Ir. Fábio José fsa
27/08/2009
Juventude em marcha contra a violência
Ir. Fábio José fsa
Encontro intercongregacional de formação
Pré-Noviços
25/08/2009
19/08/2009
Feliz aniversário, Informefsa!
PASTORAL VOCACIONAL FILHAS E FILHOS DE SANT'ANA PROVÍNCIA SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO
"Vida tranfigurada pelo ressucitado"
Família de Sant´Ana na EXPOR
13/08/2009
Entrada dos Pré-Noviços
Clebison, Elias e Weider
Pré-Noviços
06/08/2009
Irmãos são admitidos à Ordem Sacerdotal
No último dia 03 de agosto, com a celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, na capela do Seminário de São Pedro em Natal, três irmãos nossos Filhos de Sant’Ana; Ir. Cristiano Vieira, Ir. Eliano Silvestre, residentes na comunidade do Noviciado em São José de Mipibu, e o Ir. Fábio atualmente morando em Fortaleza e formador dos Aspirantes, juntamente com mais nove Seminaristas diocesanos foram admitidos como candidatos ao sacerdócio.
Na cerimônia, que contou com a presença de padres diocesanos, Filhos de Sant’Ana e dezenas de fiéis, também aconteceu a posse do novo vice-reitor do seminário, o Pe. Marcelo Cezarino e foram concedidos os ministérios de Acólitato e Leitorado ao seminarista Gabriel que irá continuar os seus estudos teológicos em Roma.
Gratidão a Deus é o sentimento que brota em nosso coração por mais três futuros sacerdotes para o serviço de Deus na Igreja através da nossa Associação e de uma maneira peculiar neste Ano Sacerdotal decretado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI em comemoração aos 150 anos da morte de São João Maria Vianey, o Cura d’Ars. Protetor dos Párocos.
Jarbas Batista
"Salve Sant'Ana Gloriosa nosso amparo e nossa luz"
Depois de termos vivido intensamente o tempo de preparação às promessas perpétuas de nosso Irmão Antônio e renovação de Junioristas, os Noviços e eu, acompanhados pelo ir. Fábio Costa, fomos participar da Festa de Sant’Ana, patrona principal da Diocese de Caicó (RN).
Um tempo, julgo, muito necessário em vista de uma busca de conhecimento sempre mais pleno a respeito de Sant’Ana nossa patrona. Participar da festa no seu âmbito religioso e civil ajudou-nos a perceber a fé viva e atuante do nosso povo. Nas confissões, celebrações novenárias, Eucaristias e concluindo em grande estilo a Solene Procissão pelas ruas da cidade, constatamos quanto é atuante no espírito do povo caicoense a pessoa da Santa Mãe de Maria Imaculada.
Acostumados a uma visão mais teológica e austera do Mistério da Redenção, entrar no vetusto espaço da religiosidade popular estimulou-nos a uma fé mais “sentida”, e nem por isso menos destacada daquilo que nos ensina o Magistério Eclesial.
Contemplamos nos rostos orantes e piedosos de homens, mulheres, adultos e jovens o desejo de aproximar-se de Deus através da Mãe Sant’Ana, a mulher forte de que nos fala o livro dos Provérbios (31, 10-31). A haurir de suas virtudes a coragem necessária para vencer os obstáculos que poderiam querer impedir uma intimidade maior com o Deus Uno e Trino. A amabilidade com que é invocada a esposa de São Joaquim nos coloca diante do resgate daquela intimidade familiar, a nós tanto cara, mas infelizmente, hoje, pouco vivida.
Sant’Ana nos convida a sair daquela letargia espiritual e afetiva que resseca nossos corações. O seu terno olhar, voltado para Maria Santíssima, a ensinar-lhe a Sagrada Escritura mostrando os grandes feitos do Senhor nos estimula a desejar ardentemente estar ali, a “escutá-la”, como fazia Maria, a irmã de Lazaro, aos pés do Redentor. Na ladainha que solenemente se cantava a cada noite na novena, um dos títulos mais bonitos direcionados a ela era justamente “Mão que para Deus aponta”. Pois este é o agir de Sant’Ana. Se Jesus é o Sol de Justiça, Maria Santíssima é a Aurora da Redenção, Sant’Ana é a luz que alumia nossas noites espirituais na certeza de que aquilo que o Onipotente prometeu, Ele cumprirá.
Retornando às nossas atividades, permanece a doce saudade de um tempo de graça, participado com alegria e admiração junto a este povo que tão calorosamente nos acolheu, e por quem nutrimos nas pessoas do Senhor Bispo Dom Delson, do Pe. Edson e Sacerdotes amigos, assim como dos jovens que se mostraram tão solícitos em nos acompanhar, entre Leigos e Seminaristas, profunda estima e consideração.
Que a Mãe Sant’Ana lhes seja companheira fiel, e que a porção da Igreja, denominada Diocese de Caicó possa receber inúmeros benefícios espirituais e materiais por sua poderosa intercessão.
Pe. Valdo, fsa
Oração para o Ano Sacerdotal
Caríssimos Irmãos e Irmãs,
Hoje a Igreja celebra São João Maria Vianney, e no 150º aniversário de sua Páscoa a Igreja se reúne em torno aos seus sacerdotes para redescobrir a sua presença fecunda e para proclamar, uma vez mais, com a alegria cristã, o seu essencial e distinto ministério, dentro da missão universal da Igreja.
Por ocasião desta belíssima memória, o Ano Sacerdotal, como pensado pelo Santo Padre, não será um ano “reservado aos sacerdotes”, mas para toda a Igreja. Por isso, como uma única família, queremos, de modo especial neste dia, rezar por todos os Sacerdotes do mundo inteiro, para que vivam, a exemplo do Cura d’Ars, com fidelidade a sua vocação e missão.
Senhor JESUS,
Vós quisestes dar a Igreja, em São João Maria Vianney, uma imagem vivente e uma personificação da caridade pastoral.
Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo.
Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender como estar felizes e com dignidade diante do Santíssimo Sacramento, como seja simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como seja terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como seja consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como seja necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno.
Fazei, ó Senhor JESUS que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender o quanto seja necessário, humilde e glorioso, o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado.
Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”.
Fazei que as nossas famílias cristãs saibam descobrir na Igreja a própria casa, na qual os vossos ministros possam ser sempre encontrados, e saibam fazê-la bela como uma igreja.
Fazei que a caridade dos nossos pastores anime e acenda a caridade de todos os fiéis, de tal modo que todos os carismas, doados pelo ESPÍRITO SANTO, possam ser acolhidos e valorizados.
Mas, sobretudo, ó Senhor JESUS, concedei-nos o ardor e a verdade do coração, para que possamos dirigir-nos ao vosso Pai Celeste, fazendo nossas as mesmas palavras de São João Maria Vianney:
Eu Vos amo, meu DEUS, e o meu único desejo é amar-Vos até o último suspiro da minha vida.
Eu Vos amo, DEUS infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Vos a viver um só instante sem Vos amar.
Eu Vos amo, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de amar-Vos eternamente.
Eu Vos amo, meu DEUS, e desejo o céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.
Eu Vos amo, meu DEUS infinitamente bom, e temo o inferno porque lá não haverá nunca a consolação de Vos amar.
Meu DEUS, se a minha língua não Vos pode dizer a todo o momento que Vos amo, quero que o meu coração Vo-lo repita cada vez que respiro.
Meu DEUS, concedei-me a graça de sofrer amando-Vos e de Vos amar sofrendo.
Eu Vos amo, meu divino Salvador, porque fostes crucificado por mim e porque me tendes aqui em baixo crucificado por Vós.
Meu DEUS, concedei-me a graça de morrer amando-Vos e de saber que Vos amo.
Meu DEUS, à medida que me aproximo do meu fim, concedei-me a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.
Amém.
S. João Maria Vianney
Ir. Josimar
02/08/2009
Feliz dia do Padre
Com orações e meus cumprimentos aos Sacerdotes,
Paulo Monteiro dos Santos Filho (Vocacionado)