INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

11/11/2008

125 anos das Filhas de Sant'Ana no Brasil





No dia 17 de outubro, em Belém, no Pará, celebrou-se a abertura do ano jubilar dos 125 anos da presença das Filhas de Sant'Ana no Brasil. Estas foram enviadas pela Madre Rosa Gattorno e chegaram ao Brasil no dia 27 de outbro de 1884.
A belíssima celebração Eucarística ocorreu na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e foi presidida pelo Arcebispo de Belém e concelebrada por alguns sacerdotes amigos das irmãs e pelos neo-sacerdotes Filhos de Sant'Ana (Pe. Daniel, Pe. Francisco e Pe. Magno). Além das irmãs da Província Norte, stiveram presentes representações de Filhas de Sant'Ana das outras províncias e da Delegação de Manaus.
Foi uma alegria muito grande para nós, Filhos de Sant'Ana, termos participado desta celebração, nos unindo à alegria das Irmãs que festejam a fidelidade, a doação, o amor, o espírito de sacrifício de tantas irmãs que as precederam e que honraram o nome do Instituto com suas próprias vidas e testemunho.
Agradecemos à Provincial Ir. Frassinetti e todas as irmãs das comunidades do Pará por nos ter proporcionado a graça de poder participar de tão bela festa.

PARABÉNS ÀS FILHAS DE SANT'ANA!

Pe. Danel, Pe. Francisco e Pe. Magno









08/11/2008

Primeiras missas dos neo-sacerdotes Filhos de Sant'Ana





A celebração da primeira missa é sempre muito emocionante, e assim o foi para cada um de nós que recebemos o sacramento da ordem.
É um momento sublime, porque é a primeira vez que presidimos a celebração do mistério fundamental da nossa fé - a Eucaristia.
Dentro de nós ressoa uma imensa alegria, e ao mesmo tempo nos sentimos pequenos diante deste mistério tão grande: Cristo que se faz presente no meio de nós através de nossas mãos calejadas pelas vicissitudes da vida.
Todavia a graça santficante de Deus vem em socorro de nossas limitações e nos dignifica para que, através de nossas palavras e gestos litúrgicos, Cristo continue se entregando pela humanidade inteira através do sacrifício eucarístico. É é assim que queremos pautar todo o nosso ministério sacerdotal: confiantes na graça superabundante de Deus, que não desampara nenhum de seus filhos, mas conduz a todos no caminho da salvação.

A primeira missa do Pe. Francisco, priemeira entre todos os neo-sacerdotes, foi no Mosteiro de Sant'Ana, no dia 8 de outubro, às 6:30h;
O Pe. Daniel, por sua vez, celebrou sua primeira missa, na Igreja de São Francisco de Assim, em Parapuí, no Ceará, sua terra natal, no dia 11 de outubro, às 9:30h
O Pe. Magno celebrou suas primeiras missas na Capela da Casa Provincial das Filhas de Sant'Ana em Fortaleza, no dia 12 de outubro, às 17h; na Igreja de São Vicente de Paulo, no Bairro Dix-sept Rosado, em Natal, sua comunidade de origem, às 19h; e na Comunidade de Santa Luzia, em Mossoró, sua terra natal, às 17:30h.

Neo-Sacerdotes

01/11/2008

Primeiros votos do Ir. Juscimar e das irmãs Filhas de Sant'Ana

Votos Perpétuos dos irmãos Charles, Cristiano e Eliano

Na alegria do seguimento: “Fala Senhor que teu servo escuta!”


Os grandes ideais mantêm o coração ardente e estabelece a vontade para poder dar a cada dia o passo possível e necessário para alcançarmos a meta.
No dia 14 de Outubro do corrente ano – comemoração do Natalício da nossa fundadora a Beata Madre Ana Rosa Gattorno - a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana, no Brasil, celebrou com grande alegria juntamente com toda a família religiosa o ingresso dos três jovens: Djavan Lima, Edson Alves, Tallison Ferreira na etapa formativa do Pré-Noviciado em Natal-RN.

“Agradeço a Deus e a Associação, pela oportunidade de participar de mais uma etapa formativa e de discernimento vocacional, tendo em vista o desejo de seguir Jesus Cristo, identificando-me no mistério de sua pobreza, buscando dar o meu SIM sendo luz para o mundo e com o exemplo de Madre Rosa, anunciá-lo para que todos o conheçam e o amem. – Djavan Lima

“Que dom grandioso este que o Senhor me dar em poder continuar dando positivos e decisivos passos no meu caminho formativo. Estar ingressando na etapa formativa do Pré-Noviciado é a confirmação que o caminho se faz e que é Deus quem o conduz.
Que guiado por seu Divino Espírito, que eu a cada dia imitando o exemplo de Sant’Ana, Maria Imaculada e da Beata Madre Ana Rosa Gattorno, possa me abrir a sua ação transformadora e acolher a cada dia seu projeto que se concretiza em minha vida. – Edson Alves
“Sou grato ao Senhor, em poder dar mais um passo na etapa formativa a mim oferecida, atendendo o chamado do Senhor.
Quero pois estar a cada dia atento a voz do mestre e numa atitude dizer constantemente: fala Senhor teu servo escuta, nesta alegria me coloco em total ato de prontidão, serviço e amor, vivendo no espírito de família e revelando o rosto Paterno de Deus. – Tallison Ferreira
Rendemos graças a Deus com o coração cheio de alegria e gratidão, porque tocou o nosso coração chamando-nos a esta família religiosa. Que Sant’Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa, nos abençoe nesta nova caminhada.
Pré-Noviços