INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

27/08/2009

Juventude em marcha contra a violência



No dia 23 de agosto aconteceu no Centro Educacional Maristella o encontro: "Juventude em Marcha Contra a Violência", Promovido pelo grupo de Jovens da escola. Participaram Jovens do Oitavo ano do fundamental até o segundo ano do ensino médio. Objetivo foi o de conscientizar os jovens na participação e luta contra a violência na sociedade e principalmente nas escolas. A temática proposta pela Pastoral da Juventude Estudantil, tenta mostrar que quando os jovens se deparam com a violência eles se sensibilizam e sua sede por mudanças aumentam. "A luz do Evangelho, nos conscientizamos e cremos que podemos ser saciados". Essa foi a nossa meta de aprofundamento nos estudos em grupos e oficinas realizadas neste dia, com brincadeiras, dinâmicas e muita animação e também orações e louvor.

Ir. Fábio José fsa

Encontro intercongregacional de formação






Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, participamos do encontro intercongregacional dos formandos das comunidades religiosas de Natal, realizado na casa de retiro das Irmãs da Divina Providência, em São José de Mipibu. Este encontro proporcionou-nos momentos de entrosamento, de formação e de lazer. o Encontro teve como tema a Lectio Divina, foi assessorado pelo Pe. Elielson, que mediou o tema com propriedade e partilha de suas experiências; apresentando-nos a Lectio Divina como método de estudo da Palavra de Deus e que nos conduz a oração. Além disso, trocamos experiências com os formandos das diversas etapas das seguintes congregações: Filhas do Amor Divino, Servas do Coração Imaculado de Maria, Filhas de Sant'Ana, Religiosos de São Vicente e Filhos de Sant'Ana. Felicitamos e agradecemos à CRB e aos Formadores por nos te rproporcionado este encontro.

Pré-Noviços

25/08/2009

Curso de Meditação Cristã em setembro




Clic na imagem para poder viasualizá-la melhor

19/08/2009

Feliz aniversário, Informefsa!


O Informefsa está completando hoje, 19 de agosto, 2 anos de existência. Durante este período vem mantendo todas as pessoas, informadas sobre tudo aquilo que acontece na Associação dos Filhos de Sant'Ana: suas festividades, programação, missão, carisma, espiritualidade, etc. Foram 255 postagens, e mais de 10 mil acessos durante este tempo.
A nossa eterna gratidão às pessoas que tornaram posível a concretização deste blog: os nossos irmãos, que, nas diversas comunidades condividem conosco sua vida e missão e os nossos leitores que estão sempre atentos às novas postagens, nos encorajando e nos ajudando para que este veículo de comunicação e de comunhão seja sempre fiel ao seu propósito: comunicar a todos a vida que pulsa no interior da comunidade dos Filhos de Sant'Ana e fazer chegar ao mundo inteiro a boa nova que queremos comunicar: O AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS PAI.

Parabéns ao Informefsa, Parabéns aos Filhos de Sant'Ana, parabéns a todos vocês que estão sempre acompanhando nosso blog.

Pe. Magno Jales

PASTORAL VOCACIONAL FILHAS E FILHOS DE SANT'ANA PROVÍNCIA SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO



"Vida tranfigurada pelo ressucitado"

