INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/01/2011

“Por que ser sacerdote Filho de Sant’Ana?”








Iniciamos nosso 2º dia de encontro, refletindo sobre a teologia do Sacerdote. Todo cristão, através do batismo, traz em si a marca do sacerdócio comum. Que se apresenta como sendo: Sacerdote, rei e profeta. Mas, Deus na sua infinita sabedoria e vontade, escolhe em meio à humanidade, alguém que possa assumir sua missão, sendo imitador do Sumo e eterno Sacerdote, que é Cristo. O Sacerdote é um imitador, é o intermediário entre Deus e os homens. É aquele que une, como ponte, os homens a Deus de forma direta. Ele se configura à Cristo Sacerdote, para poder agir pela humanidade. Eis o que somos chamados a ser!

Segundo a inspiração de Madre Rosa, somos chamados a ser cheios do amor de Deus; converter os pecadores; evangelizar a humanidade e dar à obra das Filhas de Sant’Ana um brilho de grande beleza. Com isso, temos a missão de, nos dias de hoje, tornar Jesus mais conhecido e amado. Através da nossa disposição, atenção e disponibilidade para com o próximo.

Finalizamos nosso dia de atividades com um momento de descontração fraterna, que a equipe de coordenação nos proporcionou.

Ir. Adriano e Ir. Josenildo.

28/01/2011

Morre o Sr. Antônio de Pádua

O Sr. Antônio de Pádua veio a falecer hoje pela manhã na cidade do Recife/PE, depois de um longo tratamento contra o câncer. Ele desde do ínicio da fundação do Movimento da Esperança aqui no Brasil, coordenou este ramo da família religiosa com muita sabedoria e grande zelo por Madre Rosa.
Ele, amantíssimo de Rosa Gattorno, nutria em seu coração um forte desejo de torná-la conhecida. Buscava sempre conhecer e compreender a grandeza das experiências místicas vividas por ela. Na verdade, quem teve a oportunidade de conversar com o Sr. Pádua (carinhosamente chamado), provou que ele não falava ou apenas comentava, mas balbuciava Madre Rosa. Caros leitores, permitam-me dizer algo que brota do meu coração: Ele é um santo homem filho de Sant´Ana, que hoje estar nos braços da Gloriosa.
Com certeza no céu, perto de quem tanto ama, Madre Rosa, Sant´Ana e Maria Imaculada, ele agora adora perpetuamente a Jesus Crucificado, que não mais numa Cruz, mas no Trono Real com o Pai e o Espírito, recebem toda Honra e toda Glória.
Em homenagem ao sr. Pádua e com os sentimentos aos seus familiares e à toda família de Sant´Ana que chora a perda deste grande homem, o INformefsa permanecerá de LUTO por trê dias.
Ir. Jarbson

27/01/2011

1° Encontro Regional dos junioristas






Hoje iniciamos o nosso encontro dos Junioristas que tem como tema "Porque ser sacerdote Filho de Sant’Ana?". Primeiramente tivemos o almoço de abertura, na parte da tarde foi iniciado os trabalhos com o estudo pessoal do tema. No momento da partilha foi desenvolvido com questionamentos pessoais, tais como: Qual é a verdadeira identidade do FSA-Sacerdote? Quais os elementos formativos que diferenciam o FSA-Sacerdote dos demais? Quais as razões vocacionais do Irmão FSA ao chegar no sacerdócio? Enfim esses são questionamentos que ajudarão na profundidade e espiritualidade do encontro. Também foi justificada, pelo Formador, a ausência dos irmãos Anderson e Ronaldo que estão de retiro em preparação para os votos perpétuos como também do Irmão Gilvan, que se prepara para partir para a Bolívia. Amanhã o dia será intenso, fique de olho no nosso blog, que iremos trazer as novidades destes dias da Graça.

Delegação lança anuário 2011




A Delegação do Brasil, lançou para este ano de 2011 o seu primeiro anuário. Este Anuário contém todas as informações básicas dos Filhos de Sant´Ana com os seguintes pontos: Irmãos, comunidades presentes no Brasil e no Exterior, Estrutura da Delegação, serviços e mais algumas informações. Este livreto visa facilitar as comunicações como também informar a estrutura atual do governo local.

26/01/2011

Convite!!!



O PROMAR tem a grata satisfação de convidar V.S.ª, para o 1° Encontro de Benfeitores de 2011, com uma Missa no dia 12/02 às 19h00mim, na sede do Projeto.


Este será o momento de celebrarmos mais um ano de atividades que se inicia, bem como apresentar a estrutura administrativa, cronograma das atividades, prestação de contas dos últimos 6 meses e as novas iniciativas para fazer do PROMAR um projeto de vida.


A sua presença será de fundamental importância para o bom êxito deste momento.

Venha e veja a Obra que você está ajudando a crescer!

CNBB lança documento sobre comunicação social na Igreja no Brasil

"A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil" é o título do novo documento da CNBB, lançado na reunião dos coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom), em Brasília, nesta segunda-feira, 24.

O documento de estudos 101 da CNBB, pretende animar e orientar o "progresso da comunicação no Brasil", afirmou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta. Segundo ele, o texto deve se tornar em breve o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

“A nossa intenção, depois de muitas consultas, é que fosse um diretório de animação e orientação para o progresso da comunicação e uma melhor presença da Igreja na mídia, contemplando também, evidentemente, as questões espinhosas das transmissões litúrgicas televisivas e a grande discussão entre o virtual e o real", afirmou Dom Orani durante a apresentação do documento.

Em entrevista à imprensa da CNBB, Dom Orani destacou que a preocupação do texto é ser colocado à disposição da Igreja para que seja lido e aprofundado para futuramente ser transformado no Diretório de Comunicação. “Depois de lido e estudado, aguardaremos as sugestões das pessoas, para que façamos as adaptações necessárias para que o texto chegue a ser o diretório. A etapa agora é de sugestões”, afirmou o arcebispo.

Para Dom Orani, o texto é uma forma de fomentar o entusiasmo dos comunicadores da Igreja no Brasil. “A comunicação é essencial na vida do ser humano e a Igreja é feita de comunicação, da boa notícia, da Palavra de Deus, da Catequese, da Liturgia. Com as mídias sociais e com a comunicação eletrônica, é importante que haja orientação, que não corte o entusiasmo, mas que entende bem a comunicação no Brasil e, pelo tamanho do país e pelo dinamismo que tem a comunicação no Brasil, é muito importante e necessário que tenhamos um diretório de comunicação no Brasil para fomentar o entusiasmo e orientar”, pontuou.

Informações sobre como adquirir o documento, no site das Edições - CNBB: www.edicoescnbb.org.br

O encontro da Pascom teve início nesta segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28. Os participantes, coordenadores regionais da Pascom e pesquisadores da área, discutem as necessidades de publicações e ideias para melhorar os trabalhos de orientação em comunicação.

João Paulo II: Preparativos para a beatificação já decorrem no Vaticano.


Lisboa, 14 Jan (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou hoje que estão a decorrer obras na Basílica de São Pedro tendo em vista a beatificação de João Paulo II, no próximo dia 1 de Maio.

Falando aos jornalistas, após o anúncio oficial da cerimónia, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé mostrou-se confiante de que os três meses e meio que faltam para a celebração serão suficientes para “preparar a cidade de Roma para acolher os numerosos peregrinos que vão querer estar presentes”.

Por tradição, os restos mortais dos Papas beatificados são transferidos da cripta, onde estão enterrados, para o andar principal. O padre Lombardi adiantou que as obras na Basílica de São Pedro se iniciaram “junto da capela de São Sebastião”, na nave, junto da famosa «Pietà» de Michelangelo.

O túmulo será transferido para este espaço, sem exumação do corpo, para debaixo do altar da capela, onde será identificado com a inscrição «Beato João Paulo II», em latim. Antes desta mudança, vai ser necessário mudar os restos mortais de Inocêncio XI, que ali se encontram desde 1956, para o altar da Transfiguração, na mesma Basílica.

Relativamente ao processo de beatificação, o porta-voz do Vaticano assegurou que “todos os passos foram dados com cuidado” e que Bento XVI “é muito exigente, a esse respeito”. Na cerimónia do próximo dia 1 de Maio, presidida pelo atual Papa, no Vaticano, vai ser anunciada a data da festa litúrgica do futuro beato.

Anúncio da beatificação de João Paulo II causa emoção na Polônia

Por longo tempo esperado, o anúncio pelo Vaticano da beatificação, no dia 1º de maio, do Papa João Paulo II foi recebida na sexta-feira 14 com imensa emoção em Cracóvia, seu antigo arcebispado, e em Wadowice, sua cidade natal.

"Tínhamos certeza desde o começo. Esperamos muito tempo para ter no céu um santo nosso", declarou à AFP Justyna e Mateusz Malinowski, um jovem casal que veio rezar diante da "janela papal" no arcebispado de Cracóvia, rua Franciszkanska.

"A partir de agora, dirigimo-nos a ele em nossas preces" disse Mateusz. Em seu entender, como para muitos outros católicos que haviam escandido "Santo Subito!" (santo logo!) durante os funerais, em abril de 2005, João Paulo II já era um santo em vida.

Diante do arcebispado de Cracóvia, onde multidão se concentrava a cada viagem do papa à Polônia, foram depositadas rosas amarelas e brancas, as cores do Vaticano, junto a muitas velas acesas. Foi lá que João Paulo II morou de 1964 até sua eleição ao trono de São Pedro, em 1978. Era de uma janela do primeiro andar, onde hoje foi colocada sua foto, que ele conversava com os jovens que vinham cantar para ele.

