INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/09/2009

Encontro da PJE


Entre os dias 18 a 20 de Setembro de 2009 no Colégio Nossa Senhora das Neves da congregação das Filhas do amor divino, na cidade de Natal –RN, aconteceu a 2ª Etapa da Escola de Formação – Etapa Nordeste da Pastoral da Juventude Estudantil – PJE. Com cerca de 115 participantes vivenciamos momentos de muita alegria, partilha, aprendizado e articulação. Participaram os Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio grande do Norte e no total de 13 escolas. Foi um momento histórico e inesquecível para a PJE do Nordeste. A assessoria da atividade ficou por conta da Tábata Silveira (Secretária Nacional da PJE) e do Maurício Perondi (Assessor Nacional da PJE). Diversos religiosas e religiosos marcaram forte presença durante a escola de formação, assim como todo apoio e estrutura oferecida pela arquidiocese de Natal e pelo Pe. Sávio assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB para que a Escola Nacional de Formação – 2ª Etapa Nordeste fosse esse imenso sucesso. Presença marcante foi tambem a dos nossos queridos alunos do centro educacional Maristella; participaram: Fernanda, Junior Emanoel, Lucas Moura, Paula e eu ir. Fábio. Esperamos que este encontro seja o ponta-pé inicial para juntos como familia educativa Católica criarmos condiçoes espaços para a Juventude em nossas escolas. Desde já um abraçao na galera que participou. Ir. Fábio Silva, fsa

23/09/2009

"Nele nós existimos,nos movemos e somos".








Debruçados sobre a "Mística da Vida Religiosa Consagrada" que,nos foi apresentada pelo Frei Anízio,OFM.Vivenciamos do período de 14-20,deste mês,do terceiro Novinter,no convento Franciscano de Ipuarana,Lagoa Seca-PB.Participamos juntamente com as Noviças das Irmãs da Caridade da Mãe da Misericórdia,das Missionárias Carmelitas e dos Franciscanos Menores.Que congregados pelo Carisma maior da Vida Religiosa pudemos enriquecer nosso desejo de entrega ao Senhor,autor da vocação,e contemplar em nossas vidas a ação de Deus que,fita o olhar,chama e capacita.Todavia,nos indica como meta e auxílio a vida fraterna ,sendo expressão máxima,do que realmente é a Trindade Santa:"comunidade perfeita".Sendo assim também o nosso desejo de fazer da nossa vida fraterna,uma experiência de sã comunhão.

Adriano Antonio.

20/09/2009

Encontro vocacional em Sobral-Ce




Tive a alegria de refletir o tema : "Deus Chama", com os Vocacionados de Sobral-CE.

Iniciamos no dia 12, um sábado à tarde com o filme do Profeta Jeremias, à noite tivemos uma divertida recreação com dinâmicas, piadas e muito mais. No dia seguinte as irmãs: Expedita e Suerda preparam uma bonita oração inicial, depois partimos para o tema próprio. Percorremos em Abraão, Moisés, Jeremias, os discípulos e Madre Rosa. Tendo esses personagens pudemos perceber o chamado que Deus fez a cada um deles de forma muito particular. Os jovens se sentiram muito avontade onde se dispuseram a partilhar um pouco de suas experiências, de como se sentiram chamadas a participar do encontro vocacional para discernir a vocação como vontade de Deus. O que me chamou atenção foi a consciência de cada um viver a vocação como este dom que deve ser cultivado.


Ir. Gilvan

15/09/2009

Nossa Missão - 03 - Ir. Gilvan



Sou o Ir. Gilvan, natural da cidade de Vitória de Santo Antão-PE. Venho aqui narrar de forma breve um pouco de minha história vocacional na Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana.

Desde muito cedo sentia em meu coração a vontade de ser Padre, mas era muito jovem e não sabia lidar com esse desejo. Entrei na adolescência mais o anseio sempre me perseguia, até que um dia resolvi procurar ajuda e discernir esta minha inquietação que tanto me perturbava. Procurei uma congregação que pudesse me orientar no discernimento vocacional, até me ajudaram, mas sentia que o carisma da mesma não ajudava a mim encontrar. Mesmo, o desejo muito forte de viver a vida religiosa resolvi esperar em Nosso Senhor, que me desse a graça de perceber a hora certa de sua ação em minha vida. Conheci uma Filha de Sant’Ana que me ajudou no processo de discernimento, me falou do ramo Masculino e um pouco da vida de sua fundadora, de imediato me encantei com a história da fundadora; a Beata Madre Ana Rosa Gattorno. A parti daí me senti chamado a ser Filho de Sant’Ana, onde dei início ao acompanhamento vocacional no ano de 2004. Percebi neles a alegria contagiante no modo de acolher e a forma de se preocupar com o jovem que estava chegando ao grupo vocacional. Ingressei no Aspirantado no dia 10 de fevereiro de 2006, passando pelas outras etapas de formação proposta pela Congregação que é o Pré-noviciado e Noviciado, me fizeram ver a beleza da Vida Religiosa Consagrada doada aos irmãos necessitados. Fiz votos no dia 8 de dezembro 2008 (dia da Imaculada Conceição). Toda minha formação inicial se deu no Rio Grande do Norte. Durante a formação inicial foram se concretizando o anseio da consagração na Família da Santa Mãe Ana. Impulsionado, pude perceber o chamado de forma mais forte e inerente da convicção de minha vocação como Filho de Sant’Ana.

