D. Dino
“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”
Iluminados pelas palavras de São Paulo e imbuídos de um único desejo, foi que mais de um milhão e meio de jovens, vindos dos cincos continentes, se encontraram em Madri – Espanha, para junto ao Papa Bento XVI, crescer na fé, enraizando-a na esperança que vem do Cristo Vivo no meio de nós.
A CNBB, tendo em vista a eleição do Brasil como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, enviou a Madri um Delegação Oficial que representasse o Pais em seus diversos movimentos que trabalham com as juventudes. Dentre tantos movimentos a CRB também estava representada, por dois religiosos de cada Regional. Do nosso Regional Recife estava o Irmão Jarbas Batista dos Filhos de Sant’Ana e a Irmã Maria Luiza da Congregação das Irmãs da Sagrada Familia. Sem duvida podemos viver esta oportunidade impar na nossa e na vida de muitos; fazendo uma experiência de fé.
A Jornada foi antecedida por uma Pré – Jornada que aconteceu em diversas dioceses da Espanha. Nós estivemos na Diocese de Ciudad Real no Povoado Malagon. Foram 4 dias de orações, convivência nas famílias, visitas aos espaços caritativos e Sagrados do Povoado, além de confraternizações entre os fieis jovens. Esta interação fortificou o nosso desejo de uma doação a Igreja, afim de que muitos possam aproximar de uma vida mais feliz.
O Jornada em si teve inicio com a Missa de abertura, presidida pelo Cardeal de Madri, D. Antonio María Rouco Valera e, nos dias seguintes, tivemos, além das catequeses auxiliadas pelo tema da própria Jornada e dada por diversos Bispos, aconteceram exposições, Feiras, visitas aos Museus e Teatros, shows musicais, adorações, consertos... Enfim, eram 300 eventos que aconteciam ao mesmo tempo e que nos dava uma oportunidade de poder encontrar Deus nas diversas formas que compõem a riqueza de nossa Igreja. Os atos centrais que contou com a presença do Papa, a conhecer: Cerimônia de Boas Vindas, Via– Sacra, Vigília, e Missa de Encerramento, além dos demais, como missa para os seminaristas, o encontro da Religiosas jovens; momentos que podemos, através das palavras do Santo Padre, enriquecer a nossa fé, animando-a com as motivações do vigário de Cristo, dando razão ao que acreditamos, e sobretudo, tomando consciência de nosso lugar da Igreja. Como não esquecer da sublime frase na missa de encerramento: “Queridos jovens, hoje Jesus pergunta a cada um de vocês, quem dizeis que eu sou? Para responder-lo e necessário conhecer e ter um fé autentica nele. A igreja precisa deste testemunho” Dizia o Papa. Destacamos ainda a permanecia do Papa na Vigília, mesmo diante da chuva com ventos fortes, o seu testemunho assegurado na serenidade que o fez esperar a chuva parar para nos dirigir mais palavras de animo, isso foi para nós uma certeza de que a Igreja esta com os jovens e quer de nós, religiosos, uma doação e testemunho que os faça cada vez mais Igreja. Portanto, ao final deste experiência de revigoramento, unimos a multidão que na mesma vigília aclamava sem cessar: “esta es la Juventud del Papa”.
Por fim nos fazemos grato a CRB Regional Recife pela confiança depositada em nós, e como retribuição somos dispostos a produzir neste espaço a ação de Deus que vem deste animo que recebemos nestes dias em Madri.
Com gratidão;
Ir. Jarbas Batista, fsa e Ir. Maria Luiza, dp