INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

10/04/2009

Reconheceram Jesus ao partir o pão







Segundo dia do encontro sobre a liturgia do Tríduo Pascal (09-04)

O dia de hoje foi marcado pelas celebrações próprias deste dia, e a formação histórica e teológico-litúrgica desta quinta feira, que nos introduz no Tríduo Pascal.
Pela manhã participamos da Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Natal, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Matias e concelebrada por 157 padres da Arquidiocese e o povo de Deus.
As reflexões deste dia partiu da fração do pão. Refletindo sobre a fração do pão por Jesus e nós como seus discípulos, abertos a reconhecê-lo como o Senhor neste gesto. Daí a importância de tomar consciência do significado deste ato na missa.
Para este fim utilizamos o Laboratório Litúrgico para experimentar o sabor e a essência desta parte da missa tantas vezes abafada pro outras coisas.
Só compreendendo este gesto do Senhor em sua última ceia é que partimos para o ato de lavar os pés. Com todo este estudo celebramos de forma mais participativa a missa do lava pés. Este gesto deixado por Jesus como exemplo de serviço deve ser repetido por todos nós.
A noite prosseguiu com a vigília eucarística até às 6 da manhã. Cada um dos participantes fez uma hora de adoração numa atitude de vigilância com Cristo.

Jarbas e Jarbson

0 comentários: