INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

18/10/2010

Com São Geraldo formamos uma família em missão







Nós, Irmãos e formandos Filhos de Sant’Ana tivemos o privilégio de contribuirmos na festa do Padroeiro de nossa Paróquia São Gerardo Majella, com os nossos dons e empenhos nos dedicamos durante o novenário que foi do dia 6 a 16 de outubro. Vivemos dias intensos em preparação que antecederam a festa do Santo.

A Paróquia a qual desempenhamos nossas pastorais trabalhou o tema “Com São Gerardo formamos uma família em missão”. Diante dessa realidade atual que vivemos, como falar de famílias em missão se as estruturas estão abaladas e comprometidas por vias diretas e indiretas que atingem o coração institucional da vida humana. Hoje vivemos a maior crise existente da humanidade, por não saberem instruir-se para seus objetivos claros e coerentes. A verdade, a família tida como célula mãe fundante da civilização se perde em suas diretrizes por não conseguirem distinguir o seu ideal. Os filhos caminham sem rumo, perdidos numa cultura que visa “prazeres pessoais”. Na linguagem dos cônjuges pouco se ouve falar o termo “nosso”, nosso filho (a), nosso carro, nossa casa, nosso dinheiro etc., mas o “meu, sempre o meu”. Cada dia o individualismo impera nos seios familiares. Cadê a família que prezavam seus costumes, sua moral, sua ética?

Hoje se perderam na ilusão das paixões, matérias e carnais e, nunca se encontram como pessoas dotadas de dons que podem transcender suas realidades propensas aos valores cristãos. Como formar uma família em missão? Para esse questionamento só tenho uma resposta “aprender a si amar para amar”. Os propósitos de viverem se amando nunca se esgotará, serão válidos por todo sempre, até que a morte os separe.

Qual é a missão que vivemos senão esta de assumir o ideal em formar uma família estruturada no amor de Deus. Pais e filhos se amando e dialogando, esposos se respeitando. Está é a real missão familiar. Já estamos cansados de tanta utopia, queremos o real, o concreto. Só depende de nós para mudarmos o quadro, mesmo com os acertos e erros o importante é deixar-se permear pelo maior instrumento que temos em mãos para reverter essa situação aventureira. A base para formamos uma família em missão é termos uma noção primeira do que é SER Família para partirmos para praticidade da consciência que ser família é um dom constituído por Deus. Até Jesus Cristo teve a sua Família. São Gerado reconheceu esse bem, a sua família sempre souberam lhe educar na fé. Seu pai Domingos e sua mãe Benedita foram os que fizeram este homem que conhecemos hoje. A educação que recebeu lhe ajudou a fazer uma experiência com Jesus Cristo. Sua mãe sempre rezava com os filhos e o seu pai os orientava a falar de Deus.

Neste tempo de festa do nosso Padroeiro refletimos os valores da nossa existência que nos fizeram encontrar; como família, essa geradora da vida e de valores. Todos nós que participamos nos esforçamos a construir uma família em missão. Partimos da reflexão da dimensão familiar; onde fomos iluminados pelos sacramentos, a palavra e a virgem Maria a encontrar sentido para nossa missão doméstica nos aspectos sensíveis e humanos, mas também, imbuídos da graça benfazeja de nosso Bom Deus. Foram esses os elementos que nos nortearam a reconstruir uma nova história e, no termino da festa, ousar em dizer: “Com São Gerardo formamos uma família em missão”. Essa foi a experiência que os Irmãos e formandos Filhos de Sant’Ana viveram neste espírito iluminado pelo o que é próprio nosso; Família.

Ir. Gilvan Bezerra da Silva, FSA

0 comentários: