INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

30/11/2009

Preparativos para o Encontro de Jovens e Gincana Catequética


“Ama Maria e ela te dará Jesus” (Madre Rosa)

Amantes de Maria, mãe e mestra, a catequista por excelência, e percebendo a necessidade dos catequistas em nossa comunidade paroquial, aqui em Pedro Avelino, nos reunimos no último dia 8 de novembro e lançamos um projeto de gincana catequética a se realizar no dia 6 de dezembro, com o objetivo de promover uma maior interação entre os catequistas e catequizandos, e também a arrecadação de materiais didáticos.

No dia 11 de novembro, nos reunimos com algumas pessoas da comunidade para juntos idealizar um encontro de Jovens que acontecerá no dia 22 de novembro. Temos como objetivo apresentar aos jovens a alegria de ser Igreja. Faremos isso através de dinâmicas, momento de louvor, pregação e oração.


Elias

20/11/2009

Missão em Pedro Avelino


“O amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14)

“Como o Pai me enviou também eu vos envio” (Jo 20,21) a evangelizar; isso é na missão que Jesus nos dá enquanto batizados. Isso consiste, ante de mais nada, em experimentar o amor de Cristo e propagar essa experiência vivenciada, revelando tão grande amor. Assim, por meio do Pe. Ataíde, atendemos (Pe. Magno, Clebison, Weider e Elias) a essa missão vindo à Paróquia de São Paulo Apóstolo, na cidade de Pedro Avelino – RN, integrarmos à realidade paroquial durante os próximos dois meses (outubro à dezembro de 2009).
Para tanto, esforçaremo-nos, como Igreja, consoante à Nota Doutrinal sobre alguns Aspectos da Evangelização, em sermos “veículo da presença de Deus e instrumento de uma verdadeira humanização do homem e do mundo”. Deste modo, apresentaremos o nosso testemunho pessoal de amor de Cristo como nosso anúncio de experiência de humanização.
Além disso, um contentamento que tivemos ao chegarmos foi encontrar pessoas hospitaleiras e humildes. Elas depositam uma confiança em nós, colocando-se dispostas a trabalharem em conjunto conosco nos projetos pastorais e missionários. Também não evitam em nos apresentar suas realidades com necessidades e progressos particulares nos diversos âmbitos.
Enfim, impelidos pelo amor de Cristo, estamos aqui, anunciando este amor com a nossa vida. Cristo está ao nosso lado nos fortalecendo para que esta experiência seja frutuosa para todos nós. Ainda contamos com a ajuda e empatia das pessoas desta típica cidade Sertaneja.

Clebison Faustino

Convite para Ordenação diaconal dos Irmãos

19/11/2009

"Vida Fraterna, da conversão à ação"



Este foi o tema trabalhado no último Misturinter realizado na Logoa do Bonfim-RN, com a participação dos formandos de diversas etapas formativas das Congregações: Filhos de Sant'Ana, Vicentinos, Servas do Coração Imaculado de Maria e Irmãs do Amor Divino. Durante os dia 13,14 e 15 o Pe. Valdo FSA assessorou o encontrou tentando despertar nos formandos uma consciência de que na vida fraterna o primeiro a construí-la sou eu, com prática da conversão diária para se criar um clima verdadeiramente aberto para com o próximo. O encontro foi mesclado de diversão, como o banho na Logoa do Bonfim e também de oração nos momentos de deserto propostos.

Jarbas Batista

Noviços vivem Confraternização no IV Novinter







Depois de um ano de caminhada, os Noviços que participaram dos Novinter's, promovido pela CRB-núcleo Natal e João Pessoa, encerraram a caminhada dos encontros com o último Novinter que aconteceu nos dias 9
à 12 deste mês. O encontro foi na casa de praia da Irmãs da caridade da Mãe da Misericódia em Cabedelo-PB, e teve como assessor o Frei Beto OFM que desenvolveu a temática sobre a teologia da Vida Consagrada, com o foco nos votos. Sobre estes ele afirmava que: "o maior voto do consagrado é o de entrega total a Deus, e neste se vive os outros".
Foram dias de reflexões e também de muita vivência fraterna, pois foram dados os momentos para que isto acontesse, como a noite cultural, o lual e o dia livre para aproveitar da praia.
Assim encerramos a nossa caminha, na alegria de partilhar da consagração que nos une como irmãos. Isso tudo deixou no coração de cada um, o sabor da saudade causada pelas marcas que, ao longo da caminhada fomos deixando no coração de cada um.

Jarbas Batista

18/11/2009

Encontro Provincial de Jovens





Aconteceu nos dias 13 a 15 de Novembro em carpina-PE o encontro Provincial de Jovens com o tema: "Jovem qual tua missao no Mundo?" Participaram Jovens pertencentes aos grupos acompanhados pelas irmas e por mim. Jovens das cidades de Flores, Cruz de Rebouças- PE; Extremoz e Natal- RN. O grupo do Maristella contou com dez representantes. Tivemos momentos de recreaçao. oraçao e muito estudos, para entender a missao do jovem tanto na Igreja como tambem no mundo. No fim alguns se comprometeram em atuar na Igreja nas diverssas pastorais existentes, e tambem fortificar mais o nosso grupo do Maristella.

Ir. Fábio José fsa

Crisma do CEM 2009


No dia 8 de novembro aconteceu na Catedral Metropolitana de Natal a Solene Celebraçao Eucaristica, onde foram crismados 412 Jovens provenientes do segundo Zonal e do Centro Educacional Maristella. Foram 30 Jovens crismados de nossa escola; depois de um periodo que iniciou no mes de março com o Ir. Anderson, e logo após sua transferencia foi assumido pelo Ir. Fábio; os mesmos tiveram momentos de espiritualidades, encontros de formaçao, confraternizaçoes e principalmente uniao, para descobrir a missao e a atuaçao de cada um na Igreja. Com esta celebraçao marcou-se entao o fim de mais um grupo, e que Deus os abençoe e lhes de perseverança. Tambem o meu muito obrigado ao Ir. Anderson que preparou logo no inicio esta turma.

Ir. Fábio José fsa

Ordenção Presbiteral do Pe. Martin no Peru






No dia três de Novembro, dia em que aqui no Peru celebrávamos a Solenidade de São Martin de Porres, nós como Família de Santa Ana tivemos a graça de celebrar a ordenação Sacerdotal do Padre Martin Villanueva . FSA.
A celebração foi vivida com grande solenidade e emoção, pois foi o primeiro filho de Santa Ana a ser ordenado aqui em Peru. Esta festa que entrou para a história da nossa Associação aqui em Peru teve inicio às 5 da tarde na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e foi presidida pelo Bispo auxiliar de Lima, Don Adriano Tomasi .OFM, e concelebrada por diversos padres entre as quais dois filhos de Santa Ana. Padre Roso e Padre Patricio. Terminada a missa foi oferecida uma pequena festa a qual este presente a Família do Padre Martin, a Provicial de Bolívia, Irmãs Filhas de Santa Ana, movimento da Esperança, Instituto Secular, Religiosos de outras congregações e amigos.
Que Santa Ana, Maria Imaculada e Madre Rosa, sejam acompanhando o Padre Martin em seu caminho de doação e serviço ao Reino de Deus.

Ir. Dian Carlos
Lima . Peru

Convite para os votos

04/11/2009

Primeira Eucaristia










“Reconheceram o Senhor ao partir do Pão” ( Lc 32,24)

Foi desejando reconhecer o Senhor ao partir do pão, que 13 crianças e 7 jovens realizaram a sua experiência primaz com Jesus. Elas residem na comunidade onde se localiza o Noviciado -Quebra Fuzil - que depois de um tempo de acompanhamento catequético, viveram este momento forte na vida pessoal, alimentando-se do corpo e Sangue de Cristo e a partir de agora poderão contar com este sustento para a caminhada. A celebração foi presidida pelo Pe. Francisco Calheiros e se realizou neste último domingo (25), “Dia do Senhor”.
Pode-se dizer que são mais 20 filhos de Deus a participarem de uma forma ativa do sacrifício de Cristo, e de uma forma mais aberta podem viver inseridos nas atividades da comunidade paroquial. Na celebração, vários fiéis também sentiram a emoção que fluía do coração de cada criança e jovem que se abria a esta presença real.
Toda gratidão à Deus pelo que Ele realizou na vida deles, e pelo caminho que Ele mesmo foi preparando para que este momento pudesse acontecer na inteireza do ser de cada um; como também as famílias, em especial as mães, que não pouparam em somar forças ao catequista para o desenvolvimento da festa e de uma maneira marcante na catequese familiar. Que no seio de cada família permaneça esta catequese afim de que tenhamos mais “discípulos e missionários” para a Igreja.

Jarbas Batista