INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

29/03/2009

Formação com Pe. Dalmário


Na tarde de Sábado, tivemos a graça de termos uma partilha de conhecimentos com o sábio Pe. Dálmario. Uma tarde rica e grandiosa ao nosso espírito. Gostaria de partilhar alguns tópicos oferecidos pelo Padre e que foram de grande proveito para nós noviços:

A Igreja está desde sempre nos planos de Deus, antes mesmos a fundação do mundo, ou seja, ela foi gerada no seio da Trindade.
Desse modo pode-se fazer uma leitura dos acontecimentos, que estão dentro do plano da salvação, e que marcam a Igreja como povo de Deus. Entre estes destacamos:

Quando o povo foi liberto do Egito e fizeram uma noite de vigília ao Senhor (Ex 12,40-42). Mais adiante no mesmo livro quando Moisés avança sobre o mar vermelho para a passagem do povo que agora passa a temer o Senhor, podemos considerar alo fato, à luz da fé, no Antigo Testamento já a presença da Igreja, o povo que é liberto pelo Senhor e que se reúne em Seu nome para render os devidos louvores: a palavra: QAHAL- Aqueles que seguem o caminho. Passa a designar a Igreja enquanto “assembléia”.

Do Resto de Israel, o povo que aguarda a vinda do Salvador, nasce a Imaculada. Gerada no seio de Ana, predestinada por Deus a ser isenta do pecado original, ela é a “filha de Deus”. Com o pecado de Adão de Eva fomos privados da filiação divina e por isso necessitamos do batismo para restabelecer a nossa dignidade de filhos de Deus, o próprio Filho de Deus quis ser batizado para assim Deus declarar: “Este é meu filho muito amado...” (Lc 3,22) e Maria foi aquela que provou antes mesmo de tudo a salvação divina.


De Maria nasce o Salvador, aquele que vem romper a Lei e o pecado e comunicar a Graça-a redenção: “Moíses deu a lei, Cristo a Graça” (Jo 1,17)
Com a escolha dos Apóstolos, e logo após os discípulos, a Igreja continua sua missão salvadora, quando no dia de Pentecostes as portas se abrem para todo o mundo e se começa a difusão e o número dos fieis aumentou consideravelmente (At 2,41).

Jarbson Batista

0 comentários: