INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

09/09/2011

Escola de Formação da PJE

Por Ir. Fábio Silva, fsa
Assessor Arquidiocesano
Natal-RN





Nos dias 26, 27 e 28 aconteceu a I Etapa da Escola de formação da PJE para estudantes e assessores dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As escolas de formação da PJE têm o objetivo de proporcionar a formação de lideranças estudantis que garantam a articulação da PJE nos estados e que contribua para a nucleação de grupos de jovens em escolas, com identidade pastoral.
A Pastoral da Juventude Estudantil realiza um trabalho de evangelização de jovens estudantes, na perspectiva da emancipação e do protagonismo juvenil. Acreditamos em jovens agentes e construtores da história, em uma juventude missionária e com uma fé enraizada em Jesus Cristo. Temos com proposta metodológica ampliar a atuação da PJE, buscando principalmente as escolas públicas, e trabalhar a espiritualidade da PJE com os jovens. Essas foram as propostas desenvolvidas na Escola de Formação.
A temática se desenvolveu a partir de uma integração e convivência dos jovens, para que pudessem se conhecer e fazer uma estreita amizade, buscando na História da PJE elementos e sinais de mística, tornando-os comprometidos com a Missão da PJE em suas escolas na Igreja e para a Igreja.
Agradeço de coração a Arquidiocese de Natal, na pessoa do Pe. Virgílio (Assistente Eclesiástico da PJE), pelo empenho e dedicação, trabalhando para que o encontro acontecesse. Também aos meus irmãos da comunidade Sant’Ana pelo empenho e ajuda, contribuindo para que os jovens estivessem confortáveis, assumindo uma postura religiosa e revelando a paternidade de Deus a cada um. Nestes dias, nossa Associação, nos irmãos que residem na Prudente, esteve próxima a realidade juvenil assumindo aquilo que nos pede o Plano Geral. Agradeço também ao Centro Educacional Maristella que cedeu o espaço das salas para que as jovens pudessem passar a noite, enquanto que os encontros aconteciam em nossa residência. Por fim agradeço a toda equipe nacional nas pessoas de Ana Marcela e Monique, pela dedicação e esforço para este encontro animando nossos jovens na vivencia da Palavra e da Espiritualidade da PJE.
Ousamos crer na Juventude, que reza, brinca, dança, se diverte e assumi a Missão de Jesus Cristo, libertador das almas e dos corpos. Ousamos crer na juventude que ama e trilha as pegadas do Mestre rumo a felicidade eterna. Ousamos crer na PJE!

0 comentários: