INforme fsa

Informativo dos Filhos de Sant'Ana

27/11/2011

Advento, tempo de humildade e pequenez

Do site: comshalom.org
Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. - Palavra da salvação.
(Lc 10,21-24)


“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado isto aos sábios e aos inteligentes e por tê-lo revelado aos pequeninos” (Lc 10, 21). O tempo do Advento é próprio para experimentarmos da humildade e pequenez, por conta do mistério da encarnação do Verbo, onde o Messias nasce numa manjedoura, uma criança frágil que precisa da ajuda do homem para se alimentado, protegido do frio e do lar amoroso que a ele é preciso para caminhar na sua missão salvífica. É só com um coração humilde que poderemos caminhar com o coração aberto para as graças próprias do Advento.

“Júbilo e alegria virão ao encontro deles, tristeza e lamentação fulgirão” (Is 35, 10). O grande fruto do advento é que por meio da espera do Messias, Deus deseja realizar em nós uma profunda renovação na nossa alegria, que é contemplar a vinda do Salvador! Não há mais engano do que venha a ser a nossa felicidade, pois no Advento somos chamados a renovar a nossa confiança na salvação dada por Jesus.

22/11/2011

Encerramento da Assembleia Regional

Por Ir. Jarbas Batista
De Natal/RN





Movidos pela moção do Espírito Santo, começamos o 3º dia da Assembleia regional. Este dia foi marcado pelas colocações dos Irmãos que possuem alguma responsabilidade na delegação. Foi um momento rico de conhecermos a realidade de atuação, como também os desafios e alegrias enfrentados pelos nossos co-irmãos, e entender um pouco o "mundo" que é a Associação. Já no final deste momento o Ir. Tállisom fez o pré - lançamento do seu livro, "Catequista Globalizado", que será lançado próxima semana pela ESPAC, Escola Catequética de Fortaleza.

Na parte da tarde realizamos a avaliação com projeção de planos de ação para a Delegação. A celebração encerrou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Valdo, onde ele falou da grande maravilha que Deus estava fazendo em nós, Fulhos de Sant'Ana presentes no Brasil, e que contava com a colaboração de cada Irmão na construção dos sonhos.

Festa de Nossa Senhora da Apresentação 2011









Milhares de fiéis participaram da programação de encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, dia 21 de novembro de 2011

19/11/2011

II dia da Assembleia

Por Ir. Jarbas Batista
De Natal/RN






Animados e confiantes na presença do Espírito Santo, que invocamos na noite de ontem, abrimos o 2º dia da assembleia. Começamos nossas atividades com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Valdo. Com a exposição do Tema pelo Pe. Magno e Pe. Fábio, fizemos uma reflexão partilhada de como vemos a leveza e agilidade na realidade de Brasil. O Pe. Valdo coroou as reflexões com seu ponto de entendimento sobre essa temática, expondo sua síntese dos trabalhos enviados por cada Comunidade. Já na tarde, o Ir. Jarbas, secretário regional, expos a Estrutura da Delegação atual, segundo o campo que atingimos, a realidade da secretaria, enquanto nova estruturação e, por fim, as Estatísticas 2011. Encerrando a tarde, Pe. Valdo apresentou o Plano Geral de seu governo, colocando quais são as conquistas e desafios ainda a serem enfrentados. O dia foi concluído com uma recreação preparada pelos formandos, momento de fraternidade e de muita alegria.

18/11/2011

Abertura da Assembleia Regional da Delegação São José

Por Ir. Jarbas Batista
De Natal/RN






Foi aberta nesta noite (18) a 1ª Assembleia enquanto Delegação São José – Brasil, em vista da visita canônica do responsável maior, Pe. Valdo. Na Comunidade Sant’Ana em Natal, estarão reunidos, neste final de semana, os irmãos para refletirem sobre a temática: Leveza e agilidade Institucional segundo o Plano Geral. Ajudados pelas reflexões do Pe. Valdo, serão oferecidas visões para buscar o caminho para se alcançar esse ideal, como ele mesmo afirmava. É um Kairós para a Associação presente no Brasil, de uma singular riqueza espiritual que estava no coração de Deus desde sempre, como falou o Pe. Fábio, Delegado Regional, ao abrir o Encontro. Contamos com as orações de todos, para que Deus nos seja favorável.

