INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/10/2009

NICP FESTEJA CINCO ANOS.








Cinco anos de muita história foi celebrado, neste domingo, pelos jovens que compõem o Grupo NICP, que os Filhos de Sant´Ana acompanham, desde sua fundação. A festa deu-se início com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Francisco Calheiros, FSA, na qual seis jovens, juntamente com as crianças da catequese, receberam pela primeira vez a Eucaristia. Logo após a missa, todos os jovens, partiram para o local onde houve a recepção cuidadosamente preparada pela coordenação. No espaço foi instalada uma discoteca, montada por dois jovens do grupo, com iluminação e sistema de som, feitos com a própria criatividade, nesta todo o grupo dançou a vontade, se divertiu e lógico partilhou do vigor juvenil, além da alegria, da espontaneidade, e sobretudo do prazer de ser jovem.

Agradecemos a todos que fizeram parte, desta bonita história, desde os primeiros até os atuais. Que o desejo que os jovens tem de construir a paz, possa se fazer sempre mais presente nos seus corações, para que eles possam irradiar nas suas famílias e onde eles estiverem.

Jarbson Batista

23/10/2009

Romaria da Terra na cidade de Iguatu




Semiárido em romaria por mais vida e cidadania foi o lema da 14ª Romaria da Terra que aconteceu no último dia 11, na cidade de Iguatú, Ceará. Esse também foi um momento de comemoração dos 25 anos da realização da Romaria da Terra no Estado, além de celebrar o centenário de Dom Hélder Câmara e de Patativa do Assaré.

Romeiros e romeiras vieram de paróquias e comunidades celebrar, mais uma vez, a luta em defesa da terra, da água, e o direito à vida. E como filho de Sant’Ana pode perceber na fisionomia do povo sofredor grandes manifestações de fé e esperança que intrinsecamente marca nossa espiritualidade quando contemplada na mística da história do povo de Deus. O encontro para acolhida aconteceu às 4h na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado. De lá, seguiu-se em caminhada para a Lagoa da Telha, local que deu origem a cidade de Iguatú. Um grande círculo formou-se ao redor da lagoa, simbolizando um abraço. Esse momento encerrou com os participantes dançando Torém.

O segundo momento aconteceu nas comunidades, com café da manhã, apresentações artísticas e testemunhos sobre as melhores condições de vida no interior e na cidade. As famílias partilharam a alegria pelas conquistas, dizendo que muita coisa tem sido feita em favor do homem e da mulher do campo. Em particular gostaria de Partilhar a alegria de ter vivenciado de perto este momento acolhendo e escutando o testemunho de vida de tantas pessoas que buscam profundamente abraçar o anúncio do evangelho como causa primeira de suas vidas, e o mais encantador foi a mística que permeou este momento em clima fraterno de partilha e comunhão.


Agradeço de coração a minha comunidade pela oportunidade dispensada e a todos os Romeiros (as) das cinco dioceses, que juntos estivemos neste evento que marca na história do povo de Deus presente no Ceará o grande brado de alegria,reconhecimento e súplica por mais vida e cidadania.
Ir. Anderson

22/10/2009

NICP - 5 anos







No dia 25 deste mês, o grupo de jovens fundado pelos Filhos de Sant´Ana, aqui em são José de Mipibu na comunidade do noviciado completará 5 anos de fundação.

E em comemoração a esta data tão especial, estamos durante toda esta semana mobilizando os jovens juntamente com a comunidade do Quebra-fuzil para juntos fazermos momentos de reflexões. Estes estão acontecendo todos os dias, nas casas dos jovens, rezando o terço e depois a partilha do Evangelho sem contar na preparação do dia no qual 6 jovens estarão recebendo a Primeira Eucaristia. A missa será celebrada às 17 horas e logo depois teremos as devidas homenagens e um pouco de lazer.

Esperamos que Deus sempre faça dos jovens esse instrumento de construir a paz nas famílias, na escola, na comunidade e onde eles estiverem.


Jarbson Batista

Nossa Missão - 04 - Ir. Cristiano




Ir. Cristiano Vieira da Costa, ingressou nos Filhos de Sant´Ana no dia 26 de dezembro de 2000 para unir-se ao Ir. Eliano e Ir. Fábio e juntos fazerem a etapa formativa do Aspirantado em Fortaleza-CE. Depois de ter cumprido o itinerário formativo, professou no dia 06 de maio de 2003 em Natal-RN onde começou seu apostolado em uma comunidade carente no bairro Dix-sept Rosado, conhecida como Mereto.

Nesta deu inicio a um grupo de jovens do Movimento da Esperança e logo após, começou um trabalho de encaminhamento de jovens que não tinha emprego e muito menos estudo, para cursos de profissionalismo. Do contato com estes jovens deu-se inicio a um grupo, agora não mais com a espiritualidade da família Religiosa de Sant´Ana e sim com as partilhas das experiências que eles estavam vivenciando naquele momento. Partindo da necessidade da comunidade as ações apostólicas começaram a estender-se para outros espaços etários como as crianças através de oficinas de artesanato e outras; depois disso surgiu um grupo de voluntárias que auxiliam ao trabalho ali desenvolvido.

O desejo de dar vida àquelas pessoas que não tem dignidade de habitação, estrutura familiar e alimentícia, fez Ir. Cristiano com o consenso dos responsáveis pela Associação a alargar os horizontes criando uma estrutura conhecida como Projeto Madre Rosa - PROMAR, cuja sede em construção, comportará todas as atividades inerentes ao seu espírito.

Como o espaço apostólico do Filho de Sant´Ana não tem limites, então além das atividades realizadas no Mereto, ele também acompanha as Equipe de Nossa Senhora aqui em Natal.

Tendo a sua ordenação diaconal prevista para o final deste ano, e pela Graça de Deus no ano vindouro a ordenação sacerdotal, se alarga o seu campo apostólico eclesial e unindo as intenções da Associação àquelas da Arquidiocese de Natal, é que se deu inicio a uma comunidade religiosa de cunho apostólico no espaço dos Guarapes para uma futura aprovação como área pastoral. O Ir. Cristiano como um ardente missionário está organizando juntamente com outros irmãos a comunidade que atualmente pertence à Paróquia de N.S. Auxiliadora em Filipe Camarão. Já está sendo implantada a pastoral da Juventude, Conselho da comunidade, além das missas e celebrações, bem como a organização das outras pastorais ali existentes como o Dízimo.

Irmão Cristiano compreende que a “ação missionária parte de Jesus Cristo” e afirma a respeito da ordenação sacerdotal: “o meu chamado culmina com o sacerdócio e recordando-se de uma frase pronunciada anos atrás por Dom Matias - grande amigo e conterrâneo - : “a maior dignidade do Ser humano, depois de ser filho de Deus, é o de ser Sacerdote, outro Cristo”. Unindo-se assim ao desejo de Madre Rosa que via estes Filhos de Sant’Ana “cheios do amor de Deus, evangelizando e convertendo os pecadores”, Irmão Cristiano vai agindo em modo de continuar no tempo a missão que o Senhor confiou-nos como Filhos de Sant’Ana.

125 anos da Filhas de Sant'Ana no Brasil











Neste dia, em que até o ceu rejubilou de tanta beleza, com um sol que somente uma cidade que é conhecida como "a noiva do sol", e somente esta cidade para receber em suas terras um encontro que comemorou 125 anos de chegada das primeiras missionárias, Filhas de Sant´Ana, aqui no Brasil. As cinco expressões carismaticas da Família de Sant´Ana estiveram presentes para homenagear as irmãs que são para nós, que fazemos parte desta familia, portadoras de todo o Carisma e Espiritualidade.
Durante o encontro houve palestras, apresentação das expressões e por fim encerramos com uma bélissima Missa presidida pelo Pe. Valdo Feitosa. Acredito que não só para nós Filhos, como também para os diversos ramos, o que nos resta é agradecer porque primeiro do que tudo, foram elas que eternizaram no tempo toda expressão carismatica deixada por Madre Rosa na qual hoje nós podemos dizer, somo filhos desta mesma mulher e possuuímos o seu carisma.
Que Sant´Ana faça das Irmãs sempre mais audaciosas em dar prosseguimento ao ardor missionario daquela que ousou em deixar tudo para seguir ao "seu Tudo".
O NOSSO MUITO OBRIGADO

Jarbson Batista

Ingresso no Noviciado





Ingresso no Noviciado.
“Ao achar uma perola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.” (MT 13,46)