"A cada mês desde sua morte, rezamos pela beatificação", uma etapa que vem antes da canonização, declarou Agata Schonborn, que fez uma prece diante da estátua do Papa polonês no pátio do templo. "Tive a chance inaudita de tê-lo encontrado pessoalmente quando era estudante, de apertar sua mão, de ter sido convidado para sua festa de São Carlos, no dia 18 de maio", disse ela.

"Não houve na história da Igreja uma pessoa a quem tantos conheceram pessoalemente", declarou à AFP o padre Adam Boniecki, redator-chefe da revista católica Tygodnik Powszechny, com sede em Cracóvia. "Beatificar um papa é tarefa muito difícil, porque é preciso analisar como a santidade e o dever de administrar a Igreja, uma grande instituição, caminham juntos", explicou.

Em Wadowice, cidade natal do papa polonês, as pessoas não escondiam seu orgulho. "João Paulo II tornou nossa cidade célebre no mundo inteiro", declarou o padre Jakub Gil que havia sido consagrado por Karol Wojtyla.

Para Eugeniusz Mroz, 90 anos, que fez o bacharelado com o papa no liceu de Wadowice, foi um "verdadeiro dom recebido da Providência" ter sido colega de escola do papa. "Partilhamos os bancos do colégio. Ele cresceu na santidade, mas ninguém pensava que um dia vestiria a batina. Era apaixonado por teatro", disse Mroz, um dos três alunos vivos, da mesma classe.

http://noticias.terra.com.br

João Paulo II será beatificado em 1º de maio


O Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011. A data foi oficializada na manhã da sexta-feira 14, com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação.

O Rito de Beatificação será presidido pelo próprio Santo Padre, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da
Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.
"A sua vida e o seu Pontificado foram percorridos pelo desejo de dar a conhecer ao mundo todo [...] a consoladora e entusiasmante grandeza da misericórdia de Deus", afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Rádio Vaticano

20/01/2011

Ajude as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro


As vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro esperam por sua solidariedade.
Em Natal existem alguns locais onde suas doações podem ser feitas. Veja lista abaixo:

Natal Shopping (estacionamento superior) .
Praia Shopping (caixa de coleta no corredor principal) .
Ministério Público do Estado (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97. Candelária) .
Promotoria de Justiça (Rua Floriano Peixoto, 550, Petrópolis) .
Corpo de Bombeiros (Avenida Alexandrino de Alencar, 959, esquina com a Prudente de Moraes) .
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas (Av. Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado) . Sede da Defesa Civil de Natal (Machadão) .
Sede da Guarda Municipal de Natal (Av. Rui Barbosa, 345. Lagoa Nova) .
Centro de Triagem de Doações – Cruz Vermelha/Defesa Civil (Machadinho) – 24 horas

Devem ser doados: alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, leite em pó, fraldas descartáveis e itens de higiene pessoal e de limpeza.

INforme

10/01/2011

Natal Solidário








A Infância e Adolescência MIssionária do Quebra Fuzil realizou, em Dezembro, um Natal Solidário, que contou com a presença de 65 crianças.
Após o momento de oração, aconteceu o momento festivo para comemorarmos o Natal e agradecermos a Deus pelo ano de 2o1o e suas realizações. O grupo de música do Parque Industrial fez a animação do encontro.
Este encontro foi possível graças a generosidade dos casais: Veríssimo e Ana Maria e seus filhos; Elaiana e Kinho; Irlete e Ribeiro; e Naíde que fizeram um Natal bem mais feliz para estas crianças.
Contamos, por fim, com a visita do Papai Noel que trouxe alegria especial para omomento festivo do Natal solidário.

Weider

09/01/2011

Desculpe-nos o transtorno! Estamos de férias para melhor servir.



Como todos sabem, janeiro é mês de relaxar, curtir, viajar, ir ao cinema, ir à praia com a família, aproveitar para colocar a vida de oração em dia, fazer novas amizades, conversar, rir, rezar, jogar o peso do trabalho e dos estudos fora... uffa!!!! E tantas e tantas coisas boas, que podemos fazer durante as benditas e esperadas férias do ano.
E nós irmãos, que formamos a equipe do INformefsa, como somos de carne e osso..kkkkkkk aproveitamos este mês para também relaxar, descansar, rezar um pouco mais, mas sobretudo estar mais com as nossas famílias.
É por este motivo, que durante este mês vocês verão que o nosso blog ficará um pouco desatualizado. Tudo bem, sabemos que hoje as facilidades digitais são tantas, mesmos nos lugares longínquos já é possível o acesso a nossa amada net. Só que, são tantos os compromissos com os amigos e familiares, são tantas as horas de sono... enfin acabamos que "esquecendo" e devemos confessar que este é um período de pouco movimento e informações a nível geral.
Então, fica dado o recardo, mas fazendo o compromisso de logo, logo no ínicio de fevereiro estarmos aqui novamente com novas notícias, informações, formações e sobretudo com as novidades recheadas que este ano a equipe do INformefsa tem pra você.
A nossa gratidão e um desejo de um mês recheado de coisas boas para os nossos leitores e amigos.
Deus abençoe a todos!