Pe. Valdo visita o Noviciado

Por Ir. Jarbas Batista
De Natal/RN



Cumprindo mais um dia da visita canônica, o nosso Responsável Maior visitou o Noviciado nesta sexta – feira (18). Ao chegar a Comunidade, o Pe. Valdo, que já morou nesta por 5 anos, relembrou com muita saudade o fecundo tempo vivido nas terras mipibuense. Reunido com os Irmãos e formandos da comunidade ele falou das expectativas da Associação, revelando o horizonte que nos aguarda como Instituto e colocando um pouco do que tem sido as alegrias e desafios do governo Geral.

Encontro do Pe. Valdo com a Comunidade Sant´Ana


O Pe. Valdo, na função de responsável maior dos FSA, se encontrou com a Comunidade Sant´ana, onde atualmente é formada por cinco Irmãos. Em uma conversa fraterna foi apresentada a realidade da Associação no mundo assim como a realidade da comunidade. Logo em seguida se deu início aos atendimentos pessoias. Nossa gratidão a Deus por nos favorecer este belo momento.

17/11/2011

Encontro do Pe. Valdo com a Diretoria da PROMAR

Por Ir. Jarbson Batista
De Natal/RN




Agora a noite, o Pe. valdo se encontrou com a Diretoria da PROMAR, para um repasse de toda a parte burocrática da obra social. Foi feito um panorama de tudo o que já foi legalizado, como também foi feita a prestação de contas do mês de junho à outubro, assim como as propostas da Diretoria para os trabalhos futuros. Em forma de comemoração, foi presenteado aos diretores o Estatuto Social do projeto devidamente aprovado.
Aqui deixo minha gratidão ao Pe. Valdo por este dia de graça junto ao PROMAR. Na esperança sempre viva de que nosso trabalho como FSA, seja sempre mais fecundo, vivo, sério, ousado, carismático e esperançoso junto aos mais necessitados.

Visita do Pe. Valdo ao PROMAR

Por Ir. Jarbson Batista
De Natal/RN


Pela manhã o Pe. Valdo deu continuidade à sua visita, visitando a sede da PROMAR. Com um café da manhã, as voluntárias da obra social apresentaram toda a realidade, as alegrias, as conquistas, os desafios e perspectivas com relação as atividades do projeto. Com muita seriedade, foi apresentado ao Geral dos FSA, toda a parte prática de trabalho, como estamos trabalhando com as crianças, adolescentes e jovens da Comunidade Treze de maio.

16/11/2011

Encontro do Pe. Valdo com os Junioristas


O primeiro compromisso oficial do Pe. Valdo, na sua Visita à Delegação Regional do Brasil, foi um encontro com os Irmãos Junioristas (Adriano, Fábio, Jarbas, Jarbson, José Aílton, Juscimar e Tállison). Este encontro aconteceu no dia 13 de novembro, em Aquiraz, Ceará, no mesmo local onde antes havia acontecido o encontro de formação dos junioristas, e teve como objetivo apresentar aos irmãos as perspectivas de futuro da Associação nestes dois próximos anos do governo do Pe. Valdo.
O Pe. Valdo, aproveitou ainda a oportunidade para se reunir com o Pe. Fábio - Delegado Regional - e o seu conselho (Pe. Magno e o Ir. Charles) para organizar o cronograma da visita ao Brasil.

Pe. Magno Jales

Encontro dos Junioristas




Neste último final de semana, 12 e 13 de novembro, os irmãos junioristas da nossa Associação (Adriano, Fábio, Jarbas, Jarbson, José Ailton, Juscimar e Tállison) Participara do último encontro de formação, que teve como tema: "As Raízes bíblicas da nossa espiritualidade". Este tema foi assessorado pela Ir. Ayla, da congragação Nova Jerusalém. O encontro aconteceu em Aquiraz, Ceará e contou com a presença dos Pré-Noviços, que ajudaram na estrutura e serviços do encontro.

