INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

28/03/2012

Maristella festeja 60 anos













O Centro Educacional Maristella - Natal/RN, comemorou, na semana passada, os 60 anos de fundação. Aconteceu na escola uma semana inteira de comemorações: Caminha da Paz, Sessão solene na Câmara dos Vereadores, Missa solene, Baile, entre outros eventos. Com muita alegria, as irmãs festejaram e alegraram-se por estarem por seis décadas educando a juventude de Natal.

Com isso, o INformefsa quer parabenizar a toda equipe CEM, todos aqueles que se doam para fazer do Maristella uma escola respeitada e por transmitir valores à sociedade, e as Irmãs que trabalham nesta instituição, Ir. Célia, Ir. Verlaine, Ir. Cema, Ir. Conceição e Ir. Ivanilda os nosso parabéns.

26/03/2012

Comunidade de Fortaleza vive momentos fortes na quaresma









A comunidade Irmã Ana Paulina Cavalcante em Fortaleza teve a honra de receber a mesma homenageada para uma palestra sobre Perdão, dando sequência ao gesto concreto da quaresma da comunidade.

A comunidade foi levada a expressar qual o significado da palavra “perdão”.Com o desenrolar do encontro fomos percebendo que muitas das nossas ideias pré-formadas, não são de fato gestos de perdão. O perdão é um ato que brota da humildade, e com isso, mostro a verdade do perdão, com minhas ações e não meramente com minhas palavras.

A reflexão que a Ir. Ana Paulina nos fez foi algo mais humano do que propriamente teológico, passando pelos nossos sentimentos e realidades pessoais, pois só assim percebemos que perdão e a cicatriz andam juntos. Muitas vezes perdemos tempo polindo o monumento da raiva, não avaliando sua verdadeira razão; ao contrário devemos conduzir toda a raiva para uma causa de abertura ao ato de perdoar, aceitando que minha humanidade me leva a ter raiva.

Em suma, a comunidade agradece a Ir. Ana Paulina, que enriqueceu com suas palavras o sentido penitencial da nossa quaresma, nos levando a uma reflexão aberta e séria sobre o nobre ato de perdoar.
“A Razão mais óbvia para perdoar é nos aliviarmos dos efeitos debilitantes da raiva e do ressentimento crônicos. São essas as emoções que de maneira mais óbvia, fazem do perdão tanto um desafio como uma possibilidade bem vinda para qualquer pessoa que deseje a paz”

Capacitação para as voluntárias






Aconteceu neste domingo (25/03) o primeiro módulo de formação para as voluntárias do PROMAR. Esta formação está dentro do Processo de implantação de qualidade, que visa dar melhorias de serviço prestado pela obra social.
O módulo foi o seguinte:


TEMA: A INTERAÇÃO PROFESSOR - ALUNO
FACILITADORA: Ana Chrystina Vieira Paulino (Pedagoga, Teóloga, Especialista em Psicopedagogia e Gestão escolar)

OBJETIVO: PROMOVER UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO COMO VALOR PEDÁGOGICO, TENDO A AUTORIDADE, O DIÁLOGO E A DISCIPLINA COMO SUPORTES DE SUSTENTAÇÃO DESSA RELAÇÃO.

O nosso sincero agradecimento à Ana Chrystina pela sua imensa contribuição à esta obra.

21/03/2012

Parabéns!!!

O INforme FSA quer desejar ao caro Ir. Fábio, os votos de felicidades por mais um ano de vida. Que Deus, que te chamou à vida religiosa te conduza à verdeira realização pessoal e vocacional que está na pessoa do Cristo.

Felicidades e que seu amor pela VR e pela Igreja se perpetuem pelos dias de sua vida.

Com estima e carinho,
Equipe do INforme

15/03/2012

Hora do Planeta 2012


O QUE É?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

QUANDO?
Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2012.
ONDE?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

10/03/2012

Feijoada beneficente!

08/03/2012

Dia internacional da mulher

Mulher, símbolo de amor, perseverança e respeito!
Guerreira, amiga, companheira e dedicada!
Educadora, paciente e ousada!

O maior exemplo do que é a mulher é Nossa Senhora, olhando para ela, compreenderemos o verdadeiro papel da mulher e a sua imagem.

PARABÉNS À TODAS AS MULHERES!!!

07/03/2012

Curso de Meditação Cristã

A meditação não é uma novidade na vida cristã; ela tem raízes profundas na tradição dos primeiros séculos do cristianismo. Meditar, é ficar na quietude de corpo e espírito. O que é realmente extraordinário é que esse silêncio, apesar de todas as distracções do mundo moderno, é perfeitamente possível para cada um, ou cada uma, de nós. Para alcançar esse estado de silêncio e de quietude é preciso tempo, energia e amor.
O meio de empreender esta peregrinação consiste em recitar uma frase curta ou uma palavra, a que chamamos mantra. O mantra não é mais do que um meio de levarmos a nossa atenção para além de nós mesmos, um método de nos desligarmos dos nossos pensamentos e preocupações. O verdadeiro trabalho da meditação é aquele que nos faz chegar à harmonia do corpo, da mente e do espírito. É esse o objectivo para que nos aponta o salmista. : “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.


Data: 30 de março
Horário: 19h
Loca: Casa dos Filhos de Sant'Ana
Endereço: Av. Prudente de Morais, 2318 - Barro Vermelho. Próximo aos Bombeiros.
Taxa de inscrição: R$ 30,00 (trinta Reais)
Contato: Pe. Magno (84) 3273-3903
magnojales@yahoo.it

Aula inaugural da Casainha da Leitura





Sábado, dia 03 de março, iniciamos as atividades da Casinha da Leitura, recebendo o Grupo Passos, da Comunidade de São José de Mipibu, que nos presenteou com a linda apresentação da dança "A ROTINA DOS PÉS". Em seguida, contamos" A história da Dona Baratinha" para as crianças, adaptando o texto da  autora Ana Maria Machado. Finalizamos, comendo os doces que foram preparados pelas cozinheiras da Dona Baratinha. Os brigadeiros estavam uma delícia!  Foi muito legal!!!!!!!!!!!  Nos divertimos muito com essa história!!!!

Ana Chrystina

01/03/2012

Resumo da posse de Dom Jaime Vieira Rocha em Natal/RN