No júbilo, de uma atmosfera rica de graças que a Associação Pública de Fieis Filhos de Sant´Ana vivenciou, a Comunidade do Noviciado presente em S. José de Mipibu, recebeu mais um membro que irá vivenciar no coração da formação do Filho de Sant´Ana o seu caminho vocacional.
O Rito de Ingresso do noviço Talison aconteceu no dia em que a Família de Sant´Ana festeja o nascimento de sua fundadora, 14 de Outubro: Madre Ana Rosa Gattorno. 178 anos se passaram e o carisma dado por Deus a esta mulher continua a florescer nos corações de tantos jovens que querem seguir a Cristo mais de perto através da Espiritualidade nossa. As irmãs Filhas de Sant´Ana, as Noviças, os Irmãos da Comunidade de Natal juntamente com alguns representantes da Comunidade paroquial estiveram presentes a esta celebração tão peculiar que deixa como marco dois pontos da meditação feita pelo Formador dos Noviços, Pe. Valdo: o Tesouro - Jesus, e o binômio concha - Sant´Ana e a pérola – Maria, figuras indispensáveis para viver a experiência pessoal de e com Deus nesta etapa.
O nosso Desejo é que o neo -noviço, Talison Ferreira, possa deixar-se tocar pelo Sagrado, que quer moldar o seu coração e tornar sua vocação um autêntico espaço da manifestação do Reino de Deus.

21/10/2009

Gratidão





O Espírito Santo de Deus convoca seus eleitos, santifica-os e os inspiram a entrar na intimidade com Deus, Autor e Criador do céu e da terra.

Durante os dias de 5 a 9 de outubro, o Espírito de Deus convoca-me a esta profunda intimidade através do retiro que me prepara para o ingresso ao Noviciado. Muitos foram as moções do Santo Espírito, que ia revelando a cada dia o amor, a misericórdia, a ternura e a bondade de Deus.

Este tempo foi sem dúvida o momento da graça, o tempo oportuno para que Deus, através do seu santo Espírito pudesse falar e expressar seu gesto de amor, esperança e fé. Neste ainda, foi-me concedido rezar a partir da “Experiência do Noviço Filho de Sant’Ana” em partes divididas pelos subtemas. Foi possível também rezar a cada tarde, com Madre Rosa, mestra em estar na intimidade com Deus. Dessa forma, foi bastante gratificante rezar, fazer pequenos gestos de mortificação, de deserto. E ao mesmo tempo alegrar-me pela experiência vivida da Convocação da 2ª. Assembléia Geral da nossa Associação convocada pela Madre Maria Luisa Prandina, por quem tenho grande afeição e estima.

Neste clima de retiro pude associar-me a esta alegria da 2ª. Assembléia Geral; e pude oferecer os pequenos gestos de mortificação, como a Madre Maria Luisa nos pede durante este tempo.

Sou grato ao meu Dileto Deus, pela oportunidade e pelas graças derramadas durante este tempo de retiro, onde pude rezar bem, com serenidade e alegria.

Sou grato ainda ao Ir. Fábio Costa, que foi o orientador deste retiro, onde pode me oferecer, num momento propício, à oração e a entrega total ao Amor de Deus.

Indubitavelmente, sou grato a Comunidade Ir. Ana Paulina Cavalcante, na presença do Pe. Daniel, que me acolheu durante este tempo onde a graça de Deus pudesse habitar em mim, neste tempo de oração e intimidade com o Dileto Jesus.

Sou grato ainda a Deus, pela etapa do pré-noviciado, tempo oportuno para o meu crescimento humano-pessoal e fraterno; agradeço de forma particular ao meu formador, Pe.Magno que com grande empenho colaborou para o meu amadureçimento e desenvolvimento humano e espiritual.

Nisto, agradeço a todos que me acompanharam durante este tempo, com: Oração, amizade e apoio.

Portanto, desejo que Deus continue a me inpirar através do seu Espírito Santo, e a me conduzir sempre na perseverança e maturidade, seguindo os passos de Jesus Cristo.

Que Sant’Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa guiem o meu caminho rumo ao noviciado com serenidade, maturidade e, com todo ardor.

Pré-noviço: Tállison Ferreira da Silva.