Pe. Magno Jales

Cobertura da visita do Pe. Valdo à Delegação do Brasil


O INforme fsa estará fazendo a cobertura da visita do Pe. Valdo à Delegação Regional do Brasil.
Os encontros, as visitas à comunidades, os eventos, tudo que acontecerá nestes dois meses da permanência do Pe. Valdo entre nós, O INforme trará pra você com exclusividade.
Acompanhe as postagens, celebre conosco este momento importantíssimo na nossa Associação aqui no Brasil, deixe seu comentário e siga os passos do Pe. Valdo.

11/11/2011

Terminamos as obras de reforma do Informe


Obrigado pela paciência e desculpe os transtornos das obras.
Espero que tenham gostado da reforma do nosso blog.
Nós queríamos que ele estivesse com uma roupagem nova, para podermos fazer a cobertura de um evento muitíssimo importante para a nossa Associação aqui no Brasil: A visita do Pe. Valdo.
Esta visita terá início no próximo dia 14 com o encontro dos Junioristas, em Fortaleza, no Ceará.
Será um momento de muita graça e bênçãos de Deus.

Uma novidade do Informe, é que agora você poderá compartilhar as postagens no seu Twitter ou Facebook. Basta acessar o link logo abaixo de cada postagem para poder inserir nossas postagens na sua rede social preferida.

Aguardem que mais novidades estão vindo por aí.

07/11/2011

Uma Esperança Que Reanima Pessoas. Foi A Experiência Do XX Encontrão Do Movimento Da Esperança.






O Movimento da Esperança é uma expressão do carisma confiado a Rosa Gatorno, que constituído de leigos que dão corpo para esse dom. Eles buscam, com muito vigor, assumir também a missão que Cristo os envia, através do compromisso assumido pelo empenho do Movimento da Esperança. Para tanto, realizam momentos de: oração, reflexão, espiritualidade, partilha de experiências e confraternização.
Nos dias 21, 22 e 23, o Movimento presente nos estados de: Pernambuco, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte, ou seja, a região da Província Rosa Gattorno das Filhas de Sant’ Ana; reuniu-se para o XX Encontro Provincial na casa de encontro das Filhas de Sant’ Ana em Carpina/PE. Foi um momento em que a graça de Deus esteve particularmente em beneficio dessa família. Por causa disso, houve momentos de celebração, de estudo, de oração, de confraternização e de renovação. Além da presença singular de Rita Di Magio que manifestou sua satisfação pela ocasião, através  de seu comparecimento especial e  de seus colocações incisivas para o bem comum.
E nós, Clebison e Benito, estávamos presentes. E nos envolvemos com o entusiasmo de todos e com o carisma de Rita. Para nós, foi um momento de intensidade carismática que marcou decisivamente este fim de noviciado. Assim, agradecemos a equipe que nos convidou e trabalhou para o sucesso do encontro. Certamente, foi um momento familiar. Parabéns! E a nossa sincera gratidão pelo dom partilhado.

Benito e Clebison

06/11/2011

Trilha do som






o Trilha do som aconteceu ontem, graças a ajuda de muitas pessoas. A nossa gratidão aos patrocinadores:
  • Centro Educacional Maristella;
  • Iluminar;
  • SIDIPAN - Do Trigo; P&C; Sabor do Trigo; Boca do forno; Hora do Pão;
  • SICRAMIRN - Água mineral Santa Maria e Refrigerantes Dore;
  • SINDSORVETE-RN - STERBOM;
  • Açai Petrópolis;
  • Trampolim Moveis;
  • Edu Gráfica;

Com também aos nossos parceiros:

  • Grupo de jovens Sede de Cristo;
  • Passus;
  • Anuncia-me;
  • Swing do Alto;

A nossa gratidão se estende à todos que diretamente não mediram esforços: Halana Monte, Coquinho, Thiago, Carlos Magno, Jarbas Batista, Formandos e Irmãos Filhos de Sant´Ana, Voluntárias e Diretoria da PROMAR.