INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/02/2011

Fiz a escolha certa!

Por Ir. Gilvan - Missionário na Bolívia

Hoje contemplo os mistérios de Deus em suas ações! Vivemos momentos fortes, momentos importantes e significativos que vão nos preparando para desafios ainda maiores. Parecemos não acreditar o que vivemos. A realidade sempre nos remete a indagar, a se pronunciar diante das circunstâncias do momento (...). Sempre aprendizagem, sempre surgindo motivação em contemplar a ação de Deus em nossas vidas. Quanto mais nos esforçamos a contemplar os mistérios, mais obscuro fica. Então, brota a certeza da esperança em nossos corações que fizemos a escolha certa. Por que a alegria vivida é a superação para as incertezas. Tentamos ser o que não somos, mas este não é o caminho; o caminho é construído no que somos e o que temos. A missão que abraçamos é o motivo a mais para erguermos um mastro e nela colocarmos uma bandeira, não a da vitória, mas a bandeira que deu o melhor de si. Viver o momento com liberdade no que faz, pensando no outro, é ação do coração, que experimentou e que vivi a liberdade do ser, que aprendeu diante dos mistérios e incompreensões o alivio da certeza que fez a escolha certa. Eu digo sem medo, fiz a escolha certa, mesmo vivendo em meio à mistérios.

Como ser santo?

Santidade não é fuga do mundo


Quer saber como ser santo? Faça bem todas as coisas. Leve Jesus para todos os lugares. Convide-O para estar em todos os lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação deste mundo. É saber que podemos curtir aqui, mas sem sermos "curtidos”. É saber que podemos deixar marcas de Céu na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor. Isso é ser santo. Fazer bem todas as coisas e amar. Esse é o segredo da santidade, a verdade de uma humanidade que vive a si própria na plenitude. O amor é tudo o que as pessoas procuram.

Somos o que queremos ser. Somos, por assim dizer, obra de nossas mãos. Em cada escolha nossa, deixamos um rastro de nosso jeito de ser pessoa e, assim, deixamos um jeito de ser santo. O amanhã depende muito de como vivemos o hoje. Não deixe a vida o levar; leve a vida! Não a desperdice!

Vamos viver com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.

Existem muitas pessoas que pensam viver, mas, na verdade, estão fingindo. Ao mesmo tempo, muitos acreditam que, para ser santos, devam deixar de viver. Não é nada disso. A ordem é: Viva! Viva a vida! Deseje o Céu!

É hora de nos levantarmos e propormos uma santidade linda, apresentada pela Igreja Católica há mais de dois mil anos e que é possível. Vamos santificar nossos namoros, nosso trabalho, nossas amizades, nossas baladas. É possível! O mundo e Deus esperam isso de nós! A juventude é uma riqueza que nos leva à descoberta da vida como um dom e uma tarefa.

Você se lembra do jovem do Evangelho que era muito rico e um dia perguntou para Jesus o que era preciso para ganhar a vida eterna? Se quiser, confira essa passagem em Mateus (19, 16-22); ele percebeu a riqueza de sua juventude. Foi até Jesus, o Bom Mestre, para buscar uma orientação. Mas, no momento da grande decisão, não teve coragem de apostar tudo em Jesus Cristo. Saiu dali triste e abatido. Faltou-lhe a generosidade, o que impediu uma realização plena. O jovem fechou-se em sua riqueza, tornando-se egoísta.

Não podemos desperdiçar a nossa juventude. Devemos vivê-la intensamente, apostando tudo em Jesus e sendo gente, humanos. Sempre com a certeza de que é possível sermos santos de calça jeans.

(Trecho extraído do livro "Santos de Calça Jeans" de Adriano Gonçalves).


Vem aí, o Carnaval FSA!

"Joven o que procurais?"

Esse é o tema de mais um carnaval da juventude FSA. Como de costume, o carnaval acontecerá em carpina-PE dos dias 5 a 8 de março.

Este evento já é uma tradição das irmãs da Província Nordeste que há muitos anos promevem com o intuíto de trazer aos jovens muita diversão, alegria e a espiritualidade da família de Sant´Ana. Nós filhos, estaremos participando e o INforme trará todos os flach´s destes dias de Graça. Acompanhe-nos com as orações!

23/02/2011

À descoberta do amor


Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo.



Mahatma Gandhi

"Jovens, abraçai um novo estilo de vida!"






