INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

31/07/2012

Novas páginas no INformefsa

A SAVOFISA e o PROMAR estão com novas páginas no nosso INforme. Na págima de cada uma, os nossos leitores irão encontrar o que é, como funciona e demais informações. Acesse e confira!

28/07/2012

Um sonho se concretizando...




Um grande sonho começou a se concretizar! É a fábrica de vassouras, no Projeto Madre Rosa. Esta já estava nos planos do Ir. Cristiano Vieira quando iniciou a obra, infelismente não foi possível, mas o sonho dele persistiu nos nossos corações e agora,  graças ao empenho de mtas pessoas estamos conseguindo. Hoje fizemos a primeira vassoura. O grupo que está na oficinas são os adolescentes, aqueles que são maiores, e por isso ficam impossibiliatados de participarem das outras oficinas.
A assessoria fica por conta da voluntaria, D. Conceição.

É o PROMAR, 10 anos
Gerando sorrisos, trasmitindo valores!!!

27/07/2012

I Festa de Sant´Ana/ Natal-RN


















Aconteceu ontem, na comunidade Sant´Ana-Natal/RN, a primeira Festa de Sant´Ana. Foi celebrada uma missa, presidida pelo Pe. Charles, Superior da comunidade e em seguida no quiosque, aconteceu quermesse com música ao vivo e barracas de comidas típicas.
Geralmente, as comemorações deste dia são realizadas entre a família religiosa, e nós irmãos da comunidade, começamos, a partir desta iniciativa, uma forma de celebrar os genitores de Maria Imaculada com o povo, de tal forma festejarmos nossa mãe com aqueles que convivem conosco e nos ajudam na nossa missão: os amigos, familiares, benfeitores, conhecidos, filhos espirituais, devotos de Sant´Ana...
O nosso desejo é que esta iniciativa vire uma tradição, afim de que a nossa oração seja válida: "com o fim particular... de promover a devoção a Sant´Ana".

Agradecemos a todos que compareceram a este momento e a todos que contribuíram para o êxito do mesmo.

26/07/2012

CNBB apresenta subsídios para Semana Missionária da JMJ Rio2013

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Na expectativa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o documento: "Caminhando para a JMJ 2013", um subsídio direcionado aos jovens e outro aos adultos, produzido pela Comissão Episcopal para a Juventude.

Preocupada em organizar bem a Semana Missionária da JMJ – dias que antecedem a jornada mundial no Rio de Janeiro, conhecidas anteriormente como Pré-Jornadas -, que ocorrerão em todo Brasil, a CNBB apresenta nos subsídios uma série de encontros “a fim de que todos, jovens e adultos de todas as comunidades cristãs, possam aquecer o coração e acorrer ao encontro de toda juventude brasileira, descobrindo nela o Cristo que se faz jovem e proporcionando-lhe oportunidades de viver a Vida em Plenitude, anunciada no Evangelho”.

Na apresentação do documento, o Secretário Geral da CNBB e Coordenador Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ, Dom Leonardo Ulrich Steiner, e o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e Secretário Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ 2013, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, afirmam que o subsídio deseja levar os jovens e as comunidades a serem expressões vivas do Evangelho. Ao mesmo tempo, também pretende ser um instrumento que auxilie os jovens a evangelizar outros jovens.

"Que a riqueza deste material, a ser utilizado nos meses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude de 2013, nos desperte para a grandeza de ser cristãos e para a missão que Jesus nos confiou: 'Ide e fazei discípulos meus'”, destacam os bispos no documento.

O documento foi preparado tendo como pilares os objetivos da Semana Missionária da JMJ: proporcionar experiência cultural, suscitar compromisso solidário e oportunizar momentos de oração.

O material, que também foi pensado e elaborado para auxiliar bispos, padres, diáconos, líderes leigos, coordenadores de pastoral, catequistas e coordenadores de grupos de família, traz os seguintes temas para os encontros: As Jornadas Mundiais da Juventude; Ir aos jovens; Encontro Pessoal com Jesus Cristo; Brasil: Nossa cara, nossa cultura; Fé e cultura; Ir aos pobres; Reconciliação; A centralidade da Eucaristia; e Jovens agentes da missão.

"Conforme os anos se passam, a cultura das JMJs não para de crescer. Segundo o Cardeal Rylko, responsável pelo Pontifício Conselho para Leigos em Roma, 'está surgindo entre nós uma geração JMJ!'. Tamanha é a força da experiência de poder participar com jovens do mundo inteiro da celebração da fé e da alegria de serem cristãos. O Brasil deseja ser parte deste caminhar tão importante que a JMJ promove. Nossos jovens, sempre acompanhados pela Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que visitaram dioceses de todo os cantos deste país, se colocam como peregrinos e discípulos missionários a caminho da terra sagrada que será o Rio, em julho de 2013", ressaltou, no documento, o Diretor Executivo do Setor Preparação Pastoral da JMJ Rio2013, Padre Leandro Lenin.

Contribuição da Igreja Católica em Londres para os Jogos Olímpicos

Por GaudiumPress

As paróquias católicas de Londres estão empenhadas nos preparativos finais para dar as boas vindas aos 205 países que participarão dos Jogos Olímpicos na capital inglesa.
O ícone da Paz "Pax Christi" será colocado na igreja de Stratford, onde permanecerá durante os Jogos Olímpicos. Várias Missas serão celebradas diariamente em cada paróquia com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção Eucarística em Stratford e pelas tardes em Bow.
No dia seguinte à abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 27, será celebrado o Youth 2000. Este dia consiste em culto, ensinamento, compartilhamento da Fé e adoração noturna ao Santíssimo Sacramento.
O Arcebispo Dom Vicent Nichols será o principal celebrante de uma das Missas pelos Jogos Olímpicos na Catedral de Westminster. Participarão desta celebração diversos Arcebispos internacionais, vários capelães olímpicos nacionais e alguns atletas.
Sobre os preparativos da Igreja para os jogos olímpicos de Londres, James Parker, coordenador executivo católico dos Jogos de 2012 explicou: "Não sabemos quanta implicação terá lugar por parte dos visitantes nacionais e internacionais. Sem embargo, estamos prontos para dar as boas vindas ao mundo, e dar testemunho do amor de Cristo, e sobre tudo de sua paz". 

As redes sociais também fizeram suas homenagens a Ana e Joaquim.

Segue algumas imagens retiradas do Facebook:
Para ampliar é só clicar na imagem







Hoje é dia dos Avós, e o INformefsa deixa sua homenagem.


Almoço festivo/ Natal-RN




Depois da missa foi servido um almoço para os familiares. Depois de saciar a fome de noss´alma com o Corpo e Sangue de Cristo, na mesa da partilha, partilhamos as alegrias por este dia, com um delicioso almoço.

Renovação dos votos-Natal/RN










Dentro dos festejos do dia de Sant´Ana e São Joaquim, aconteceu, nesta manhã, a missa pela solenidade dos santos genitores de Maria Imaculada e na ocasião o Ir. Juscimar Gregório e a Ir.Luscenir renovaram os votos de pobreza, castidade e obediência. A missa foi presidida pelo Pe. Magno Jales, formador dos Junioristas. A missa foi celebrada entre os irmãos das comunidades do RN e as irmãs, assim como os familiares e os vocacionados.

Homilia do site cancaonova.com que friza a velhice como dom, assim como viveu Ana e Joaquim.


Por Padre Bantu Mendonça
Do site: cancaonova.com

“Quanto a vós, ditosos os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram, e ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!” (Mateus 13,16-17).
Jesus faz com que os Seus discípulos sintam a grandeza do dom recebido. Ele não lhes fala do Reino de Deus em parábolas, pois estas velavam uma doutrina que a interpretação de muitos poderia deturpar em sentidos nacionalista e material. A eles, dóceis e humildes, Jesus comunicava a interpretação exata das parábolas: a felicidade e a salvação são para todos, acima de tudo para os oprimidos, os frágeis, as mulheres, os excluídos, os pequeninos, os estrangeiros e os pobres; a origem desta redenção eterna é Deus, que Ele anuncia como Pai, Filho e Espírito Santo.
Sem dúvida, Ana e Joaquim pertenciam ao grupo de judeus piedosos que esperavam a consolação de Israel, e a eles foi dada uma tarefa especial na história da salvação: foram escolhidos por Deus para gerar a Imaculada que, por sua vez, é chamada a gerar o Filho do Senhor.
Estamos, hoje, celebrando o dia de São Joaquim e Sant’Ana, os pais da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta não podia deixar de irradiar a graça totalmente especial da sua pureza, a plenitude da graça que a preparava para o desígnio da maternidade divina.
Podemos imaginar quanto estes pais receberam dela, ao mesmo tempo que cumpriam seu dever de educadores. Mãe e filha estavam unidas não apenas por laços familiares, mas também pela comum expectativa do cumprimento das promessas, pela recitação multiforme dos Salmos e pela evocação de uma vida entregue a Deus.
Sant’Ana e São Joaquim são modelos por sua santidade vivida em idade avançada. Em conformidade com uma antiga tradição, eles já eram idosos quando lhes foi confiada a tarefa de dar ao mundo, conservar e educar a Santa Mãe de Deus.
Na Sagrada Escritura, a velhice é circundada de veneração (cf. 2 Mac 6, 23). O justo não pede para ser privado da velhice e do seu peso; ao contrário, ele reza assim: “Vós sois a minha esperança, a minha confiança, Senhor, desde a minha juventude… Agora, na velhice e na decrepitude, não me abandoneis, ó Deus, para que eu narre às gerações a força do vosso braço, o vosso poder a todos os que hão-de vir” (Sl 71 [70], 5-18).
Com a sua própria presença, a pessoa idosa recorda a todos, de maneira especial aos jovens, que a vida na terra é uma “curva”, com um início e um fim. Para experimentar sua plenitude, ela nos exige a referência a valores não efêmeros nem superficiais, mas sólidos e profundos.
Infelizmente, um elevado número de jovens do nosso tempo são orientados para uma concepção da vida em que os valores éticos se tornam cada vez mais superficiais, dominados como são por um hedonismo imperante. O que mais preocupa é o fato de que as famílias se desagregam à medida em que os esposos atingem a idade madura, quando teriam maior necessidade de amor, de assistência e de compreensão recíproca.
Os idosos que receberam uma educação moral sadia deveriam demonstrar, mediante a sua vida e o próprio comportamento no trabalho, a beleza de uma sólida vida moral. Deveriam manifestar aos jovens a profunda força da fé, que nos foi transmitida pelos nossos mártires, e a beleza da fidelidade às leis divinas da moral conjugal.
Teremos nós os olhos e os ouvidos abertos para reconhecer um mistério tão excelso? Peçamos a Sant’Ana e a São Joaquim não só para ver e ouvir a mensagem de Deus, mas, inclusive, para participar dela com amor pelas pessoas com as quais nos encontrarmos, no Seu amor, em particular transmitindo luz e esperança a todas as nossas famílias. Confiemos, de maneira especial a Sant’Ana, as mães, sobretudo as que são impedidas na defesa da vida nascente ou que encontram dificuldades para criar e educar os seus filhos.

25/07/2012

Feliz Festa de Sant´Ana


Hoje a família de Sant´Ana festeja os genitores de Maria, Joaquim e Ana. Este casal que tem um papel fundamental na história da salavação, porque foram um canal, para quê, a Mãe do Salvador, fosse moldada no Seu querer salvífico.
Por isso, queremos parabenizar todas as Irmãs FSA e todos os Irmãos FSA pela festa da Patrona do Instituto, e que assim Deus faça de cada consagrado(a) um sinal do seu amor no seio da Igreja.

FELIZ FESTA!!!

19/07/2012

PROMAR participou do Seminário Internacional de liderança.

Do site do Tribuna do norte

Mais de mil pessoas, entre estudantes, profissionais, autoridades e executivos, acompanharam o Seminário Internacional de Liderança 2012, realizado ontem pela K&M Group em parceria com a Tribuna do Norte. Nando Parrado, palestrante convidado, começou descrevendo o que viveu nas cordilheiras dos Andes."Embarquem nesta viagem comigo", convidou o uruguaio, que passou 72 dias no gelo sem comida ou água. O avião da força aérea uruguaia, no qual viajava, bateu na Cordilheira dos Andes - localizada na fronteira entre a Argentina e o Chile - e caiu, partido-se ao meio, em outubro de 1972. Dos 45 passageiros a bordo, 29 morreram no acidente ou no decorrer dos 72 dias que ficaram à espera de resgate. Os 16 que resistiram, enfrentaram o terror de uma avalanche, fome, frio e mais de dois meses de expectativa. O recado que passaria, minutos depois, "serviria para muitos que procuram uma saída para sua carreira ou vida profissional", como antecipou Kelermane Martins, presidente da K&M. "Não sou professor de liderança", avisou, antes de relatar as decisões que tomou e que foram fundamentais para a sobrevivência do grupo e hoje são difundidas em todo o mundo.
Aldair DantasNando Parrado, com Kelermane  Martins: lições de lideranças, respeito às pessoas e milagres ocasionaisNando Parrado, com Kelermane Martins: lições de lideranças, respeito às pessoas e milagres ocasionais



Foi de Nando que partiu a ideia de comer carne humana quando acabou a comida e de sair para pedir socorro quando as buscas já estavam encerradas. O homem que foi dado como morto depois da colisão, só falou sobre vida. Poucos foram os jogadores que sobreviveram ao primeiro impacto. "E ao todo, foram três". Sem contar a avalanche que atingiu o avião. "Eu dizia para mim mesmo: 'se vou morrer, vou morrer tentando". Liderando uma equipe de jogadores, Nando aprendeu que o melhor líder é aquele que lidera a si próprio.

Depois de relatar os detalhes do acidente, comentar as decisões que tomou, e expor a reação dos colegas, o uruguaio encerrou a palestra com uma mensagem simples. Não esqueçam as pessoas. Ninguém sabe o que pode acontecer amanhã". O uruguaio que deixou o rúgbi, após o acidente nos Andes, se tornou um empresário de sucesso e abriu "três, quatro" empresas. "Fui eleito o melhor empresário do Uruguai três vezes". Mas ele quis mais que falar de negócios. "Eu tinha que mostrar a coisa mais importante da minha vida: as pessoas".

Aos líderes e gestores, orientou que não se descuidassem de seus colaboradores. "Dá para obter sucesso sem esquecer as pessoas. A grande mensagem que trago é essa". Nando replicou nas empresas que abriu as lições que aprendeu durante o tempo que passou nos Andes e ontem convidou os empresários presentes a fazerem o mesmo. "As crises passam", continuou o homem, que viveu isso, nas montanhas e nas empresas. "Houve um momento em que achei que minhas empresas fossem quebrar. Mas disse a minha mulher que isso não seria um problema grave. Pensei: 'tenho você, minhas filhas e meus cachorros'. Se perder a empresa, compro um carro e vou trabalhar como jardineiro. Estou vivo, isso basta".

Ao relembrar como os colegas se ajudaram na cordilheira, ele reforçou a importância de trabalhar em equipe. O desfecho da história, acredita, poderia ter sido diferente se não se tratasse de uma equipe, mas de pessoas sem nenhum vínculo que seguiam num vôo comercial. "Éramos uma equipe forte. Não havia conflitos. Nunca houve uma briga."

Se Nando pudesse resumir a palestra, de quase duas horas, em uma só palavra seria 'milagre', que ele repetiu mais de cinco vezes. "Se enfrentar uma crise, seja ela na família, na saúde, nos negócios, pense uma coisa: 'às vezes é preciso criar sua versão do milagre".

Estiveram presentes dois representantes da diretoria do Projeto.
Queremos agradecer a K&M Group pela oportunidade.

15/07/2012

Conclusão da XII Experiência Comunitára Vocacional FSA









A XII Experiência Comunitária Vocacional encerou no último dia 13, com uma manhã cheia de tarefas. Começamos o dia com uma oração que nos chamava a refletir na síntese de vida, que foi a mesma experiência dos discípulos de Emaús, e como fruto dela, pôde receber a motivação necessária para partilhar com os irmãos o que viveram.
Isso foi o ponta pé inicial da avaliação, onde se proporcionou um momento de reflexão sobre o que foi vivido em cada dia, e também poder olhar com outra visão o que pôde ser construído com o que foi oferecido. E, para encerrar o encontro, celebramos a Missa, de uma forma bem solene. Na missa, estavam presentes os Aspirantes, Postulantes, os Vocacionados de Fortaleza, e alguns amigos da comunidade Ir. Paulina. Foi no espírito de júbilo que redemos a ação de Graças a Deus por tantos benefícios a nós concedidos, e na mesa, firmamos nossa ação de graças na convivência fraterna, com um almoço festivo.