INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/04/2011

Beatificação de João Paulo II - o que acontece hoje, sexta- feira?

Por site: Cancaonova.com


O túmulo de João Paulo II, nas Grutas Vaticanas, foi aberto nesta manhã para a remoção do caixão com o corpo do Servo de Deus e a urna com seus restos mortais foi colocada diante da tumba de São Pedro.

O Papa foi sepultado no interior de três caixas: a primeira, de madeira, era aquela visível durante o funeral; a segunda é de chumbo e selada; a terceira, externa, é novamente de madeira, aquela que se viu nesta manhã no momento da extração do túmulo, em bom estado de conservação, embora manifestando alguns sinais de desgaste pelo tempo.

Após a abertura do túmulo, o caixão permaneceu exposto sobre um catafalco [suporte usado durante homenagens fúnebres], quando houve um breve momento de oração e o Cardeal Angelo Comastri entoou o canto das Ladainhas. Participaram da cerimônia também o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Cardeal Giovanni Lajolo e o Cardeal Stanislaw Dziwisz, bem como os bispos Fernando Filoni, Carlo Maria Viganò, Piero Marini e Zygmunt Zimowski; a Irmã Tobiana e as irmãs do apartamento pontifício de João Paulo II e os Responsáveis da Polícia Vaticana e da Guarda Suíça.

Após a Ladainha, o caixão foi levado diante da tumba de São Pedro e recoberto por um pano bordado a ouro. A grande lápide de mármore do túmulo – removida e posta em outra parte das Grutas, foi conservada intacta e será transportada a Cracóvia, para ser depois colocada em uma nova Igreja a ser dedicada ao Beato.

O caixão permanecerá nas Grutas até domingo, pela manhã, quando será levado à Basílica, diante do altar central, para a homenagem do Santo Padre e dos fiéis após a Beatificação. Nesse intervalo de tempo, as Grutas estão fechadas para o público. O caixão do Beato será depositado no altar da Capela de São Sebastião provavelmente na noite de segunda-feira, 2, após o fechamento da Basílica.


De acordo com o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina, "cada uma das três celebrações da Beatificação é fortemente caracterizada por alguns elementos particulares que pretendem sublinhar a riqueza da personalidade do novo Beato e, ao mesmo tempo, o grande impacto que o seu Pontificado teve na vida da Diocese de Roma e no mundo inteiro".

0 comentários: