INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/05/2010

17 anos da Associação

26/05/2010

Projeto Lectionautas é implantado no Brasil








Alegria, leitura da Palavra de Deus, oração e compromisso marcaram o primeiro encontro de capacitação do Projeto Lectionautas, no Brasil, realizado neste último final de semana, 21 a 23, em Natal (RN). Cerca de 60 jovens das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas aprenderam o método da Leitura Orante da Bíblia, orientados pelos assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro, irmã Eugênia Aguado e Maria Cecília Rover.
Segundo Ricardo Gzrona, que reside em Miami, nos Estados Unidos, esse foi o primeiro encontro de formação para jovens lectionautas, realizado sem ser em língua espanhola. “Em língua espanhola, já foram realizados 158 encontros, em vários países, como Argentina, Nicarágua, México, Chile, Panamá e outros. Agora, é essa nossa primeira experiência em outro idioma”, disse o consultor das Sociedades Bíblicas, na abertura do encontro.
Sobre a Lectio Divina, ou Leitura Orante da Bíblia, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Cecília Rover, lembrou que esse método não é uma novidade na Igreja. “Os judeus e as primeiras comunidades cristãs já usavam, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Agora, o Documento de Aparecida reforçou a importância do encontro com Jesus Cristo, através da Palavra”, explicou Cecília.
O Projeto Lectionautas nasceu no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), através do Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL). “Nós usamos a internet e adaptamos a palavra de Deus à linguagem simples, da internet. Trazemos, por meio da internet, a palavra de Deus para perto do jovem”, explicou Hugo Flores, responsável pela manutenção da página: www.lectionautas.com.
Atualmente, o conteúdo da página é apenas em espanhol. A partir de julho, estará disponível também em língua portuguesa. No final do encontro, os assessores orientaram os participantes a repassarem o que aprenderam para outros jovens de suas dioceses e paróquias.
Para dar continuidade ao projeto, no Nordeste 2, foi escolhida uma equipe de articulação formada por quatro jovens, sendo um de cada estado que compõe o Regional. O próximo Regional da CNBB a implantar o Projeto será o Nordeste 4, formado pelas dioceses do estado do Piauí. Lá, o encontro acontecerá no período de 6 a 8 de agosto deste ano.
Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not2405lectionautas.htm
Venho por meio destas paginas do nosso informe, expressar minha alegria em participar do primeiro Lectionautas do Brasil; onde tivemos formação, animação e oração com a Palavra de Deus. Este encontro re-acendeu em mim o desejo pela Lectio Divina e de a por em pratica sempre mais em minha vida. Esta minha capacitação não ficará guardada, agora a missão é de passar para frente e incentivar aos Jovens a fazer uma experiência com Deus, por meio da Leitura Orante, utilizando também os espaços virtuais que temos acesso para evangelizar e levar a Palavra de Deus que é viva e eficaz. Para isso deixo aqui a pagina da WEB onde quem quiser pode conhecer esse projeto tão importante na Igreja do Brasil.


Ir. Fábio Silva

17 anos revelando o Rosto Paterno de Deus.


Comemoramos 17 anos de existência no seio da Igreja, é uma graça que experimentamos em ver a Obra de Deus acontecendo. Antes “Sonho”, hoje realidade tocável, mesmo nas fragilidades humanas, contemplamos a graça de Deus prevalecendo, sustentando e animando pela moção do seu Espírito.

A Associação é a manifestação de Deus como dom, sinal do seu amor para com a sua Igreja e a humanidade. Onde os “Filhos de Sant’Ana” buscam ser este reflexo de sua face bondosa. Com o coração desejoso assumimos a Paternidade revelando o Rosto Alegre e Misericordioso do Bom Deus.

A toda a Família Religiosa que se unem nesta data tão significativa, possam intensificar suas orações a nos Filhos de Sant’Ana e com o nosso esforço cheguemos a Santidade.


Parabéns a nossa Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant'Ana!

Com estima:
Ir. Gilvan, fsa

Festa da Associação


Roma, 26 de maio de 2010


“Tudo è estabelecido do meu Bem
e já vejo os filhos do coração da Santa
todos atentos e cheios do amor de Deus,
trabalhando para a sua glória,
convertendo pecadores,
evangelizando todo o mundo
e dando a Obra das Filhas um brilho dos mais belos.
Oh, sonho beato!”


Para que o homem possa dar passos de concreta realização na própria vida, deve ser convencido que foi criado para uma vida di dialogo e intimidade com o Deus da vida, e que somente estando nele encontra o sentido último do seu existir.
Crer que tudo é estabelecido por Deus deve hoje nos encher de coragem, de esperança para continuar o nosso caminho na construção desta Obra. Para isso é necessário viver sempre mais com o coração, com seriedade a missão que nos foi dada; esta atentos para que os nossos atos e palavras correspondam sempre a vontade Divina e principalmente ser capaz de amar sempre, um amor oblativo que não espera nada em troca.
Quanto mais assim vivemos mais conseguiremos fazer com que Cristo seja conhecido e amado por todos, e muitos serão os frutos de santidade para a Igreja; mais seremos dentro da nossa família religiosa uma verdadeira expressão do amor misericordioso do Pai. Sem dúvida este é um belíssimo sonho.

Coragem! É tempo de recomeçar a caminhar!

Parabéns por este dia!

Padre Leandro, fsa

Eucaristia, toma o teu único e oferece.

















Este foi o tema rezado no II dia do tríduo em preparação à festa dos 17 anos da Associação. Meditamos a oferta de Abraão, que obedece a Deus e sobe até o monte com seu filho Isaac para ofertá-lo como sacríficio. E a oferta do Filho de Deus que se doa na Cruz como O cordeiro imolado. As reflexões nos ajudaram a nos perceber que, como Filho de Sant´Ana se de fato estamos ou não despojando dos nossos "únicos". Esse é um processo árduo na caminhada do Cristão de se entregar quando Deus nos pede. Abraão não exitou em obedecer, isso pôde nos parecer até um absurdo, mais é assim que Deus nos prova diariamente. Aquela foi a forma que Deus encontrou de prová-lo, da mesma forma que para cada um, Ele tem um jeito particular de fazer com que também nós sejamos testados, para assim nos tornarmos aptos à verdadeira herança. Avante, a nossa Associação estar entrando na juventude, etapa de uma vitalidade incrível, caminho da maturidade, que a tornará mais forte, na sempre, presença viva no seio da Igreja.

Ir. Jarbson

Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote







Em comunhão com a Igreja que celebra o ano sacerdotal, os Filhos de Sant'Ana presente no Rio Grande do Norte estão celebrando o Tríduo em preparação aos 17 anos de aprovação no seio da Igreja. O tríduo traz como tema o mesmo do ano sacerdotal que ajudará a refletir sobre a vida do Sacerdote Filho de Sant'Ana em três dimensões: Palavra, Eucaristia e Missão. O primeiro dia foi celebrado na Comunidade do Noviciado São Joaquim, presente em são José de Mipibu - RN, nesta noite fomos imbuidos do desejo de perceber em nossa vida a importância que a PALAVRA DE DEUS tem assumido, e quais os frutos que a mesma tem produzido. Para tanto na celebração a súplica foi de uma coerência no que rezamos, mas de na comunhão com os Irmãos recebermos as forças necessárias para alcançar tal objetivo. Após a celebração, tivemos um momento fraterno de partilha onde a nossa espiritualidade foi o chão que nos permitiu viver-lo.
Em comunhão com as diversas comunidades presentes nas diversas partes do mundo, queremos viver este momento a fim de render o devido louvor a Deus por estes 17 anos de Serviço à Igreja.

Ir. Jarbas

21/05/2010

No Jardim da Igreja

20/05/2010

Crismação Vem viver, criar, amar com o melhor que há em você!




Quero externar a toda Família Religiosa e todos os amigos, minha alegria de poder participar do evento Crismação com os crismando da Matriz de São Gerardo Majella e com os jovens crismandos do colégio Santa Isabel. A Crismação teve inicio às 8h e terminou às 16h com a Santa Missa celebrada por nosso pároco Pe. Everton. Esse evento teve o intuito unir os jovens crismando da matriz e colégio, que se preparam para o Sacramento da Confirmação. Numa forma de gincana. Animação e participação não faltaram, todos num espírito de competição deram o máximo de si para que a Crismação acontecesse. Tivemos a presença de quase 120 jovens crismandos. Nosso encontro se realizou na quadra do colégio Santa Isabel. O evento foi permeado de muita alegria e de muita disposição. Aqui, os jovens também mostraram o espírito de solidariedade com a arrecadação de alimentos para ajudar os mais carentes que por sua vez valia pontos para o grupo.
Quero agradecer aos catequistas da Matriz de São Gerardo pela ousadia que tiveram de ir à frente com o evento Crismação, que com muita garra se dispuseram a animar e a instigar os jovens a fazerem as provas da gincana, onde o fruto do seu esforço resultou no brilho dos olhares dos jovens crismandos, que ao termino da Crismação saíram realizados pelo bom êxito do mesmo.
Dizia eu aos catequistas em uma carta redigida a eles: Alcançamos os corações dos jovens de forma cativante e assim Deus encontrou espaço para fazer suas maravilhas.
Estendo meus agradecimentos a Pastoral Familiar, a Pastoral da Juventude e ao EJC, que deram sua grande contribuição para que a Obra de Deus acontecesse. As Irmãos SMIC que nos cederam o espaço do colégio para ser realizado a Crismação. Ao Pe. Everton e ao Pe. Willian que confiaram no nosso trabalho com os crismandos e, de uma forma especial a minha comunidade; Irmãos e aspirantes Filhos de Sant’Ana, por terem me apoiado com suas orações neste trabalho de evangelização em meio aos jovens crismandos.

Que a alegria do Cristo Ressuscitado nos dê a compreensão de desbravar caminhos sólidos, visando à alegria de nossa querida juventude.

A Crismação nos fez viver, criar, amar com o melhor que há em nós.

Ir. Gilvan Bezerra da Silva, fsa

Encontro Provincial da Equipe de Pastoral Juvenil-Vocacional


“Estou lançando a todas (os), um desafio e um apelo que alcance mente, coração e vontade.”Madre Geral.
Motivados (as) pela ação dinâmica do espírito santo e atentos (as) aos Apelos da nossa Madre Geral em darmos um rosto renovado a nossa ação pastoral juvenil-vocacional, nos dias 15 e 16 foi realizado o primeiro encontro como equipe na sede da Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo na cidade de Fortaleza-Ce, O mesmo foi convocado e preparado com muita dinamicidade, sobriedade e espírito de partilha pela Superiora Provincial Ir.Ana Rita Maria de Vasconcelos juntamente com as Irmãs que compõem o conselho provincial, Partilho que o encontro foi vivenciado com este profundo desejo; de darmos os primeiros passos na constituição de uma equipe que primordialmente seja fundamentada na Reflexão, Relação, Formação e ação. Tendo em vista estas colunas fomos construindo em nível de equipe meios para atingirmos os primeiros passos propostos pelo Instituto para o ano de 2010.
Aqui o nosso reconhecimento sincero de gratidão a provincial Ir.A Rita juntamente com seu conselho pelo precioso tempo favorecido a nós como expressões do Carisma:Filhos de Sant’Ana,Instituto Secular e Movimento da Esperança,onde com fecundidade reforçamos o nosso espírito de família,permeado em um clima de contemplação,alegria, oração e perspectivas de futuro.

Ir. Anderson

Madre Rosa, exemplo de santidade





Foi desejando mergulhar no mistério do amor de Deus infudido no coração de Madre Rosa, que a levou a viver uma vida em santidade, que os fiéis da Comunidade da Rocinha, presente na Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, viveram os festejos em veneração a nossa fundadora. A festa aconteceu no período de 2 à 6 de maio, com as celebrações de missas, Celebração da Palavra e o social, como escolha da Rainha da festa, sorteio de Prêmios, entre outros.
O ápice da festa se deu no dia 6 onde os devotos caminharam pelas principais ruas do bairro e depois celebraram a santa Missa que foi presidida pelo Pe. Matias, pároco da Paróquia. Nesta celebração 12 crianças realizaram a Primeira Eucaristia. Na homilia o Padre enfatizou que o exemplo de Madre Rosa sem o exemplo de Cristo de nada vale. "O seu exemplo só ganha um valor importante em nossas vidas, por que este vem selado, refletido do exemplo de Cristo, que é caminho de santidade".
O sentimento de alegria marcou a festa, que contou também com a presença do Frei Zezinho que a abriu, do Diacono Eliano, fsa; do Ir. Antônio, fsa; e do Pe. Magno, fsa.
Este ano o marco da festa foi o local onde a mesma aconteceu, a nova Capela dedicada a Madre Rosa, que está em processo de conclusão. Mais um motivo de alegria, pois a quase três anos os fiéis vem trabalhando duro para a construção. Como disse Giselda Vice-tesoureira da comunidade: "É um sonho está aqui". Todos os empenhos financeiros da festa foiram destinados para o terminio das obras, que ainda conta com a ajuda de todos.

Ir. Jarbas

Encontro da Infância Missionária









"De todas as crianças do mundo sempre unidos"

No dia 25 de abril, a Infância Misionária celebrou a sua páscoa com um encontro no Noviciado. O encontro fui uma iniciativa da articulação paroquial da Infância, buscando vivenciar a dimensão celebrativa do movimento.
Participaram deste encontro os grupos da Infância e Adolescência do centro e do Quebra Fuzil. Esteve presente ainda Geovana, a acessora diocesana da Infância e Adolescência Missionária. O encontro seguiu a seguinte dinâmica: Momento de oração, animação e apresentações que cada grupo trouxe.