Tivemos a grande oportunidade de mais uma vez poder receber alguns jovens em nossa casa para o primeiro encontro do ano. Iniciamos nosso dia acolhendo aos 11 jovens que vieram e em seguida fizemos nosso momento de oração, o qual fomos convidados a perceber a marca de Deus em minha juventude.
O encontro decorreu em um clima bastante agradável e animado. E contamos com clara e singular explicação do Ir Jarbas, que nos apresentou como, nos dias de hoje, ser jovem sem perder a essência que nos une a Deus, que deve ser o desejo constante da santidade. Santidade jovem; santidade de jeans; homens comprometidos com a causa do reino de Deus; enfim, jovens que amam muito a Igreja.
Tivemos também nosso momento de apresentar a eles, de forma não tão específica, a nossa identidade de Filhos de Sant'Ana. Desejosos de que eles tenham se sentido motivados de fazer um caminho conosco. E, desde já, queremos oferecer à Igreja vocações que possam no cotidiano de suas vidas responder com generosidade e ousadia jovem aos apelos que o próprio Senhor manifesta em cada vida e em cada filho seu.

Ir. Adriano Antonio.

Hora do Planeta


A Hora do Planeta é uma festa! Uma grande comemoração que reúne mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Juntos com o WWF-Brasil queremos mostrar que o aquecimento global não está com nada e que precisamos de medidas urgentes para manter o nosso planeta.

Para a festa ficar completa chame seus amigos e familiares. Somos nós todos juntos que vamos fazer a diferença. Seja um disseminador da Hora do Planeta e espalhe essa mensagem o máximo que puder.

No sábado 26 de março, entre 20h30 e 21h30, você e o mundo inteiro vão apagar as luzes por sessenta minutos em sinal de alerta contra o aquecimento global.

Selecionamos aqui algumas ações simples que você pode fazer para participar ativamente na nossa divulgação e ajudar o WWF-Brasil a mobilizar o maior número de pessoas:

- O primeiro passo é se cadastrar em “Quero Participar”. Assim o WWF-Brasil pode computar seu nome como participante e enviar as atualizações da mobilização;

- Depois acesse a área “Participe” do site e baixe o material que preparamos para você espalhar a mensagem da Hora do Planeta;

- Use as mídias sociais para falar da Hora do Planeta. Entre na comunidade Orkut e divulgue-a. Curta a página do Facebook e compartilhe notícias no seu mural. Espalhe a Hora do Planeta no Twitter. Seus seguidores vão gostar de saber que você faz parte do movimento;

- Se você tem um blog, publique notícias sobre a Hora do Planeta e insira um banner do movimento;

- Importante: em todas essas ações, coloque sempre o link www.horadoplaneta.org.br;

- E não se esqueça: no sábado 26 de março apague as luzes entre 20h30 e 21h30.

Isso é só o começo. Use a sua criatividade em favor do planeta. Crie seu próprio cartaz, escreva uma música, faça um vídeo. A Hora do Planeta é um movimento das pessoas, e fica muito melhor com a participação de todos!

Hora do Planeta

15/02/2011

O ferreiro


Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a DEUS.
Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação nada parecia dar certo na sua vida.
Muito pelo contrário. Seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadecia de sua situação difícil, comentou:
- É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a DEUS, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.
O ferreiro não respondeu imediatamente.
Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a melhor explicação.
Eis que o ferreiro disse:
- Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas.
Você sabe como isto é feito?
- Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor absurdo, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada.
- Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a ofinica inteira se enche com o barulho do vapor.
- Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita; uma vez apenas não é suficiente.
O ferreiro deu uma longa pausa, pensou e continuou.
- As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento.
- O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco num monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.
Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:
- Sei que DEUS está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço.
- Mas a única coisa que peço é: Meus DEUS, não desista, até que consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser - mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas.

INforme:

Posse da nova direção do Seminário de São Pedro-Natal/RN


O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, tem nova equipe de coordenação. O novo reitor é Pe. Ajosenildo Nunes, ex-administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, em Pureza; o vice-reitor é o Pe. Iranildo Virgílio da Cruz, capelão do Colégio Marista. Nas demais funções, permanecem, no Propedêutico, o Pe. Newton Coelho de Oliveira; como diretor de estudos, Pe. Paulo Henrique da Silva; diretor do Curso de Filosofia, Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega; diretores espirituais, Inácio de Loiola Bezerra e o Pe. Agustin Calatayud Salon; e o confessor, o Pe. Luiz Teixeira de Almeida.

O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, deu posse aos novos diretores, durante celebração eucarística, no último dia 14. A celebração também marcou a abertura do ano letivo da instituição.

12/02/2011

Quando me amei de verdade!

Para refletir....
Texto de
Charles Chaplin
Muito bom!



Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.Hoje sei que isso é... Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é... Saber viver!!!
Texto extraído do blog: edsoncrat.blogspot.com

11/02/2011

Os novos formandos FSA

José Valdeir da Silva

Filho de Manuel Lopes da Silva e Maria Helena da Silva Lopes. É natural de Horizonte também no estado do Ceará. Sua Paróquia de Origem é a Paróquia de São Pedro, mais precisamente na comunidade de São João Batista em Riachuelo/CE. Sempre muito atuante na paróquia, se destacava como Animador da Comunidade e Ministro da Eucaristia. No grupo Vocacional há um ano, teve seu ingresso na Associação no dia de ontem.




Thiago Farias do Nascimento

Filho de Lindomar Carneiro do Nascimento e Maria da Paz Farias dos Santos, também natural de Fortaleza/CE, mas da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, da Comunidade São Sebastião no Bairro Presidente Kennedy. É o quinto jovem que completa a turma de neo-aspirantes. O Thiago, catequista de Crisma, fez do ensino catequético um exercício de doação para evangelização de muitos, trabalho este que fará com mais empenho, a favor da Igreja, através dos Filhos de Sant’Ana.




Rodrigo Madeira Gomes

Filho de Fernando Ranchelmo Gomes Barreto e Sandra Maria Camelo Madeira, natural da Cidade de Fortaleza/CE. Deixou a sua Paróquia de origem, Paróquia Jesus, Maria e José, para discernir ainda mais sua vocação. Sempre muito atuante na Liturgia, fez de seu serviço uma oportunidade de ler os desígnios de Deus para sua Vida, e após mais de 1 ano de acompanhamento vocacional, é mais um jovem que compõem a nova turma de Aspirantes no Brasil.



Marcelo Henrique da Silva

Filho de Francisco Henrique da Silva e Joana Maria da Silva. Vindo da cidade de Maxaranguape no Rio Grande do Norte, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ele sempre se dedicou a favor dos Jovens e, por muito tempo, coordenou a Pastoral da Juventude Paroquial. Há quase dois anos no Grupo Vocacional, e na tentativa de amadurecer mais ainda o chamado, foi mais um jovem que ingressou no Aspirantado.





Joel Cândido Vitalino

Filho de Osvaldo Vitalino e Benedita Cândido Vitalino. É natural de Sobral/CE. Sua Paróquia de Origem é a de Nossa Senhora da Conceição mais conhecida com Sé de Sobral. Atuante na catequese de Adultos na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no distrito de Jaibaras, solidificou a sua vocação e, após 1 ano de acompanhamento Vocacional, ingressou na Associação.

10/02/2011

Novo Formador do Aspirantado no Brasil

Toma posse neste exato momento, o novo formador da etapa do aspirantado na Delegação do Brasil, Ir. Anderson Luis,fsa. Este grande Filho de Sant´Ana, possui em seu coração um desejo grande de tornar a pessoa humana mais humana ao ponto de encontrar Deus nela mesma. Ingressou na Associação dos Filhos de Sant´Ana no ano de 2005 fazendo as etapas do aspirantado e postulantado em fortaleza-CE com a Ir. Paulina Cavalcante,fsa. Logo em seguida ingressou no Noviciado em São José de Mipibu tendo como formador o Pe. Valdo Feitosa, atual superior maior da Associação. Em 2007 fez sua primeira profissão religiosa e agora se prepara para professar perpetuamente as promessas de castidade pobreza e obediência que acontecerá em Março na Solenidade de São José, Patrono da Delegação do Brasil.
A primeira turma de aspirantes é recebida oficialmente, nesta noite, com um momento de celebração. Serão cinco jovens, quatro do Ceará e um do Rio Grande do Norte, que durante um período de mais ou menos seis meses (dependendo do caminho vocacional de cada um), farão sua primeira experiência como formandos FSA. Neste tempo, eles juntamente com o formador, poderão ter um contato mais de perto com o carisma e a espiritulidade que herdamos de Madre Rosa Gattorno, como também vida fraterna, nosso pilar vocacional, estrutura comunitária, apostolado, vida de oração, alguns traços de formação humana... Tudo com o objetivo do jovem fazer um discernimento claro da sua vocação. Ao Ir. Anderson, rogamos as Graças generosas de Deus e sobretudo a divina sabedoria do Pai Eterno para esta nova missão.