Atualmente resido na comunidade Ir. Ana Paulina Cavalcante, Fortaleza- CE. Como Consagrado Filho de Sant’Ana exerço o carisma dado à mim por Deus, a paternidade espiritual que para nós é tão forte, onde a desempenho na paróquia de São Gerardo de Majella como coordenador da catequese de Crisma, um trabalho de evangelização, onde me ponho na dinâmica da aventura do Evangelho, na revelação do Rosto Paterno e Misericordioso de Deus Pai, e colaborando com o crescimento de seu Reino. Também ajudo na Pastoral Vocacional, onde acompanho os jovens que nos procuram a discernir a vocação, trabalho este que faço com muito gosto, onde percebo a ação de cada jovem o desejo de entregar-se a Cristo na gratuidade do amor-serviçal.

Desde já conto com as orações de vocês para que eu seja santo, e fiel ao chamado de Deus.

Ir. Gilvan, fsa

11/09/2009

Nossa Missão - 02 - Ir. Eliano




Irmão Eliano Firmino Silvestre é natural de Sobral – CE. Ingressou na Associação no dia 14 de outubro de 2000 (data do nascimento de Madre Rosa) na etapa do Aspirantado em Fortaleza-CE. Decorrido o tempo das etapas da formação, com a graça de Deus, na festa de Madre Rosa do ano de 2003 fez sua Primeira Profissão Religiosa através dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência, perpetuando-os no dia 26 de maio de 2007 com solene profissão religiosa na festa dos 15 anos de fundação da Associação.
Durante esses anos exerceu diversas responsabilidades em nível de Comunidade e em pastorais e movimentos; entre estas salientamos a de assessor da Infância Missionária na Capela de São Vicente no Bairro de Dix-sept Rosado. Em São José de Mipibu, onde atualmente reside, atuou na área da catequese, Infância Missionária e Movimento da Esperança, além de participar da equipe formativa da Comunidade do Noviciado
Hoje, Irmão Eliano é responsável em nível de Brasil pela Pastoral Vocacional da Associação. Dedica-se juntamente com os demais responsáveis pela equipe da PV no acompanhar os jovens que desejam ingressar na Associação através de encontros mensais e contatos com jovens de outras paróquias, além de interessar-se pela organização da parte burocrática da mesma.
Com a conclusão dos estudos de Filosofia e Teologia, ao final deste ano, ele será ordenado Diácono juntamente com outros dois irmãos Filhos de Sant’Ana e os Seminaristas da Arquidiocese de Natal, e posteriormente Sacerdote para o serviço de Deus na Igreja e na nossa Associação.

Jarbson Batista

09/09/2009

Pastoral vocacional Filhas e Filhos de Sant’Ana II sacudida vocacional- Barreiras. Ce




“Vem, Segue-me”,

“Venham trabalhar na minha vinha”

A convite da Congregação das Filhas do Amor Divino,nos Filhos e Filhas marcamos presença na II sacudida vocacional,realizada na paróquia de Barreiras no interior do Ceará, Foi um momento de graça,pautado na fraternidade, alegria e doação onde juntos(as) podíamos contemplar o amor de Deus manifestado em cada um dos 170 jovem participantes, somos gratos a Deus por todas as graças dispensadas a nós em particular por toda equipe organizadora deste evento que nos permitiu tornar conhecido nosso carisma e espiritualidade, E ainda estendemos nossa gratidão ao Pároco e as Irmãs Filhas do Amor Divino, que com entusiasmo e acolhimento nos fez participar deste evento, estreitando assim nossos laços de amizade , ratificando um novo tempo como vida consagrada onde juntos temos o mesmo objetivo:“sermos para juventude,motivação na descoberta do chamado de Cristo”.

Aproveitamos a ocasião do Encontro em Barreiras para visitar as famílias dos nossos vocacionados (as) foi uma experiência muito rica, permeada de alegria, aventura,emoção e espírito de família,enfim, vai a nossa gratidão a todos os Jovens Barreirense que fazem o caminho vocacional conosco,foi muito bom estar com vocês e poder ter conhecido vossos familiares e juntos partilhar a vida e a esperança.

Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo Equipe Vocacional Unificada fsa

04/09/2009

Aniversario do Noviço Adriano!




Mais um ano de vida foi festejado por nós que formamos a Comunidade do Noviciado e pelos amigos caros ao nosso Irmão. É dádiva de Deus, é por isso que para nós é motivo de muita alegria por podermos festejar ao lado dele, o dom da sua vida. Deus em sua infinita bondade, nos chamou a vivermos a nossa consagração em comunidade, e o que torna essa vida mais dinâmica e prazerosa de se viver, é exatamente poder celebrar e comungar o dom da vida concedido a cada ser humano, sobretudo aqueles que dividimos o lar, as alegrias, as tristezas, o chamado...
Como irmãos, além é claro da alegria, nos resta sermos intercessores. Rogamos aos nossos Protetores, que façam da sua vida uma constante entrega a Cristo Crucificado, e na vivência da sua consgração ele possa sempre mais encontrar sentido para sua existência.

Jarbson Batista