Motivados(as) pela presença de Cristo ressucitado,na noite do dia 14,nós irmãos(Anderson e Gilvan) e irmãs(Ana Luciana,Ana Expedita e Ana Suerda) encontravamos esperançosos e animados para darmos inicio ao nosso esperado encontro de unificação no trabalho de orientação vocacional. Por meio da oração de abertura nos sentimos interpelados(as) a sairmos das nossas seguranças e nos colocarmos a caminho tendo como texto de contemplação a mística dos discipulos de Emaús, que vem sendo para nós fonte de esperança,fidelidade e reconhecimento na caminhada.Após este rico momento de espiritualidade partimos para parte prática do nosso encontro.
Conscientes desse novo passo que vislumbramos esperançosos e animados,fomos juntos participar da divina liturgia "Eucaristia", onde com a Igreja celebramos a Assunção de nossa Senhora e em comunhão com toda vida Consagrada fizemos oferta dos nossos projetos e sonhos.Após a celebração nos dirigimos ao noviciado para darmos continuidade ao nosso encontro,orientados pela Irmã Ana Luciana,fomos conduzidos há uma leitura atenta do projeto vocacional provincial e seguimos com momentos de avaliação e planejamento para este semestre.
enfim somos gratos ao Senhor por tantas graças dispensadas a nós neste dois dias, onde de forma particular agradecemos o apoio de cada irmã e irmão que estiveram conosco por meio da oração e da oferta de si pelo reino de Deus em nossa familia religiosa. Gostariamos de salientar a acolhida afetuosa e familair da comunidade do Noviciado Maria Filha de Sant'Ana na passoa do Ir.Maria José que nos oferceu este clima sereno e alegre do noviciado para vivenciarmos este momento precioso em nossa história.

Ir. Anderson

Família de Sant´Ana na EXPOR





Foi com júbilo que toda a família de Sant´Ana-presente na Arquidiocese de Natal -esteve presente em seus representantes, na exposição da Vida Religiosa e Novas Comunidades. Numa tarde de muitas Graças, as diversas expressões carismaticas - nós Filhos, Filhas, Adoradores leigos e consagrados, Irmãs Conteplativas, Movimento da Esperança e Instituto Secular, mostramos para as milhares de pessoas que visitaram a exposição o que há de mais rico em nós, o nosso carisma e espiritualidade, além da nossa missão aqui na Diocese, como taqmbém todo o trabalho desenvolvido durante o périodo que estamos aqui. Aproveitamos para inserir nas festividades do Centenário da Diocese, o Centanário de presença das Irmãs Filhas de Sant´Ana aqui em Natal, e um dado bem interessante é que as Irmãs chegaram no mês de setembro, isso quer dizer que elas chegaram antes mesmo de ser declarada como Diocese o Estado do RN. Louvado seja Deus que faz perpetuar o ardor missionario da nossa Cara Madre Rosa.

Jarbson Batista

13/08/2009

Entrada dos Pré-Noviços






"Vai com essa força que tens e liberta o meu povo" (Jz 6,14)

Estas foram as palavras que marcaram a nossa celebração de ingresso no Pré-Noviciado, no último 5.
Impulsionados por isso nos lançamos nos braços do bem amado, e animados por essa força que o Espírito Santo nos dá iniciamos esta nova etapa de formação. Na celebração fizeram-se presentes as comunidades dos Filhos de Sant'Ana no Brasil, além das comunidades das Filhas de Sant'Ana em Natal, que abrilhantara a nossa celebração.
Em seguida, vivenciamos um momento de confraternização em que partilhamos a vida e um delicioso jantar. Encerramos o momento conduzidos pelo formador e os demais formandos às nossas acomodações.
deste modo, cheios de esperança, iniciamos esta etapa formativa na qual buscamos nos configurar a Jesus Cristo, pedindo a proteção de Sant'Ana, Maria Imaculada e, impulsionados pelas seguintes palavras de Madre Rosa: "Avante, sempre com coragem e (unidas) a Jesus, viver por ele e por ele morrer."

Clebison, Elias e Weider
Pré-Noviços

06/08/2009

Filhos de Sant'Ana Experiência 2009

Irmãos são admitidos à Ordem Sacerdotal









No último dia 03 de agosto, com a celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, na capela do Seminário de São Pedro em Natal, três irmãos nossos Filhos de Sant’Ana; Ir. Cristiano Vieira, Ir. Eliano Silvestre, residentes na comunidade do Noviciado em São José de Mipibu, e o Ir. Fábio atualmente morando em Fortaleza e formador dos Aspirantes, juntamente com mais nove Seminaristas diocesanos foram admitidos como candidatos ao sacerdócio.

Na cerimônia, que contou com a presença de padres diocesanos, Filhos de Sant’Ana e dezenas de fiéis, também aconteceu a posse do novo vice-reitor do seminário, o Pe. Marcelo Cezarino e foram concedidos os ministérios de Acólitato e Leitorado ao seminarista Gabriel que irá continuar os seus estudos teológicos em Roma.

Gratidão a Deus é o sentimento que brota em nosso coração por mais três futuros sacerdotes para o serviço de Deus na Igreja através da nossa Associação e de uma maneira peculiar neste Ano Sacerdotal decretado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI em comemoração aos 150 anos da morte de São João Maria Vianey, o Cura d’Ars. Protetor dos Párocos.

Jarbas Batista

"Salve Sant'Ana Gloriosa nosso amparo e nossa luz"








Depois de termos vivido intensamente o tempo de preparação às promessas perpétuas de nosso Irmão Antônio e renovação de Junioristas, os Noviços e eu, acompanhados pelo ir. Fábio Costa, fomos participar da Festa de Sant’Ana, patrona principal da Diocese de Caicó (RN).

Um tempo, julgo, muito necessário em vista de uma busca de conhecimento sempre mais pleno a respeito de Sant’Ana nossa patrona. Participar da festa no seu âmbito religioso e civil ajudou-nos a perceber a fé viva e atuante do nosso povo. Nas confissões, celebrações novenárias, Eucaristias e concluindo em grande estilo a Solene Procissão pelas ruas da cidade, constatamos quanto é atuante no espírito do povo caicoense a pessoa da Santa Mãe de Maria Imaculada.

Acostumados a uma visão mais teológica e austera do Mistério da Redenção, entrar no vetusto espaço da religiosidade popular estimulou-nos a uma fé mais “sentida”, e nem por isso menos destacada daquilo que nos ensina o Magistério Eclesial.

Contemplamos nos rostos orantes e piedosos de homens, mulheres, adultos e jovens o desejo de aproximar-se de Deus através da Mãe Sant’Ana, a mulher forte de que nos fala o livro dos Provérbios (31, 10-31). A haurir de suas virtudes a coragem necessária para vencer os obstáculos que poderiam querer impedir uma intimidade maior com o Deus Uno e Trino. A amabilidade com que é invocada a esposa de São Joaquim nos coloca diante do resgate daquela intimidade familiar, a nós tanto cara, mas infelizmente, hoje, pouco vivida.

Sant’Ana nos convida a sair daquela letargia espiritual e afetiva que resseca nossos corações. O seu terno olhar, voltado para Maria Santíssima, a ensinar-lhe a Sagrada Escritura mostrando os grandes feitos do Senhor nos estimula a desejar ardentemente estar ali, a “escutá-la”, como fazia Maria, a irmã de Lazaro, aos pés do Redentor. Na ladainha que solenemente se cantava a cada noite na novena, um dos títulos mais bonitos direcionados a ela era justamente “Mão que para Deus aponta”. Pois este é o agir de Sant’Ana. Se Jesus é o Sol de Justiça, Maria Santíssima é a Aurora da Redenção, Sant’Ana é a luz que alumia nossas noites espirituais na certeza de que aquilo que o Onipotente prometeu, Ele cumprirá.

Retornando às nossas atividades, permanece a doce saudade de um tempo de graça, participado com alegria e admiração junto a este povo que tão calorosamente nos acolheu, e por quem nutrimos nas pessoas do Senhor Bispo Dom Delson, do Pe. Edson e Sacerdotes amigos, assim como dos jovens que se mostraram tão solícitos em nos acompanhar, entre Leigos e Seminaristas, profunda estima e consideração.