Homenagem escrita pelo novo missionário FSA: Ir. Gilvan


Missão é algo Que todos gostariam de fazer e, aqueles que a fazem se identificam de uma forma prazerosa; seja, nas pastorais paroquiais, hospitais, presídios, creches, periferias, escolas e outros lugares considerados de missão. Quando nos sentimos impelidos a desbravar um outro “mundo desconhecido”, como nos diz o evangelho: “Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15), - de fato este evangelho é motivador. Aquele que faz a experiência do Amor de Deus é capaz de sair da sua terra, deixando tudo: pais, irmãos, parentes, amigos, posses, renunciar sua própria vontade para larçar-se no espírito missionário onde possa gerar vidas convertidas. Sabemos que o missionário abdiga de muitas coisas para anunciar o Reino de Deus. O coração do missionário é livre para abraçar o dom de Deus em sua vida. Ele leva poucas coisas na sua mala, considerado um ser despreendido do mundo, mas que leva no seu coração de missionário um coração aberto para acolher as novas realidades que possam surgir. A cultura, a língua, a moeda, a forma de alimentação etc. Tudo isso é uma forma de dizer que o missionário está disposto, por que a missão lhe ajudar a entender, que pelo Reino de Deus vale apena se sacrificar para contemplar a ação divina nas vidas dos Irmãos em Cristo. Meu coração tem um pouco de missionário que tenta na medido do possível sair de mim mesmo para fazer Cristo conhecido e amado por todos.Viva a todos os missionário que tem a coragem de sair de sua pátria para anunciar a Alegria do Cristo Ressuscitado!

Ir. Gilvan

Irmãos fazem cinco anos de ingresso na Associação


Ir. Gilvan, Ir. Fábio Silva e Ir. Adriano, completam hoje, cinco anos que deixaram suas famílias para seguirem o Mestre na Associação dos Filhos de Sant´Ana. Os três estão na etapa do Juniorato e moram respectivamente nas comunidades de Fortaleza, São José de Mipibu e Natal. Os irmãos atualmente doam suas vidas ao Projeto do Reino, nas suas diversas pastorais, como sinal vivo de esperança em meios aos que necessitam. Inclusive, o Ir. Gilvan, foi transferido para Bolívia, terra de missão, onde irá ainda mais desempenhar seu papel missionário em meio aquele povo. Fica aqui, registrada a homenagem do INformefsa, a estes caros irmãos. As nossas felicitações e anseios de uma vocação sempre autêntica como FSA. PARABÉNS

06/02/2011

Despertar vocacional fsa


04/02/2011

Retiro anual dos junioristas



De 31 de janeiro a 4 de fevereiro, nós junioristas-FSA, tivemos nosso retiro anual na Comunidade Sant´Ana-Natal/RN. O tema proposto para o mesmo foi: Deus nos chama e faz conosco uma aliança de amor. Durante os cinco dias, meditamos toda a história da salvação da humanidade, em que Deus não se cança de sempre renovar sua aliança de amor. Ao longo do tempo, Ele, utilizou de vários personagens para tornar esta aliança presente na vida dos seus, e hoje somos nós que fazemos esta aliança a partir da nossa consagração ao Reino. Toda a mística do retiro foi conduzida pelo formador do juniorato, Pe. Magno Jales, que com muita sabedoria e zelo nos proporcionou momentos profundos com Deus. A nossa gratidão à Deus por estes dias de Graça que encerraram o Encontrão Regional dos junioritas a nível de Brasil, como também ao nosso Formador pela dedicação e empenho para com a formação, o nosso obrigado e desejo de uma missão sempre abençoada.
Ir. Fábio,fsa

Encerramento do encontro regional dos junioristas.



Iluminados pelo Espírito de Deus e pela luz do novo amanhecer, demos inicio ao nosso último dia de encontro de formação para os Junioristas. Em primeiro lugar, demos continuidade apresentando os trabalhos, sobre o pensamento de Madre Rosa, que diz:

“Já os vejo cheios do amor de Deus, convertendo pecadores, evangelizando o mundo e dando a obra das Filhas de Sant’Ana um brilho dos mais belos”.

O trabalho se constituiu na fragmentação deste pensamento para um aprofundamento a partir da inspiração de Madre Rosa e dos documentos da Igreja, numa tentativa de interpretá-lo e atualizá-lo, segundo a temática: “Por que ser padre Filho de Sant’Ana?”. Após esta reflexão e apresentação de trabalhos o Pe. Magno concluiu com o seguinte fragmento: “cheios do amor de Deus”. Amor este, que serve como “combustível” para nossa sustentação como Filhos de Sant’Ana.

Em seguida, adentramos no seguinte subtema: “o sacerdote Filho de Sant’Ana segundo a oração dos Filhos de Sant’Ana”. Assim sendo, aprofundamos cada parte da oração e seu significado fazendo memória daquilo que nos pede o Pai Eterno, por meio, da oração rezada todos os dias após as vésperas.

Gratos a Deus pela oportunidade que nos foi proporcionada, ou seja, este tempo de formação, Concluímos nosso encontro com uma avaliação e elaboramos a programação do ano em curso.

Ir.Juscimar,fsa e Ir.Tállison, fsa.