Weider

Madre Rosa, Profetiza dos pobres

06/05/2010

A Samaritana, reflexo do Orientador Vocacional




“O orientador Vocacional reconhecer a sede de sua alma, e se abre ao dialogo com Deus a fim de realizar cotidianamente sua experiência que o tornará mais convicto da sua vocação e será reflexo para os jovens, que por sua vez se sentirão impelidos a anunciar Jesus.” (Trecho do Documento: A Samaritana, reflexo do Orientador Vocacional).

Nesta consciência encerramos a nossa Primeira Assembléia a nível de Brasil. Foram três dias intensos de trabalhos, onde refletimos sobre o nosso empenho como Pastoral e nos organizamos para atuação deste ano, elaboramos o nosso Projeto, estruturamos o governo da Pastoral, organizamos a Experiência Vocacional, e preparamos dois documentos: O primeiro traz como tema: “A Samaritana, reflexo do Orientador Vocacional”, que surgiu a partir do deserto realizado no primeiro dia, onde o exemplo da samaritana é usado com base para a ação do Orientador Vocacional Fsa, e o outro documento é ”O perfil da Pastoral e do Orientador Vocacional FSA”. Com todos estes frutos, a Assembleia foi encerrada em um clima de festa e de comemoração com um almoço festivo na casa de D. Fabíola, benfeitora da Comunidade de Fortaleza.

A nossa prece é de confiança em Deus para que tais projetos possam no tempo ganhar a beleza divina, e produzir os frutos necessários para o crescimento do Reino. Como também a gratidão a Comunidade Ir. Paulina Cavalcante, que sediou a Assembleia, na pessoa de seu superior, Ir. Fábio, que junto aos Irmãos e Aspirantes abraçaram a causa e com tantos esmero preparam cada momento. Deus, olhando a dedicação de cada um, retribua em frutos concretos em suas vidas. Enfim, a nossa singular gratidão, e a todos que rezaram por nós.

Ir. Jarbas

02/05/2010

2º dia da Assembleia da Pastoral Vocacional Brasil


Com o coração transbordando de alegria pelo dia de ontem no êxito de nossos trabalhos, iniciamos o nosso segundo dia de Assembleia na presença do Senhor de todas as vocações, daquele que segundo as nossas reflexões ontem, é o único que pode saciar a nossa sede, Jesus. Com um momento de Adoração o dia foi aberto com total confiança em Deus, e iluminados por Ele vivemos todo o dia onde nos dedicamos a construção do Projeto da Pastoral Vocacional Brasil, ainda a ser aprovado pelo nosso Responsável Maior, Pe. Valdo. Foi um dia puxado, e de muita refelexão, como também de maturidade por parte dos Promotores, pois o que tínhamos a fazer era sonhar com o sonho de Deus, pensar com os pensamentos de Deus, e projetar com os projetos de Deus. A noite os Irmãos juntaram-se as Irmãs das comunidades de Fortaleza onde vivenciaram um momento recreativo de depedida de três Noviças FSA que professarão dia 6 próximo, festa de nossa Fundadora. Foi um momento de um real espírito de Família, na alegria de cada expressão carismática.

Ir. Jarbas

01/05/2010

I Assembleia da Pastoral Vocacional




Os promotores vocacionais da Pastoral, a nível de Brasil estão reunidos em Fortaleza. A Assembleia começou hoje dia 30 e se estenderá até domingo (02 de maio) na Comunidade Ir. Ana Paulina Cavalcante. O objetivo da Assembleia é avaliar, projetar e organizar a estrutura do governo a fim de viabilizar os nossos empenhos para o Triênio 2010-2013.

A Assembleia começou com a Santa Missa na Capela Mãe da Graça e da Misericordia, e logo em seguida a abertura com a Oração Inicial conduzida pelo Ir. Gilvan, em seguida fizemos a eleição do escrutinador e do secretário para a mesma, Ir. Gilvan e Ir. Jarbas, respectivamente.

Após esta eleição tivemos um momento de deserto, iluminados pelo texto bíblico da Samaritana, de onde fizemos as bases para toda a nossa Assembleia. O trabalho continuou com a partilha das experiências de cada promotor vocacional em suas realidades de atuação. Depois o Ir. Gilvan com o Ir. Anderson fez uma explanação sobre o real papel da Pastoral e o perfil do Promotor Vocacional. Finalizamos o nosso dia com a estruturação do Governo. A conhecer:

ü Coordenador - Ir. Eliano

ü Vice-Coordenador - Ir. Anderson

ü Ecônomo - Ir. Fábio

ü Secretário - Ir. Jarbas

ü Assessoria - Ir. Gilvan

Ainda contamos com a oração dos nossos Irmãos, Irmãs e amigos que acreditam nesta obra de Deus, pois o ventre da Associação é a Pastoral Vocacional.

Ir. Jarbas