Que a Mãe Sant’Ana lhes seja companheira fiel, e que a porção da Igreja, denominada Diocese de Caicó possa receber inúmeros benefícios espirituais e materiais por sua poderosa intercessão.

Pe. Valdo, fsa

Rosa Gattorno - Alma de oração

Oração para o Ano Sacerdotal


Caríssimos Irmãos e Irmãs,

Hoje a Igreja celebra São João Maria Vianney, e no 150º aniversário de sua Páscoa a Igreja se reúne em torno aos seus sacerdotes para redescobrir a sua presença fecunda e para proclamar, uma vez mais, com a alegria cristã, o seu essencial e distinto ministério, dentro da missão universal da Igreja.

Por ocasião desta belíssima memória, o Ano Sacerdotal, como pensado pelo Santo Padre, não será um ano “reservado aos sacerdotes”, mas para toda a Igreja. Por isso, como uma única família, queremos, de modo especial neste dia, rezar por todos os Sacerdotes do mundo inteiro, para que vivam, a exemplo do Cura d’Ars, com fidelidade a sua vocação e missão.

ORAÇÃO PARA O ANO SACERDOTAL

Senhor JESUS,

Vós quisestes dar a Igreja, em São João Maria Vianney, uma imagem vivente e uma personificação da caridade pastoral.

Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo.

Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender como estar felizes e com dignidade diante do Santíssimo Sacramento, como seja simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como seja terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como seja consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como seja necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno.

Fazei, ó Senhor JESUS que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender o quanto seja necessário, humilde e glorioso, o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado.

Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”.

Fazei que as nossas famílias cristãs saibam descobrir na Igreja a própria casa, na qual os vossos ministros possam ser sempre encontrados, e saibam fazê-la bela como uma igreja.

Fazei que a caridade dos nossos pastores anime e acenda a caridade de todos os fiéis, de tal modo que todos os carismas, doados pelo ESPÍRITO SANTO, possam ser acolhidos e valorizados.

Mas, sobretudo, ó Senhor JESUS, concedei-nos o ardor e a verdade do coração, para que possamos dirigir-nos ao vosso Pai Celeste, fazendo nossas as mesmas palavras de São João Maria Vianney:


Eu Vos amo, meu DEUS, e o meu único desejo é amar-Vos até o último suspiro da minha vida.

Eu Vos amo, DEUS infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Vos a viver um só instante sem Vos amar.

Eu Vos amo, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de amar-Vos eternamente.

Eu Vos amo, meu DEUS, e desejo o céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.

Eu Vos amo, meu DEUS infinitamente bom, e temo o inferno porque lá não haverá nunca a consolação de Vos amar.

Meu DEUS, se a minha língua não Vos pode dizer a todo o momento que Vos amo, quero que o meu coração Vo-lo repita cada vez que respiro.

Meu DEUS, concedei-me a graça de sofrer amando-Vos e de Vos amar sofrendo.

Eu Vos amo, meu divino Salvador, porque fostes crucificado por mim e porque me tendes aqui em baixo crucificado por Vós.

Meu DEUS, concedei-me a graça de morrer amando-Vos e de saber que Vos amo.

Meu DEUS, à medida que me aproximo do meu fim, concedei-me a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.

Amém.

S. João Maria Vianney

Ir. Josimar

02/08/2009

Feliz dia do Padre


"Imagino o Sacerdote como uma rocha em alto mar. Nela vão quebrar-se as vagas do sofrimento e do mal, que assolam as pessoas. A resistência da rocha faz recuarem as ondas, até que voltem, serenas, para a praia da vida cotidiana. Nenhum de nós tem em si esta força, mas é de Cristo que a recebemos, como seus representantes e instrumentos junto ao povo fiel. Como diz São Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13)."
D. Eusébio Oscar Scheid

Com orações e meus cumprimentos aos Sacerdotes,
Paulo Monteiro dos Santos Filho (Vocacionado)

A borboleta