INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

26/03/2012

Comunidade de Fortaleza vive momentos fortes na quaresma









A comunidade Irmã Ana Paulina Cavalcante em Fortaleza teve a honra de receber a mesma homenageada para uma palestra sobre Perdão, dando sequência ao gesto concreto da quaresma da comunidade.

A comunidade foi levada a expressar qual o significado da palavra “perdão”.Com o desenrolar do encontro fomos percebendo que muitas das nossas ideias pré-formadas, não são de fato gestos de perdão. O perdão é um ato que brota da humildade, e com isso, mostro a verdade do perdão, com minhas ações e não meramente com minhas palavras.

A reflexão que a Ir. Ana Paulina nos fez foi algo mais humano do que propriamente teológico, passando pelos nossos sentimentos e realidades pessoais, pois só assim percebemos que perdão e a cicatriz andam juntos. Muitas vezes perdemos tempo polindo o monumento da raiva, não avaliando sua verdadeira razão; ao contrário devemos conduzir toda a raiva para uma causa de abertura ao ato de perdoar, aceitando que minha humanidade me leva a ter raiva.

Em suma, a comunidade agradece a Ir. Ana Paulina, que enriqueceu com suas palavras o sentido penitencial da nossa quaresma, nos levando a uma reflexão aberta e séria sobre o nobre ato de perdoar.
“A Razão mais óbvia para perdoar é nos aliviarmos dos efeitos debilitantes da raiva e do ressentimento crônicos. São essas as emoções que de maneira mais óbvia, fazem do perdão tanto um desafio como uma possibilidade bem vinda para qualquer pessoa que deseje a paz”

1 comentários:

Parabéns à Comunidade de Fortaleza pela reflexão do tema PERDÃO.