os homens a graça da salvação.


Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus.A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor

João Paulo II será celebrado em outubro

Por site: comshalom.org


A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu ontem, 11, um decreto regulamentando o culto litúrgico reservado ao futuro beato João Paulo II.

Após a sua beatificação, em 1º de maio, no Vaticano, João Paulo II terá sua memória celebrada na diocese de Roma e nas dioceses da Polônia no dia 22 de outubro, dia em que inaugurou seu pontificado, em 1978.


As autoridades religiosas não concederam o “culto universal”, ou seja, a veneração em todas as igrejas do mundo, como ocorre com os santos, apesar da solicitação feita pelo Vicariato, no início do processo de beatificação.


Ser proclamado beato é o terceiro passo no caminho da canonização. O primeiro é Servo de Deus, o segundo venerável, o terceiro beato e o quarto, santo. Para ser santo é necessário comprovar que interveio em dois milagres.


Falecido em 2 de abril de 2005, João Paulo II será beatificado no prazo recorde de seis anos e um mês.

Catecismo Jovem da Igreja é lançado em português

Por site: Rádio renascença


O livro de catecismo “YouCat”, lançado esta quarta-feira, vem revolucionar a forma como a Igreja Católica comunica com os mais jovens, afirma o professor Marcelo Rebelo de Sousa. Para que os jovens compreendam a sua fé como um bom músico entende a partitura, é o desejo expresso pelo Papa no prefácio deste Catecismo Jovem, que Marcelo Rebelo de Sousa não duvida que vem revolucionar a forma da Igreja comunicar com os mais jovens. “É um salto qualitativo impressionante. Eu trabalho em comunicação social desde miúdo, quem trabalha em comunicação social tem a noção exacta do que isto significa. Isto é um salto qualitativo, foi como a passagem da televisão a preto e branco para a televisão a cores, isto é a mensagem evangélica com mais cores. Não é a três dimensões é a várias dimensões”, diz Marcelo Rebelo de Sousa. O “YouCat” foi lançado esta quarta-feira em três línguas - Português, Alemão e Inglês - e Bento XVI já recebeu um exemplar, indica o padre José Carlos Nunes, da Paulus Editora. Com um grafismo moderno e uma linguagem adaptada aos mais jovens, o “YouCat” é lançado agora já a pensar nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude, explica o padre Pablo Lima, director do departamento nacional da Pastoral Juvenil. Uma ferramenta para os jovens e para todos os catequistas e animadores que com eles trabalham, como de resto sublinhou o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, neste lançamento onde foi apresentado pela primeiras vez ao público o hino diocesano para as Jornadas Mundiais da Juventude.

15/04/2011

Ação de graças pelo dom da vida do Bispo de Natal/RN


... e uma parada para uma foto com Dom
José Gonzalez e dois padres da Diocese de Cajazeiras (PB)
Seminaristas na procissão de
entrada
Padres
Alguns dos 11 bispos
concelebrantes
Cerca de 3 mil pessoas participaram da
celebração
Autoridades
presentes
A homilia foi feita por Dom Antônio
Muniz, Arcebispo de Maceió e Presidente do Regional Nordeste
2
Dom Matias ouvindo, atento, à
homilia
Diáconos e
padres
Familiares de Dom
Matias
Imagem do
Presbitério
Pe. Bianor Júnior (de pé) e Mons. Rui
Miranda representando a Região Pastoral Sertão Central, Cabugi, Mato Grande e
Salineira
Representantes da Região Pastoral
Urbana
Religiosas de várias Congregações
também participaram da celebração
Momento da Oração
Eucarística
Momento da Oração
Eucarística
Dom Jaime Vieira, Bispo de Campina
Grande (PB)
Momento da
Comunhão
Cumprimentos do Pe. Edilson Nobre,
Vigário Episcopal para o Clero
Homenagem do grupo de jovens da
Comunidade Shalom
Da esq.: Pe. Júlio César, Pe. Aerton
Sales, Dom Matias, Pe. Edilson Nobre e Mons. Pedro
Ferreira